O Photoshop e a Ditadura da Beleza

 Por Silvana Lages

Há tempos venho falando aqui no blog sobre o tema de minha palestra “Ditadura da Beleza x Ditadura da Felicidade”. Como o assunto está fazendo tanto sucesso e a palestra também, decidi que a partir de agora vamos marcar um encontro toda segunda-feira para falar sobre este assunto. Essa foi a forma que encontrei de realmente declarar uma guerra contra a ditadura da beleza. E para isso conto com seu apoio!

Bonito ou belo? [Imagem Pessoal x Ditadura da Beleza]

Esta ditadura impõe um padrão fora do alcance para a maioria das mulheres, faz com que elas se sintam inferiores quando não têm o cabelo da propaganda de shampoo, ou a pele da modelo da revista.

Tudo isso torna-se ainda mais cruel se pensarmos que muito do que se impõe como sendo “a perfeição da beleza” na verdade não existe, foi criado em computador.

É isso mesmo! Praticamente todas as fotos de editoriais de moda ou de comerciais que você vê por aí passam pela edição do famoso Photoshop. Tanto é que, muitas vezes, acabam errando a mão e pagando mico, tamanho o estrago que fazem na imagem real das modelos (confira aqui alguns exemplos desastrosos).

Não importa se há uma ruguinha a mais, um braço mais cheinho ou uma barriga saliente, tudo é cortado, espremido e ajustado na “faca” desse poderoso editor de imagens.

Assim fica difícil, né? Como é que podemos nos comparar e querer nos igualar a imagens criadas em programas de computador? Ao contrário das fotos, não somos feitas de pixels, e sim de carne e osso (ainda bem!).

Um exemplo a ser seguido

Indo na contramão desse péssimo hábito de retocar as fotos a ponto de modificar a imagem real das pessoas, a marca de lingerie americana Aerie deu um bom exemplo em sua última campanha.

A empresa convidou mulheres normais, e não modelos, para estampar anúncios e protagonizar campanhas de sua nova linha de peças íntimas. Em todas as fotos, há um anúncio afirmando que as mulheres da foto não foram “tocadas” por Photoshop. Veja algumas imagens:

Ditadura da Beleza x Ditadura da Felicidade

Ditadura da Beleza

Em sua página no Facebook, a Aerie deixou a seguinte mensagem:

“Queridas garotas Aerie,

Achamos que é hora de mudança. Achamos que é hora de ser real e pensar real. Queremos que todas as garotas se sintam bem sobre si mesmas e sua imagem, por dentro e por fora. Isso significa: sem retoque e sem supermodelos. Por quê? Porque não há motivo para retocar a beleza. Achamos que a verdadeira mulher é sexy”.

O Photoshop e a Ditadura da Beleza

Isso é sensacional! Essa campanha, e outras do gênero, como a da marca Dove sobre a Beleza Real (que falamos aqui), mostram que, aos poucos, o mercado publicitário está acordando e entendendo que as mulheres querem ser valorizadas pelo que elas são na vida real, e não serem “atingidas” por padrões que não podem alcançar.

Nós queremos #menosPhotoshop e #maisBelezaReal!  

Silvana Lages - baixaAs mulheres podem exaltar o que têm de mais bonito em si cuidando de sua Imagem Pessoal, de suas roupas, de seus cabelos, de sua pele, mas, tudo isso, sem deixar de ser elas mesmas, com suas formas e estilos únicos!

Sucesso!

Silvana Lages

Aceitar-se e encontrar sua Beleza Real é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma Imagem Pessoal de sucesso. Ninguém precisa de Photoshop para se sentir bonita, basta cuidar-se e adequar sua Imagem aos seus objetivos. Entre em contato e saiba mais sobre como a palestra “Ditadura da Beleza x Ditadura da Felicidade” pode ajudar as mulheres nesse caminho: contato@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

capaface3

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post