Imagem Pessoal: o que suas roupas dizem sobre você?

Por Silvana Lages

Você pode até não perceber, mas quando escolhe uma camisa, uma saia, uma bermuda, está falando algo para as pessoas à sua volta. Isso mesmo. As suas roupas falam muito sobre você! E se você não se preocupa com isso, passa a impressão que não tem interesse e não se importa com a mensagem que transmite, e com sua própria Imagem Pessoal. Ou, pior ainda, pode passar uma mensagem totalmente errada sobre você mesmo, deixando de mostrar suas verdadeiras qualidades.

3 dicas para se vestir de maneira adequada no trabalho

Imagem Pessoal - O que suas roupas dizem sobre voce - Silvana Lages

Ao longo da história, as roupas desempenharam diversas funções. Mais que algo usado para cobrir o corpo, elas podem ter significados históricos, culturais, sociais e até religiosos. Além disso, o modo como nos vestimos traduz nossa postura, comprometimento e ambições profissionais.

Por isso, se você não dá a mínima bola para as roupas que veste é bom repensar sua atitude. Quer saber quais tipos de roupas podem prejudicar sua Imagem Pessoal? Confira as dicas abaixo:

Não mostre demais

Nada pior do que roupas que mostram demais o corpo. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres!

Uma blusa muito decotada é tão ruim quanto uma camisa social com vários botões abertos. Saias curtas demais ou calças muito apertadas são peças que realçam seus atributos físicos, mas são péssimas escolhas para o ambiente profissional, pois esse tipo de roupa pode passar uma imagem negativa ou equivocada, com um tom mais sensual e provocativo, e causar constrangimento entre os colegas de trabalho.

Acabou de acordar?

Quando as pessoas não se preocupam com o tipo de mensagem que estão passando, outro grande erro que cometem é o desleixo. Que mensagem você acredita que está transmitindo ao usar roupas amassadas, sujas, amareladas ou manchadas? As pessoas pensarão que você não está nem aí para o seu trabalho e que, na verdade, você nem queria estar ali! Aposto que não é essa a Imagem Pessoal que você gostaria de ter, e tão pouco é o tipo de postura que poderá fazer você evoluir profissionalmente.

As férias ainda não começaram…

Por mais descontraído que seu local de trabalho seja, nunca esqueça que ali é um ambiente profissional. Por isso, guarde as bermudas, os chinelos e os bonés para suas férias. Ao se vestir para o trabalho como se estivesse indo passear, você está passando a seguinte mensagem: “estou aqui, mas minha cabeça está em outro lugar”.

Preocupar-se em usar uma roupa adequada demonstra que você está comprometido com seu emprego, e que esforça-se para criar o ambiente ideal para que seu desempenho e de toda a equipe seja o melhor.

Não mostre demais, não se vista de forma desleixada ou muito informal.

Eis as dicas básicas para que você não passe uma mensagem negativa. Para mostrar ao mundo quem você realmente é, coloque sua personalidade em suas roupas, mas saiba usá-las apropriadamente, nos momentos certos. Ter estilo é saber valorizar o que você tem de melhor, de maneira adequada. Vista-se para o sucesso e sua Imagem Pessoal só tem a ganhar com isso!

Quer saber ainda mais sobre como se vestir de maneira adequada para o trabalho? Recentemente produzi um vídeo repleto de dicas importantíssimas sobre como deve ser o seu guarda-roupa profissional. Clique aqui e confira!

Silvana Lages

Sua equipe precisa de orientação sobre as formas mais adequadas de se vestir e se portar no ambiente profissional? Entre em contato conosco e saiba como as palestras, workshops, cursos e treinamentos Silvana Lages podem ser úteis para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores e para a imagem de sua marca: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
2 Respostas para "Imagem Pessoal: o que suas roupas dizem sobre você?"
Deixe um comentário

Comentar post