O que é Inteligência Emocional e qual é a sua importância para a Imagem Pessoal

Por Silvana Lages

Você já ouviu falar em Inteligência Emocional? Recentemente participei de uma reportagem do Portal da Competência (leia clicando aqui) que abordava sobre esse tema e a importância de treinamentos profissionais voltados a essa área.

Resolvi trazer este assunto para cá porque ele afeta sua vida em todos os sentidos e, como tal, reflete em sua Imagem Pessoal e influencia no seu sucesso (positiva ou negativamente). Entenda como saber lidar com sentimentos e sensações pode fazer de você uma pessoa mais equilibrada e um profissional melhor…

O que é Inteligência Emocional

Inteligencia Emocional - Imagem Pessoal - Silvana LagesEsse termo é um conceito da psicologia que refere-se à capacidade de reconhecer, entender e controlar os sentimentos (seus e dos outros). Para entender melhor o que isso significa, basta lembrar de situações em que seu estado emocional afetou diretamente seu desempenho.

Exemplos: uma apresentação ao público em que você ficou muito nervoso; um cliente teimoso que lhe deixou com raiva; um grande desafio ou uma grande responsabilidade que fez você sentir-se inseguro ou com medo. Viu só, ninguém está imune de ser afetado profissionalmente pelas emoções.

Treinamentos emocionais

Sabendo o que é a tal da Inteligência Emocional fica evidente que é fundamental que as empresas invistam em treinamentos nessa área para os seus colaboradores.

Pense bem: os sentimentos estão diretamente associados aos nosso relacionamentos. Como profissionais, estamos nos relacionando diariamente com diversos tipos de pessoas e ambientes. Seja com o atendimento ao cliente, ou mesmo no convívio diário com os colegas de trabalho, os sentimentos estão sempre presentes, influenciando a forma como conduzimos essas relações e desempenhamos nossas funções.

É como disse no artigo do Portal da Competência, conhecimento técnico e formação acadêmica hoje em dia é requisito básico. O que está faltando são profissionais educados no ambiente de trabalho, que se vestem adequadamente, que se relacionam bem e que divulgam a imagem da empresa de forma positiva.

De nada adianta ter vários diplomas de conhecimentos técnicos e não estar preparado para lidar com as emoções – que podem, inclusive, bloquear todos esses conhecimentos.

Emoções e Imagem Pessoal

E se as emoções induzem nossos comportamentos, é claro que elas também influenciam em nossa Imagem Pessoal. Pense no(a) melhor colega de trabalho ou no(a) melhor líder que você já teve. Como era essa pessoa “emocionalmente falando”? Você a via brigando com outros em público? Perdendo a paciência com os clientes? Descontando suas frustrações em outros colaboradores? Ou então atrapalhado em algum evento? É provável que não.

Pessoas de sucesso são aquelas que conhecem seus sentimentos e sabem lidar com eles independente do ambiente – além de também entender os sentimentos dos outros, para poder saber como agir em determinadas situações críticas.

E você, como tem lidado com suas emoções?

Reflita sobre isso, pense no que você precisa melhorar e que forma é possível conseguir isso e aprimore cada vez mais sua Imagem Pessoal. Isso com certeza fará toda diferença na sua carreira.

Silvana Lages

—–

Quer investir na educação corporativa de sua equipe? Além de conteúdos técnicos, ofereça também orientações comportamentais! As palestras, cursos e treinamentos de Silvana Lages são uma excelente opção neste sentido. Eles proporcionam conhecimentos indispensáveis aos profissionais que desejam aprimorar sua Imagem Pessoal, crescer profissionalmente e contribuir para o desenvolvimento das empresas em que atuam. Entre em contato conosco e saiba mais. comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post