5 erros de etiqueta que podem prejudicar sua carreira

Por Silvana Lages

Dentro do guarda-chuva da imagem pessoal e profissional, sobre a qual tanto falo por aqui, está a etiqueta profissional, que se constitui em um conjunto de “regras” que se seguidas podem ajudá-lo a alcançar o sucesso com mais facilidade.

Neste sentido, hoje gostaria de elencar aqui cinco grandes erros que se você evitar garantirão a sua tranquilidade em termos de etiqueta e, consequentemente, de imagem. Acompanhe.

5 maiores erros de etiqueta profissional

pontualidade1)    Intimidade no lugar de informalidade – Por mais informal que o ambiente seja ele nunca deverá ser íntimo. Evite utilizar apelidos para se referir a quem trabalha com você, não faça fofocas achando que todos são seus amigos e que por isso esse tipo de atitude está permitida e nunca esqueça que seu objetivo ali deve ser sua carreira.

2) Falta de pontualidade – Atrasar para uma reunião é um dos maiores erros que alguém pode cometer. Programe-se para chegar aos eventos marcados com pelo menos 15 minutos de antecedência e nunca faça alguém esperar por você.

3) Uso de linguagem inapropriada – As gírias não devem passar do portão da sua empresa caso você deseje se destacar. Um bom vocabulário é essencial para quem busca ser reconhecido por sua etiqueta profissional.

4) Falta de finesse – Pode até parecer óbvio, mas é essencial utilizar palavras como obrigada, por favor e com licença dentro do ambiente profissional. E não é só com clientes e líderes, mas colegas também. O respeito com quem está todos os dias com você faz com que o ambiente em que se vive diariamente seja mais leve e produtivo.

5) Priorização do celular – Em tempos de smartphones e redes sociais, é comum que observemos, até no ambiente corporativo, pessoas que não largam seus aparelhos por um minuto sequer. Além de péssimo em termos de etiqueta, esse tipo de atitude é prejudicial à produtividade. Deixe seu aparelho na gaveta enquanto estiver trabalhando se não quiser enfrentar problemas depois.

Por mais simples que possam parecer, estes erros geram demissões, perda de oportunidades de promoção e até mesmo enfraquecimento do histórico de carreira. Tenha-os em mente diariamente e se policie para evitá-los. Meio caminho para o seu sucesso estará percorrido se você cuidar da sua etiqueta profissional.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Uma resposta para "5 erros de etiqueta que podem prejudicar sua carreira"
  • 30 de julho de 2013
    Celso Cestari

    Certamente a observância destes principios contribuirá no minímo para um ambiente saudávele mais produtivo!

    (responder)
Deixe um comentário

Comentar post