Como aumentar sua autoconfiança e melhorar sua Imagem Pessoal

Por Silvana Lages

Como anda a sua autoconfiança ultimamente? Você confia em suas habilidades? Sei que com a pressão no trabalho ou em casa muitas vezes fica difícil acreditar em suas próprias qualidades e habilidades. Por isso, hoje o meu artigo é para ajudar você a melhorar sua autoconfiança. Saiba o que ter fé em você mesmo pode fazer por sua Imagem Pessoal e por sua vida.

O que é autoconfiança

SuccessTer autoconfiança é saber que você é capaz, que tem o que é preciso para fazer seu trabalho e ir além.

Ela é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Demonstramos nossa autoconfiança – ou a falta dela – no modo como falamos, na forma como nos vestimos, na nossa postura e também na maneira como lidamos com as situações no dia a dia.

Confiar em si mesmo é o primeiro passo para caminhar em direção ao sucesso. Afinal, como vai querer que outros confiem em você, se nem você próprio acredita que é capaz?

Com isso em mente, selecionei algumas dicas para ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança. São elas:

1) Autoestima

No artigo de segunda-feira apresentei uma marca de lingerie que abandonou o Photoshop e valorizou a autoestima de mulheres normais. Não deixe de ler!

No artigo de segunda-feira apresentei uma marca de lingerie que abandonou o Photoshop e valorizou a autoestima de mulheres normais. Não deixe de ler. Está aqui.

A autoestima está diretamente ligada à sua autoconfiança. Conheça a si próprio e se aceite como você é. Como disse no artigo sobre “Beleza Real”, cada um é bonito à sua maneira, cada pessoa tem sua beleza única. Não fique preso aos padrões de beleza, pois isso só vai lhe deixar para baixo e acabar com sua autoestima e também com sua autoconfiança.

Aceite seu corpo como ele é e saiba destacar o que há de melhor nele. Se tiver algo que lhe incomode como uma acne, cabelo rebelde, ou uma gordurinha localizada, não há nada de errado em querer melhorar com tratamentos adequados. Porém, não deixe que sua felicidade dependa total e exclusivamente disso.

2) Roupas

Já falei em outro artigo que as roupas falam por você (leia clicando aqui), por isso elas são tão importantes para sua autoconfiança. Ao se olhar no espelho e se ver bem vestido, bem arrumado, com um visual adequado, você automaticamente sente-se mais confiante. Se estiver desconfortável, com roupas apertadas, muito desleixadas, sem harmonia, que mostrem demais ou que chamem muita atenção, isso vai abalar a sua postura e, consequentemente, a forma como os outros o veem.

Pessoas que não se preocupam com o que vestem passam a impressão de terem desistido de si próprias. Invista no seu visual! Ao invés de comprar quatro peças de roupas baratas e com qualidade inferior, adquira uma peça que sejam um pouco mais cara, mas que tenham alta qualidade. A longo prazo, esse investimento vale muito a pena e você se sentirá muito melhor usando roupas alinhadas e elegantes.

3) Postura e pensamento positivo

Coloquei essas duas coisas juntas porque elas estão intimamente ligadas. A sua postura reflete o modo como você se sente. Se está para baixo, desanimado, achando que é incapaz, a sua postura vai refletir isso. Costas arcadas e um andar devagar, desengonçado… Você já viu alguém assim? Não é nada bonito e tão pouco inspira confiança, não é mesmo?

O pensamento positivo ou negativo pode influenciar sua capacidade. Quando alguém ou você próprio diz que não vai conseguir, que não é capaz, o que acontece? Você acaba não conseguindo mesmo.

Por isso, busque sempre o conhecimento necessário e tenha confiança em suas habilidades. Mesmo quando todos não acreditarem você precisa ter em sua mente que tem habilidades e conhecimentos necessários para fazer aquela tarefa. É o primeiro passo para a sua vitória, e é o que vai fazer você se destacar em meio aos outros.

4) Humildade e gratidão

É preciso cuidado para que sua autoconfiança não pareça soberba ou arrogância. Ser humilde, compartilhar conhecimentos e agradecer e enaltecer a ajuda do próximo também é sinal de autoconfiança. Você confia em si de tal forma que não vê motivos para não elogiar o próximo. Por isso a autoconfiança é tão importante no trabalho em equipe. Cada um acredita em suas próprias qualidades e na do grupo em busca de objetivos em comum.

Além disso, ter autoconfiança e pensamento positivo não significa que você nunca irá errar. Quando o erro acontecer, é importante que você saiba que fez tudo o que era capaz. O que resta, é aprender com o erro e ir em frente.

Silvana Lages - baixaNunca se esqueça de seus erros para aprender cada vez mais, e também não se esqueça dos acertos e de suas conquistas, para sempre saber do que você é capaz.

A imagem que fazemos de nós mesmos afeta diretamente na Imagem que estamos passando para as outras pessoas. Tenha autoconfiança para ter uma Imagem Pessoal de qualidade e uma carreira de sucesso!

Silvana Lages

Está faltando autoconfiança em sua equipe? Quando os profissionais estão desanimados e abatidos a imagem da organização também é afetada. Entre em contato conosco e saiba como as palestras, cursos, treinamentos e workshops de Silvana Lages ajudam a melhorar a Imagem Pessoal de seus colaboradores e também os resultados de sua empresa: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post