Imagem Pessoal: você já limpou/arrumou sua mesa hoje?

Por Silvana Lages

Você que acompanha com frequência este blog já deve ter percebido que Imagem Pessoal vai muito além de aspectos ligados à roupa que se usa, não é mesmo?

Já falei sobre acessório de cabelo, sapato, maquiagem, perfume… enfim, mostrei que se você quer construir uma carreira de sucesso com base em uma imagem adequada precisa se atentar a diversos aspectos.

O tema do artigo de hoje é mais um que a princípio você pode achar que não tem nada a ver com imagem pessoal, mas que no fim das contas faz uma diferença e tanto…

Organização e imagem pessoal; relação estreita

Em recente entrevista ao Portal Competência falei sobre a importância da organização do ambiente de trabalho para o sucesso de uma organização. A reportagem, que você confere na íntegra clicando aqui, revela como o Programa 5S pode ajudar nessa difícil missão de manter o ambiente profissional sempre limpo e organizado.

Meu objetivo, porém, é um pouco diferente. Quero aqui convencê-lo a manter sua mesa limpa e organizada. A parte do 5S deixo para o especialista que também participou da matéria do Portal Competência (não deixe de ler!).

Para isso, vou afirmar de maneira categórica: ao manter sua mesa arrumada, você se tornará uma pessoa mais produtiva, pois será mais fácil encontrar os documentos ou as ferramentas que você precisa para executar determinada atividade, você terá pouca coisa com que distrair sua atenção e ainda por cima você não terá que ficar se justificando para quem pergunta “nossa, que bagunça é esta?”. Não é bom?

Está na hora de você parar com as desculpas “eu me encontro na minha bagunça”, “só consigo trabalhar assim”, etc. Já pensou se você precisa dar uma saída e alguém tem que procurar algo na sua mesa? Como será? E nas suas férias, como fica a mesa? As coisas só funcionam com você na empresa? Tenho certeza que não!

Além disso, pare e pense: não seria péssimo você receber alguém no seu ambiente de trabalho sujo e bagunçado? Poderia causar uma péssima primeira impressão e até mesmo a perda de boas oportunidades.

É verdade que alguns estudos afirmam que a bagunça ajuda na criatividade, mas se você divide um espaço de trabalho com outros profissionais a organização ajuda a manter o ambiente até mesmo mais adequado ao exercício das suas atividades e da sua produtividade.

Consegui convencê-lo a acabar com a zona e a sujeira no ambiente de trabalho? Então acompanhe minhas dicas para saber como começar a mudar essa cena…

organizacao no trabalho - imagem pessoal - Silvana Lages1) Não deixe a bagunça acumular

Todos os dias, antes de sair da sua mesa, arrume-a. Coloque as canetas no lugar (aliás, tenha um lugar para elas; não as deixe jogadas como se elas pertencessem “à mesa”), guarde os papéis nas pastas adequadas, jogue fora o que for lixo e comece o dia seguinte em um ambiente muito mais pacífico.

2) Defina onde mora cada coisa e respeite essas casas

Se você jogar as suas coisas cada vez em um lugar diferente sempre que você precisar delas terá que iniciar uma verdadeira caça ao tesouro. Além de facilitar na hora da busca, essa organização garante que você não inicie uma nova bagunça na hora de procurar o que precisa. Pense nisso!

3) Não faça de sua mesa um altar pessoal

Itens de decoração no ambiente de trabalho ajudam a tornar o escritório um lugar mais agradável, claro, mas encher sua mesa de fotografias, quadros, bonequinhos polui a mesa e deixa tudo ainda mais bagunçado. Lembre-se sempre: bom senso é fundamental.

Agora é com você. Leve essas dicas em consideração, organize sua mesa e ganhe pontos na corrida pela construção de uma imagem pessoal adequada e uma carreira de sucesso.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post