4 dicas para passar uma Imagem Pessoal confiável

Por Silvana Lages

4 dicas para construir uma Imagem Pessoal confiávelVocê é uma pessoa confiável? Mais que isso: suas atitudes, sua postura, seu comportamento e seu visual passam uma imagem confiável?

Todos queremos pessoas confiáveis ao nosso lado. Por isso, passar uma imagem de confiança é tão importante para ser selecionados em uma vaga de emprego, ganhar uma promoção, ser promovido no trabalho ou mesmo conquistar seus clientes.

A confiança é a base em qualquer tipo de relação. É claro que é algo que se contrói com o tempo. Porém, algumas atitudes em seu dia a dia mostram às pessoas à sua volta – mesmo para aquelas que não o conhecem muito bem – que você é uma pessoa confiável.

Com isso em mente, reuni algumas dicas pensando em ajudá-lo a passar cada vez mais confiança por meio de sua Imagem Pessoal. Acompanhe.

1. Seja fiél à sua palavra

Jamais prometa algo que não pode cumprir. Promessas não cumpridas são a principal fonte de desconfiança. É só pensar em como tantas pessoas perderam a fé na política por conta de candidatos que prometeram várias coisas que não chegaram nem perto de realizar. Por isso, se você falou que iria chegar naquele horário, chegue; se disse que iria enviar aquele e-mail, envie; se falou ao cliente que enviaria o produto na semana seguinte, faça o que prometeu. Prometer e não cumprir é o mesmo que mentir, e mentira e confiança são coisas totalmente opostas.

2. Saiba dizer não

A princípio você pode achar que dizer “não” vai fazer com que os outros não confiem em você. Porém, é melhor dizer um não verdadeiro, que um sim falso. Se ficar com medo de negar alguma coisa a alguém, você pode ser sincero quanto às possibilidades e, sempre que possível, buscar alternativas para compensar o “não” que você deu.

Por exemplo: se seu chefe deu um prazo que você não vai conseguir cumprir, seja honesto, diga quais são as dificuldades e forneça saídas como “Essa semana não conseguirei entregar o relatório porque tenho muitas visitas e reuniões a fazer. Eu posso entregá-lo daqui a 10 dias? Assim consigo tempo para incluir mais dados importantes”. Você foi sincero quanto à sua capacidade de produção naquele momento. Isso vai fazer com que ele acredite em você e confie que realmente vai entregar o relatório ainda mais completo em 10 dias.

3. Faça do conhecimento a sua base

Você já parou para pensar como confiamos nos médicos? Muitas vezes, deixamos nossas vidas em suas mãos. O motivo para tamanha confiança é que temos a certeza que ele tem o conhecimento necessário para resolver nossos problemas de saúde. E como sabemos disso? Se sentimos uma dor de cabeça, por exemplo, não sabemos do que se trata. Só o médico, a partir de seu conhecimento técnico, poderá descobrir o que está realmente causando essa dor e indicar o melhor tratamento. Por isso confiamos nele, pois ele entende muito bem daquilo que ele faz.

E assim é com qualquer um. Todos confiam em profissionais com conhecimento. Busque sempre aprender cada vez mais e mostre que pode ajudar sua empresa, seu colega de trabalho, seu chefe ou seus clientes sempre que eles precisarem.

4. Tenha controle emocional

Pense em uma pessoa inconstante, que muda de opinião e de humor a todo momento. Você não tem como saber de que forma ela vai reagir à determinada situação. Ou ainda, sabe como ela vai reagir: muito mal. Você confiaria nessa pessoa?

É por isso que o controle emocional é tão importante para você construir uma Imagem Pessoal confiável. Você precisa conhecer seus sentimentos para poder lidar com eles. Ficar nervoso demais, com medo ou com raiva e deixar que isso influencie em suas ações e seu desempenho faz com que as pessoas não confiem em você.

Para entender melhor, recomendo que você leia o artigo que escrevi recentemente sobre “O que é Inteligência Emocional e qual é a sua importância para a Imagem Pessoal”. Clique aqui e confira!

Como você viu, uma Imagem Pessoal confiável é construída por meio de suas atitudes e postura diante das diversas situações do dia a dia. Não tem jeito: a única maneira de parecer confiável é realmente ser confiável.

E você, acredita que passa confiança às pessoas a sua volta? Aliás, você tem confiança em si próprio? Bom, mas a “autoconfiança” já é tema para um próximo artigo.

Silvana Lages - baixaSucesso e até logo!

Silvana Lages

Você sabia que uma imagem confiável pode ser essencial para o fechamento de uma venda? Invista do desenvolvimento da Imagem Pessoal de sua equipe, tenha profissionais que transmitam uma mensagem de confiança a seus clientes, e venda ainda mais! Para isso, posso ajudar com meus cursos, palestras e workshops. Entre em contato e saiba mais: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post