Marketing Pessoal, vilão ou mocinho?

Vou começar o artigo de hoje com uma pergunta simples, que eu já sei a resposta: você, alguma vez, já caiu em uma propaganda enganosa? Comprou um produto por conta de tudo que ouviu sobre ele e quando foi usar percebeu que não se tratava de tudo aquilo que prometia? Tenho certeza que a sua resposta foi sim.

Nós constantemente temos as nossas expectativas quebradas por causa de propagandas que não nos dizem a verdade. Seja com um alimento que é completamente diferente do que a embalagem diz, um shampoo que não cumpre com prometido pelas revistas ou um shake de emagrecimento que jura secar 20 quilos em 2 semanas e, na realidade, não seca nem 2.

Isso é normal, acontece com todas as pessoas e nem nos surpreende mais… Mas você deve estar se perguntando por que eu, Silvana Lages, estou falando sobre isso aqui. Afinal, o que as propagandas enganosas tem a ver com sua marca pessoal?!

Bom, elas estão diretamente ligadas e, caso você não tome cuidado, pode ter sua imagem prejudicada justamente pela propagação equivocada que você faz da sua marca pessoal.

Ainda não conseguiu perceber a ligação? Calma, eu vou te explicar.

Um dos grandes e importantíssimos pilares da marca pessoal é o marketing pessoal: uma poderosa ferramenta que pode alavancar sua carreira e seu negócio, mas precisa ser usada com muita cautela. Ele serve para enfatizar as suas características e qualidades, atribuindo maior valor para a sua marca pessoal e fazendo com que você seja notado com mais facilidade em meio às milhares de pessoas que atuam na mesma área que você.

Agora que você já entendeu a importância do marketing pessoal, vou te contar sobre o grande problema que vem acontecendo com ele: as pessoas estão usando esse poderoso artifício de maneira errada, prejudicando todo o trabalho de valorização da sua marca pessoal.

Eu não falo isso da boca para fora. Trabalho com coaching de marca pessoal e sou especialista em empoderamento feminino e recebo, constantemente, mulheres que querem trabalhar o seu marketing pessoal para conseguirem melhores oportunidades profissionais.

Elas sabem que o marketing é uma poderosa ferramenta e querem utilizar dela para alavancarem suas carreiras. O que elas não sabem, entretanto, é que o marketing pessoal é apenas um dos pilares de uma marca pessoal de valor – e não é nem um dos primeiros.

No meu processo, por exemplo,  que uso para ajudar as mulheres que me procuram, o marketing pessoal é o nono pilar a ser trabalhado. Antes dele, existem oito passos primordiais a serem seguidos para conseguir um resultado eficaz, verdadeiro e progressivo.

E por que isso acontece? Por que o marketing pessoal só pode ser aplicado depois de tanto trabalho? Bom, é simples: o marketing pessoal só tem valor se ele representar a sua essência, a sua verdade. Você precisa saber quem você é, quais são seus valores, qual o seu diferencial e principalmente qual é a sua missão no mundo antes de começar a divulgar a sua marca pessoal.

Sem uma marca forte, verdadeira e sustentável, o marketing não tem utilidade nenhuma – ou até tem,  mas nada favorável – e é por isso que o processo de descoberta e valorização da sua marca pessoal é tão importante. Assim, você estará criando uma base sólida e verdadeira e construirá seu marketing pessoal a partir disso.

Isso demanda tempo, trabalho e muita dedicação. Mas pode ter certeza: o resultado é sustentável e o marketing acontece de forma natural.

“Temos que dedicar mais tempo sendo do que aparecendo – então primeiro seja, depois apareça.”

E ajuste as suas estratégias de Marketing Pessoal de acordo com a sua caminhada evolutiva, gradativamente. O mundo clama por autenticidade e verdade, não queria somente encantar – foque em relações de longo prazo, casamentos sólidos e duradouros, baseados na cumplicidade, verdade e honestidade.

Fazer Marketing Pessoal é fundamental, esta é uma grande ferramenta para potencializar o sucesso e atrair mais prosperidade para sua carreira, mas é apenas um pilar do processo e se feito na hora e intensidade errada pode se tornar uma grande vilão do seu sucesso profissional.

Estamos na época do instantâneo, do express, e querer que seu sucesso aconteça do dia para noite pode ser uma manobra muito arriscada. Todo cuidado é pouco quando estamos falando da sua Marca pessoal, seu maior ativo, sua maior riqueza.

Falei mais sobre esse tema neste artigo e no vídeo abaixo. Confira!

Este é um assunto super vasto e importante. Quero saber a sua visão, comente! E não esqueça de compartilhar.

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