Que perfume usar no ambiente de trabalho?

Por Silvana Lages

Sigo desenvolvendo por aqui um manual de construção de imagem pessoal adequada aos seus objetivos pessoais e profissionais. Antes de falar do tema de hoje, gostaria de indicar a leitura de outros artigos que vão ajudá-lo nessa tarefa de construir uma imagem cada fez mais forte e de sucesso. São eles:

Além disso, publiquei vários outros textos que apresentam dicas interessantes para o seu desenvolvimento. Para ter acesso a todos eles, basta clicar aqui. Além disso, você pode ainda assinar minha newsletter (preenchendo a ficha no fim desta página) e receber direto na sua caixa de e-mail novidades mensais do meu site e do meu trabalho.

Dito isso, convido-o a debater comigo o tema de hoje: o uso de perfume no ambiente de trabalho.

Perfume no trabalho: certo e errado

img-main

Por mais simples que esta questão possa parecer, ela gera muitas dúvidas, como: é preciso usar perfume todos os dias? Todo ambiente de trabalho permite o uso de perfume? Há um tipo certo de perfume para usar no ambiente corporativo? Como sei que meu perfume é adequado ao meu cargo?

Sabendo disso, resolvi fazer este mini-guia com algumas dicas simples, fáceis de serem seguidas e eficientes. Acompanhe.

1- Você não precisa usar perfume todos os dias – Muitas vezes um bom desodorante ou um creme hidratante com uma fragrância suave já exercem um bom papel.

2- Bom senso é fundamental – Se você optar por usar perfume, não “tome banho” com ele. Aplique-o em pequenas quantidades em pontos estratégicos do seu corpo, como pulsos e atrás da orelha. É o suficiente para ficar bem perfumado sem causar problemas aos outros.

3- Deixe as fragrâncias sensuais para outras ocasiões – Alguns perfumes simplesmente não encaixam bem no dia a dia profissional. São aromas mais marcantes, fortes, que passam a impressão de sensualidade. Deixe-os em casa. Para o trabalho, prefira os perfumes suaves, mais cítricos.

Pode ser que por costume com um determinado perfume você não saiba analisar se ele é ou não adequado ao ambiente de trabalho. Pedir a opinião de amigos e parentes pode ajudar a decidir se ele pode mesmo ser usado profissionalmente.

Como escolher o perfume certo

Com isso em mente, caso você vá procurar um perfume com o objetivo de usá-lo no trabalho uma boa maneira de escolher é analisando a fórmula dele. Por exemplo, os chamados “eau de parfum” têm concentração maior de óleos essenciais; por conta disso, 70% do aroma se perde após algumas horas e aproximadamente 30% permanece o dia todo. É um perfume mais forte e concentrado e costuma durar entre seis e oito horas.

Já os “eau de toilette” têm concentração menor de óleos e 80% deles evaporam em apenas três horas. Esse tipo de fragrância pode ser usada como água de banho e aplicada no corpo todo.

Por último vem o “eau de cologne”, que tem pouco tempo de duração, deve ser usado com spray e permanece na pele por cerca de duas horas.

As duas últimas opções são as melhores para o trabalho justamente por serem menos concentradas. Quanto à fragrância, opte pelas amadeiradas, cítricas, frutal, frescas e florais. São menos enjoativas e mais adequadas ao ambiente profissional.

Seguindo essas dicas você evitará problemas com colegas de trabalho, líderes e colegas, estará cheiroso/cheirosa e ainda por cima ganhará pontos na construção de uma imagem adequada. Lembre-se disso na hora de escolher seu próximo perfume.

Sucesso!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
6 Respostas para "Que perfume usar no ambiente de trabalho?"
  • 29 de agosto de 2013
    Clayre Ballarini

    Otimas dicas como sempre, realmente ajuda e muito no ambiente profissional, é verdade que cada caso é um caso, trabalho em uma academia de cabelo, faço a parte de vendas e administrativa mais sempre com atenção a essas dicas, tenho um cabelo com a tendencia de corte da academia e algumas cores, usando visagismo e bom senso, consigo passar uma imagem de credibilidade.

    (responder)
  • 29 de agosto de 2013
    J.B MAXX

    Olá Silvana, sou palestrante da área comportamental e vendas, já nos escrevemos em outras oportunidades.
    Parabéns pelas belas dicas que tem disponibilizado em cada texto que nos presenteia. Tenho procurado utilizá-las na medida do possível e tenho me saído bem.
    Mais uma vez meus parabéns! Fique em PAZ!

    (responder)
  • 30 de agosto de 2013
    Rosemary

    Gostaria de estar recebendo seus emails com novidades sobre seu trabalho.
    Grata.

    (responder)
Deixe um comentário

Comentar post