Imagem pessoal: você se preocupa com ela só na hora de procurar emprego?

Por Silvana Lages

imagem pessoal - Silvana Lages

Infelizmente, no meio corporativo o que você vê na imagem acima acontece com bastante frequência…

A preocupação com a Imagem Pessoal aumenta na hora de procurar uma colocação no mercado. Mas, com o tempo, depois de já estarem empregados, alguns profissionais acabam descuidando de sua imagem por acharem que estão com o emprego garantido. Não é bem assim que funciona: uma boa imagem pessoal ajuda não só a conseguir um bom emprego, como também contribui para uma carreira de sucesso.

Primeira e segunda impressão

Já falei aqui no blog sobre como é importante causar uma boa primeira impressão. E isso vale também na hora de procurar um trabalho, já que você precisa mostrar todas as suas capacidades e habilidades em uma entrevista (também tenho outro artigo com dicas para você causar boa impressão na entrevista de emprego.)

Mas, o que acontece depois? De nada adianta causar uma ótima primeira impressão se essa imagem não se conservar ao longo do tempo. Se você mostrou-se bem cuidado, bem vestido, simpático e educado, foi nessa imagem que seu recrutador apostou na hora de sua contratação. Se começar a ficar mal-humorado, desleixado e desinteressado, a empresa vai se sentir enganada por você.

Para entender melhor como isso funciona, podemos fazer a seguinte analogia:

O emprego é como um casamento

Imagine um relacionamento em que, na fase da conquista, o homem é gentil, romântico, se veste bem e dá flores; e a mulher é atenciosa, sempre bem cuidada e muito carinhosa. Eles gostam tanto um do outro que resolvem se casar. Aí, depois de um tempo, as coisas começam a mudar: ele já não é gentil, nem romântico com ela, e muito menos se preocupa com a aparência. Ela, por outro lado, continua a se cuidar, e esperava que ele fizesse o mesmo. Porém, como ponto positivo, ele cuida muito bem do jardim e paga as contas em dia. E aí, será que isso vai ser suficiente para que sua esposa continue com ele?

Pode ser que você seja como a pessoa da foto – com barba por fazer, descabelado, com roupas amassadas – e, ainda assim, um bom profissional. Mas, será que isso é suficiente?

O marido e a esposa do exemplo que citei podem até continuar assim por um tempo, mas a mulher vai ficar cada vez mais decepcionada e frustrada pelo fato de que ele tenha mudado tanto. Já não é aquele pelo qual ela se apaixonou.

E assim é no seu trabalho também.

O dia a dia em uma empresa é construído não só pelas tarefas do trabalho de cada um, mas, também, pelo convívio e a interação entre os profissionais. O ambiente como um todo conta para que as pessoas sintam-se bem e, como consequência, trabalhem bem.

E ninguém gosta de ter que conviver com alguém que não se cuida e não se importa com a imagem que ele está passando para as outras pessoas, não é mesmo?

Outro fator conta muito: o seu crescimento profissional

Continuando a analogia: não basta estar casado, é preciso que haja um relacionamento feliz e que seja bom para o amadurecimento dos dois como casal.

Então, se você não quer apenas estar empregado, mas sim construir uma carreira de sucesso e crescer junto com sua empresa, fique atento a sua imagem pessoal para que ela reflita toda sua capacidade de evolução.

Pense nisso, continue lendo meus artigos e refletindo sobre isso e comece 2014 com a certeza de que embalagem e conteúdo são importantes para o seu sucesso – não apenas um, nem apenas outro.

Silvana Lages

Ficou interessado no assunto? Gostaria de entender melhor como a Imagem Pessoal pode contribuir para que você desenvolva uma carreira de sucesso? Entre em contato conosco e saiba como a consultoria, os cursos, treinamentos e palestras da Silvana Lages podem lhe ajudar: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post