5 dicas para melhorar a imagem pessoal dos homens

 

Por Silvana Lages

O Dia dos Pais vem aí e eu queria aproveitar esta sexta-feira para falar sobre um assunto que interessa não apenas pais, mas homens de qualquer idade ou profissão: a preocupação com a imagem. Afinal, como já disse várias vezes, imagem não é frescura, é chave para o sucesso.

Até aqui, já dei dicas específicas para os homens (não leu o post sobre meias adequadas para o ambiente profissional? Clique aqui e leia!), falei sobre postura… enfim, mostrei direta e indiretamente que imagem pessoal não é coisa só de mulher, que homem também precisa se atentar a pequenos detalhes se desejar alcançar melhores resultados profissionais.

Porém, hoje quero ir além. Quero apresentar dicas práticas para facilitar a vida dos homens que sabem o quanto simples cuidados com a imagem podem fazer a diferença no desempenho profissional e, de quebra, convencer os que ainda não cuidam da sua imagem que é simples, fácil, indolor e que os resultados são excelentes. Acompanhe.

O fim do tabu e o maiores erros

Antes de mais nada é bom que você saiba que hoje em dia não existe mais preconceito com homem ligado em questões de imagem. Não é preciso se esconder para se cuidar. Muito pelo contrário. A atenção aos detalhes é vista como ponto positivo por parte de colegas, líderes, amigos e mulheres!

Depois disso, é importante entender que no universo masculino os erros e falhas relacionados à imagem são menos comuns por um simples motivo: os homens são mais básicos, o que proporciona menos chances de erros.

O problema é que o grande erro decorre justamente desse característica do universo masculino. Ao confundir imagem básica com descaso os homens costumam cometer graves erros como não cuidar da barba, usar sapatos muito desgastado no ambiente profissional e continuar usando aquele cinto quase estourado até que não dê mais para usar.

Com base nestes erros clássicos criei minha lista de dicas para ajudá-lo a acertar sempre. É o meu presente de Dia dos Pais para você. Confira!

5 dicas para aprimorar a imagem pessoal dos homens

1) Potencialize a vida útil do seu sapato com a ajuda de um sapateiro – Em vez de comprar novos sapatos de tempos em tempos, cuide dos que você tem em casa engraxando-os, trocando o taco, limpando-os antes de guardar. Isso potencializa a vida útil dele, mantém sua imagem adequada e ainda por cima faz com que no longo prazo você economize dinheiro.

2) Adeque o seu relógio ao seu traje – Muitos homens acham que todo relógio serve para qualquer visual. Mas não é bem assim. Relógio esportivo não cai bem com traje profissional. E relógio mais social não deve ser usado para a prática esportiva. Além disso, há tamanhos adequados para cada tipo de pessoa. Para um homem pequeno um relógio enorme não é a melhor opção.

3) Não tenha medo de usar bolsa – Cada vez mais os homens têm coisas para carregar. Aparelho celular, carteira, tablet, notebook… Não dá mais para viver levando tudo nos bolsos ou nas mãos. Mas também não dá mais para usar mochila. Existem bolsas apropriadas para isso e utilizá-las conta pontos a favor da sua imagem.

4) Acerte na combinação camisa x gravata – A camisa é lisa? Pode escolher uma gravata marcante. Mas se a camisa for estampada, com textura diferente, fique com uma gravata lisa e de cor neutra. Fica melhor! Além disso, atente-se ao fato de que a ponta da gravata deve estar na altura do furo do cinto. Nem mais pra cima, nem mais pra baixo.

5) Faça barba, cabelo e bigode – Por mais que você prefira seu cabelo mais volumoso, barba comprida e bigodão, nada disso é apropriado para um ambiente formal de trabalho (é claro que se você trabalha em um ambiente informal essas preocupações podem ser menores). Prefira cara limpa (ou barba bem feita), cabelo sempre cortado e bigode caprichado.

Esse é um bom começo. O segundo passo é continuar de olho nas minhas dicas e usá-las sempre a seu favor. Sua imagem será cada vez mais forte e o sucesso garantido!

Para encerrar, gostaria de dizer aos pais que leem este blog que seus filhos sempre se espelharão em vocês para definir comportamentos e atitudes. Assim, a preocupação com a imagem para vocês é ainda mais importante. Ela será “avaliada” tanto no ambiente profissional quanto em casa. Pense nisso!

Feliz Dia dos Pais!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post