Pequenas corrupções e sua Imagem Pessoal

Por Silvana Lages

Quando se fala em corrupção, a maioria das pessoas já associa a casos políticos. Afinal, não é raro ver manchetes anunciando casos de políticos corruptos – seja para conseguir votos, apoio ou mesmo roubar dinheiro.

Mas a corrupção não acontece apenas no campo governamental, ela vai muito além disso. Para entender melhor, vamos ver a definição da palavra:

“Corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem do poder atribuído.”

Então, agora reflita: “Será que você não comete pequenas corrupções em seu dia a dia?”.

Imagem Pessoal-

Muitas vezes nem percebemos que estamos sendo corruptos pelo simples fato de que “todo mundo faz”. Porém, se você se preocupa com sua Imagem Pessoal precisa prestar atenção em cada atitude. A Imagem que você irá passar deve refletir seus valores morais. Prejudicar as pessoas em prol de seu próprio interesse não irá contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Muito pelo contrário!

Exemplos de pequenas corrupções

Uma campanha realizada pela Controladoria-Geral da União mostra alguns exemplo de pequenas corrupções que comumente são feitas pelas pessoas. Veja algumas delas:

  • Imagem PessoalRoubar Tv a cabo;
  • Falsificar carteirinha de estudante;
  • Comprar produtos falsificados;
  • Aceitar troco errado;
  • Apresentar atestado médico falso;
  • Tentar subornar o guarda para evitar multas;
  • Bater ponto pelo colega de trabalho;
  • Furar fila;
  • Estacionar em vaga especial.

A princípio, parecem coisas “bobas”, não é mesmo? Mas se formos avaliar a fundo, tudo isso é feito para ganhar algum tipo de vantagem e, dentro desse contexto, alguém sairá prejudicado. Então, de nada adianta reclamar do político que rouba dinheiro do povo se você está fazendo um “gato” de energia em sua casa. Está cometendo a mesma corrupção que ele, apenas em um nível diferente.

A Imagem Pessoal não tem a ver somente com nosso visual e atitudes externas, ela também – e principalmente – está ligada ao nosso caráter e postura diante de diversas situações. Se você comete esse tipo de pequenas corrupções, não importa o quão bem você se vista, o quanto fale bem, não há nada que consiga superar atitudes egoístas.

Se você faz de tudo para obter vantagem, sem se importar com o fato de que pode estar prejudicando as pessoas a sua volta, não está construindo sua carreira, sua vida, de modo positivo e, logo, não poderá passar uma Imagem Pessoal Positiva.

Veja a seguir o vídeo da campanha “Diga NÃO à corrupção”, que mostra bem como esse processo acontece:

Silvana Lages - baixaSe você quer construir uma Imagem Pessoal sólida e confiável precisa ter atitudes que representem esses valores. A melhor maneira de fazer isso é se colocando no lugar do outro. Você gostaria que furassem sua fila? Na dúvida, sempre pratique a empatia para saber se aquela atitude é a correta a se fazer.

Silvana Lages

Forme uma equipe composta por profissionais que se preocupam com os detalhes que formam sua Imagem Pessoal e veja seus resultados melhorarem, e muito. As palestras, cursos, workshops e treinamentos de Silvana Lages podem ajudá-lo nesse sentido. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 9136-7973 ou pelo e-mail contato@silvanalages.com.br e saiba mais.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
2 Respostas para "Pequenas corrupções e sua Imagem Pessoal"
  • 18 de maio de 2015
    Giovanna Lissa

    Mano, esta pesquisa me ajudou muito.. Parabéns por este trabalho bem feito 🙂

    (responder)
  • 16 de julho de 2015
    Nelma

    Parabéns pela página e o documentário, um assunto muito interessante, a final vivemos em um país onde o povo só fala nos políticos corruptos, mas infelizmente esquece que a corrupção começa por nós mesmo. Parabéns excelente, magnífico!!

    (responder)
Deixe um comentário

Comentar post