7 dicas para causar uma boa primeira impressão [Imagem Pessoal]

primeira_impressao_imagem_pessoalPor Silvana Lages

“A primeira impressão é a que fica”. Você com certeza já ouviu esta expressão, não é mesmo? Porém, já parou para pensar se isso é realmente verdade? Se sim, o que você faz para conseguir causar uma boa impressão?

Este é o assunto que quero debater no artigo de hoje. Acompanhe meu raciocínio…

Como tudo começa

Uma coisa não dá pra negar: a todo tempo estamos sendo avaliados pelas pessoas que nos cercam. Desde o primeiro encontro!

Nesse sentido, especialistas asseguram que temos apenas 30 segundos para causar uma boa impressão. E se você refletir sobre como você se comporta em um primeiro encontro vai ver como isso é verdade. Afinal, logo de cara quando conhecemos alguém instintivamente analisamos essa pessoa com base nos nossos conhecimentos e experiências anteriores.

Só que aí vem a grande questão: essa sua análise inicial funciona em 100% dos casos? Com certeza não! Às vezes a primeira impressão é completamente equivocada.

Apesar disso o peso da primeira impressão é realmente muito grande, até porque em alguns casos você pode nem ter a oportunidade de corrigir as más impressões do primeiro encontro…

Como causar uma boa primeira impressão

Sabendo disso, resolvi reunir aqui algumas dicas para você acertar em um primeiro encontro profissional e, assim, causar uma boa primeira impressão. Afinal, ela pode até não ser a que fica, mas é a mais marcante e é a que vai garantir um início bom ou ruim de uma relação…

1) Vista-se adequadamente

A impressão que causamos começa com o visual. Vista-se de acordo com a ocasião, com a sua profissão, com o meio, com seus objetivos profissionais e o ambiente para não se destacar negativamente. Preste atenção também aos acessórios e na maquiagem. Você não vai querer que a única coisa que lembrem de você seja aquela gravata escandalosa ou aquele blush exagerado, não é mesmo?

2) Atualize-se

Na hora em que tiver conversando, nada melhor para causar boa impressão do que um bom conteúdo. Leia revistas e jornais para estar por dentro dos principais acontecimentos do mundo e, principalmente, de sua área de atuação.

3) Sorriso e simpatia sempre

Essa é uma forma de mostrar-se aberto ao outro. Alguns têm esse talento naturalmente. Para as pessoas mais tímidas, esse pode ser um desafio. Minha dica é: sorria e ouça atentamente, fazendo comentários pontuais, dando a certeza de que você está prestando atenção. Além disso, procure desenvolver diálogos, tentando não dar respostas curtas e secas (que podem ser vistas como grossas) como “sim”, “não” e “talvez”.

4) Adapte-se

Para causar um boa impressão logo em uma primeira conversa a melhor maneira é adaptando-se à linguagem da outra pessoa. Isso funciona porque no primeiro encontro buscamos identificação no outro. Entenda que alguns processam informações de forma mais rápida que outros. Se a pessoa fala mais rápido, acompanhe. Se fala mais devagar, ouça atentamente e não a interrompa.

5) Fale menos

É um erro achar que, para ser notado, você precisa falar a todo momento. Muitas vezes, isso acontece até por conta do nervosismo. Respire fundo e lembre-se: nesse caso, o mais importante mesmo é falar coisas inteligentes e coerentes ao contexto. Na dúvida, ouça atentamente. Quem não gosta de ser ouvido, não é mesmo?

6) Educação em todos os níveis

Você acabou de conhecer uma pessoa e foi extremamente educado. Puxou a cadeira, usou as palavras mágicas – por favor, obrigado, com licença… enfim, deu um show de educação. Quando chega a hora de ir embora, você é extremamente grosseiro com o garçom, com o porteiro e com o manobrista. Pronto, acabou de arruinar sua primeira boa impressão. Seja educado sempre, e com todos. Claro, isso vale não só para causar a boa primeira impressão, como para todas as ocasiões. É nossa obrigação tratar todos bem e com respeito sempre.

7) Não force a barra

Todas as dicas anteriores são muito importantes, mas, lembre: tudo isso deve ser feito de maneira natural, sem forçar a barra. Preste atenção a seu redor e aja seguindo as oportunidades do contexto. Por exemplo, não é porque você soube de última mão sobre uma informação que deve obrigatoriamente jogá-la na conversa apenas para mostrar-se alguém informado. Toque no assunto apenas se estiverem falando sobre isso. Ser um “educado forçado” também não é legal!

Seguindo essas dicas causar uma primeira boa impressão será muito mais fácil.

Cuide de sua imagem para conquistar as pessoas e fazer bons negócios!

Se você acha que a imagem de sua equipe pode estar prejudicando a impressão que seus clientes têm de sua empresa contate-nos e saiba como as palestras e treinamentos Silvana Lages podem ajudar: (31) 9136-7973 | comercial@silvanalages.com.br

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post