Não deixe que problemas comportamentais prejudiquem sua carreira

 

problemas-comportamentaisPor Silvana Lages

Recentemente, um levantamento do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV) feito em seis regiões metropolitanas do Brasil mostrou que uma em cada três pessoas vão perder o emprego nos próximos anos por questões comportamentais. Como explicou Joel Dutra, coordenador do MBA de Recursos Humanos da Faculdade Instituto de Administração, da USP, em entrevista à revista Época, “as empresas contratam os profissionais por habilidades técnicas, mas os demitem por deficiências comportamentais”.

Com isso em mente, meu objetivo neste artigo é fazê-lo refletir sobre a sua postura profissional e seu comportamento no ambiente de trabalho. Será que eles estão adequados ao que o mercado pede? Ou será que você vai entrar para as estatísticas de demitidos por conta de problemas comportamentais?

Pensando em ajudá-lo a garantir a sua vaga onde quer que você esteja trabalhando separei algumas dicas que se seguidas à risca farão diferença na sua performance no mercado de trabalho. Acompanhe.

– Cuidado com o tom de voz – No ambiente de trabalho, quem fala alto demais é mal visto. Não perca pontos na sua empresa por conta disso. Esteja sempre atento ao seu tom de voz e seja visto como um profissional elegante.

– Acerte nas escolhas de roupas profissionais – Como disse neste artigo, não é a marca que você veste que importa, mas sim a imagem que você passa pelas roupas escolhidas. Assim, lembre-se sempre de que no ambiente corporativo decotes, roupas muito curtas e muito apertadas devem passar longe. Além disso, cuide das cores escolhidas para as peças de roupas, pois elas também podem colaborar para o seu sucesso ou jogar contra ele. Neste artigo apresentei um panorama sobre as cores. Não deixe de ler!

saiba-mais– Não seja um dos 5 tipos indesejados no trabalho – Reclamão, queridão, sabidão, tagarela e falso amigo são personagens clássicos em empresas Brasil afora e por suas características inconvenientes estão sempre propensos à demissão por problemas comportamentais. Leia este artigo, saiba como agem esses personagens e passe longe de ser um deles. Vai fazer a diferença na sua carreira!

– Empresa não é muro de lamentações – Todo mundo tem altos e baixos na vida profissional e pessoal e as amizades dentro do ambiente de trabalho podem ajudar a superar fases ruins. Porém, levar todos os problemas pessoais para a empresa pode complicar sua vida lá dentro. Deixe para pedir ajuda aos seus amigos fora do horário de trabalho.

– Não faça a “Rádio Peão” acontecer – Uma simples fofoquinha tem o poder de arruinar com um bom ambiente. Não seja você o “transmissor” da fofoca e nem dê ouvidos a quem a propaga. Seu sucesso depende da sua ausência nesse tipo de cena.

Claro que as questões comportamentais e de postura profissional vão muito além desses cinco pontos que trouxe no artigo de hoje. É por isso que convido-o a acompanhar este blog semanalmente e também a assinar nossa newsletter para receber os conteúdos aqui publicados direto em seu e-mail. Afinal, estando sempre em contato com boas dicas para melhorar sua imagem pessoal, sua postura profissional e seu comportamento no ambiente de trabalho o sucesso com certeza virá!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Uma resposta para "Não deixe que problemas comportamentais prejudiquem sua carreira"
  • 16 de abril de 2015
    metropolitana

    Fantástico.

    (responder)
Deixe um comentário

Comentar post