Que sapato usar no ambiente de trabalho?

Por Silvana Lages

Em uma época em que lojas de sapato são verdadeiras tentações para as mulheres (com diversos modelos, cores, detalhes, etc.) é comum que a profissional que deseja aprimorar sua imagem pessoal e profissional se pergunte o que é certo e o que é errado em termos de sapato no ambiente de trabalho.

Sabendo disso, decidi reunir aqui algumas dicas simples e eficientes que vão ajudá-la na hora de escolher o que calçar para ir trabalhar…

Silvana Lages - com qual sapato eu vou-1) Salto: sim ou não?

É inegável que um belo sapato de salto alto é bonito e colabora para deixar as mulheres elegantes. Porém, se usado por quem não está acostumado a passar horas em pé em cima de alguns centímetros ele também pode passar a impressão completamente contrária. Em vez de elegância, deselegância. E ainda por cima uma deselegância desconfortável.

Então, antes de mais nada tenha em mente que existem modelos sem salto que também podem deixá-la elegante. É o caso das sapatilhas com detalhes como laços e fivelas discretas, e de cores neutras. Assim, o uso do salto não é obrigatório.

Depois disso, analise o tempo que você passa em pé ao longo do dia, de que forma você faz seu caminho casa-trabalho-casa (quem anda muito a pé ou de ônibus, por exemplo, terá dificuldade de passar o dia todo de salto), quão formal é seu ambiente de trabalho (quando é muito informal o salto nem é adequado) e até mesmo se você está habituada a andar de salto. Com essas informações em mente você poderá decidir se deve ou não trabalhar de salto.

Caso opte pelo salto, saiba que o de 15 cm nunca é apropriado ao trabalho, que saltos mais grossos são mais confortáveis e que você pode, sim, sair de casa com um sapato mais confortável, levar o salto na bolsa e trocar quando chegar à empresa. Tudo isso facilita a sua vida e ajuda a manter sua elegância.

2) Detalhes ou destaques?

O sapato, como todo acessório, existe para complementar seu visual, e não para chamar toda a atenção de quem está conversando com você. Por isso, ao escolher um sapato cuide para que os detalhes dele não virem verdadeiros destaques. Ainda mais quando o sapato for o escolhido para o trabalho. Lá ainda mais o que deve imperar é a elegância, coisa que se conquista escolhendo peças neutras, clássicas e que não tornem o seu conteúdo menos importante do que elas. Caso contrário as pessoas vão ficar olhando só para seu pé e não vão conseguir firmar o olhar no seu rosto.

Posso colocar um sapato colorido? Sim se sua empresa permitir e se estiver de acordo com a sua roupa (neste caso deve repetir a mesma cor do sapato.

3) Os melhores modelos

Está na dúvida sobre qual modelo de sapato escolher para o trabalho? Aposte nos clássicos: scarpin, mocassim, peep toe, chanel e sapatilha. São elegantes e a cara do ambiente corporativo. Além disso, prefira bicos que acompanhem o formato dos seus pés, porque além de serem mais confortáveis para você deixam os pés mais bonitos.

Evite sandálias, palataforma anabela, tamancos, tênis, rasteiras e o combo saia + bota ou calça justa + bota, pois podem passar uma conotação de sensualidade que não fica bem no ambiente corporativo.

Com essas dicas fica muito mais fácil escolher o sapato ideal, não é mesmo?

Sucesso!

Minhas palestras, cursos, workshops e treinamentos podem ajudar você e sua equipe a melhorarem sua imagem pessoal e profissional e, consequentemente, alcançarem resultados cada dia melhores. Clique aqui, conheça todos os meus serviços e entre em contato comigo para saber mais.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post