Recentemente, um levantamento do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV) feito em seis regiões metropolitanas do Brasil mostrou que uma em cada três pessoas vão perder o emprego nos próximos anos por questões comportamentais. Como explicou Joel Dutra, coordenador do MBA de Recursos Humanos da Faculdade Instituto de Administração, da USP, em entrevista à revista Época, “as empresas contratam os profissionais por habilidades técnicas, mas os demitem por deficiências comportamentais”.
Com isso em mente, meu objetivo neste artigo é fazê-lo refletir sobre a sua postura profissional e seu comportamento no ambiente de trabalho. Será que eles estão adequados ao que o mercado pede? Ou será que você vai entrar para as estatísticas de demitidos por conta de problemas comportamentais?
Pensando em ajudá-lo a garantir a sua vaga onde quer que você esteja trabalhando separei algumas dicas que se seguidas à risca farão diferença na sua performance no mercado de trabalho. Acompanhe.
– Cuidado com o tom de voz – No ambiente de trabalho, quem fala alto demais é mal visto. Não perca pontos na sua empresa por conta disso. Esteja sempre atento ao seu tom de voz e seja visto como um profissional elegante.
– Acerte nas escolhas de roupas profissionais – Como disse neste artigo, não é a marca que você veste que importa, mas sim a imagem que você passa pelas roupas escolhidas. Assim, lembre-se sempre de que no ambiente corporativo decotes, roupas muito curtas e muito apertadas devem passar longe. Além disso, cuide das cores escolhidas para as peças de roupas, pois elas também podem colaborar para o seu sucesso ou jogar contra ele. Neste artigo apresentei um panorama sobre as cores. Não deixe de ler!
– Não seja um dos 5 tipos indesejados no trabalho – Reclamão, queridão, sabidão, tagarela e falso amigo são personagens clássicos em empresas Brasil afora e por suas características inconvenientes estão sempre propensos à demissão por problemas comportamentais. Leia este artigo, saiba como agem esses personagens e passe longe de ser um deles. Vai fazer a diferença na sua carreira!
– Empresa não é muro de lamentações – Todo mundo tem altos e baixos na vida profissional e pessoal e as amizades dentro do ambiente de trabalho podem ajudar a superar fases ruins. Porém, levar todos os problemas pessoais para a empresa pode complicar sua vida lá dentro. Deixe para pedir ajuda aos seus amigos fora do horário de trabalho.
– Não faça a “Rádio Peão” acontecer – Uma simples fofoquinha tem o poder de arruinar com um bom ambiente. Não seja você o “transmissor” da fofoca e nem dê ouvidos a quem a propaga. Seu sucesso depende da sua ausência nesse tipo de cena.
Claro que as questões comportamentais e de postura profissional vão muito além desses cinco pontos que trouxe no artigo de hoje. É por isso que convido-o a acompanhar este blog semanalmente e também a assinar nossa newsletter para receber os conteúdos aqui publicados direto em seu e-mail. Afinal, estando sempre em contato com boas dicas para melhorar sua imagem pessoal, sua postura profissional e seu comportamento no ambiente de trabalho o sucesso com certeza virá!
One Response to "Não deixe que problemas comportamentais prejudiquem sua carreira"
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Fantástico.