Escola de Princesas e a vida real

Por Silvana Lages

Era uma vez, em uma cidade encantada, uma escola que ensinava princesas a serem prendadas, bonitas e educadas. Parece conto de fadas, mas isso acontece na vida real. Existe no Brasil uma instituição chamada “Escola de Princesas”. Hoje, quero mostrar tudo que há por trás desse conceito…

Fonte: Nathalia de Mesquita - Arquivo Pessoal

Fonte: Nathalia de Mesquita – Arquivo Pessoal

Na Escola de Princesas, as meninas aprendem sobre moral e ética, boas maneiras, postura e comportamento à mesa, limpeza, culinária, lavanderia e prendas domésticas, cuidados de higiene e beleza, comportamento nas redes sociais e até orientação sexual. Se você viu o conteúdo e está visualizando adolescentes como alunas, saiba que não é bem assim; 80% das alunas têm entre seis e oito anos.

Criando um mundo encantado?

Não quero que entendam mal, não há nada de errado em querer passar ensinamentos à sua filha. Mas isso precisa ser feito dentro da realidade dela. Nós, mulheres, já nascemos em um mundo todo cor-de-rosa. Somos cercadas de contos de fadas que nos fazem idealizar um mundo que não é real.

Se, para reforçar isso, a menina aprende a se vestir e se comportar como uma princesa, ela vai se achar como tal – mesmo não vivendo em um castelo e não sendo da realeza. Como resultado, ela pode acabar se sentindo superior às outras coleguinhas, tratando-as como “plebeias”.

Até quando esse encantamento vai durar na vida real? Muita gente, por exemplo, vira adulta e encontra dificuldades nos relacionamentos porque ainda carrega a síndrome do Príncipe Encantado que vai aparecer em um cavalo branco…

Regras e liberdade

Além disso, todo esse conceito de “Escola de Princesas” está cercado de regras que “engessam” as crianças.

Já falei aqui no blog no artigo Etiqueta e Crianças que não devemos expor nosso filhos muito cedo às regras de etiqueta. A criança precisa ser criança: brincar, pular e se sujar. Se ela ficar preocupada com a postura de princesa e com sua roupa encantada, não vai conseguir se divertir: que é a melhor coisa de ser criança.

Fonte: Nathalia de Mesquita - Arquivo Pessoal

Fonte: Nathalia de Mesquita – Arquivo Pessoal

Precisamos, sim, dar educação as crianças ensinar regras de etiqueta, mas de uma forma sutil, sem querer que elas se transformem em pequenas Damas e Príncipes. Estes ensinamentos são importantes e quanto mais cedo vierem melhor a criança vai assimilar; mas não podemos deixar que elas deixem de ser criança e curtir a fundo todas as possibilidades.

E tem mais, as crianças aprendem brincando e se divertindo, se privarmos elas disso, estamos prejudicando seu desenvolvimento intelectual.

Impondo um padrão

Outra coisa prejudicial nessa história é o fato de que, nessa Escola de Princesas, as alunas irão aprender desde cedo qual é o conceito de beleza ideal. É aquela beleza que encontramos nos contos de fada: cabelos loiros, lisos, peles perfeitas, unhas impecáveis… não há defeitos nas histórias encantadas. Mas na vida, quando o visual delas não corresponder ao dos contos de fada, como elas irão lidar com isso?

O mundo cor-de-rosa

Agora, trago um importante questionamento feito por uma criança em uma loja de brinquedos e que tem tudo a ver com as questões que estamos trazendo sobre a “Escola de Princesas”.

Veja:

Então, você sabe responder por que as meninas só podem comprar brinquedos rosas e os meninos podem comprar de todas as cores e coisas muito mais divertidas? Você reparou que na Escola de Princesas não há ensinamentos sobre, por exemplo, “Criatividade” e “Inovação”?

A princípio eu até achei legal a ideia da escola, mas depois fui refletindo e percebi que realmente eu estava enganada.

As crianças – sejam meninos ou meninas – precisam ser crianças e ser estimuladas desde cedo a fazer coisas divertidas, criativas, inovadoras. Para tudo isso, é preciso liberdade. As regras são, sim, importantes, mas a liberdade de escolher o que quer ser também é essencial. E as opções das meninas podem ir além do mundo rosa.

paismodernos-princesas

Não diga às crianças que elas deve ser princesas ou fadas ou qualquer outra coisa. Deixe elas serem crianças e descobrirem o melhor caminho para elas.

Silvana Lages - baixaSilvana Lages

Você, sim, precisa de lições de Imagem Pessoal, Etiqueta e Comportamento se deseja alcançar o sucesso profissional. As palestras, cursos e treinamentos de Silvana Lages podem ajudar. Clique aqui, conheça os temas trabalhados pela palestrante e escolha a melhor opção para sua empresa.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post