Como usar o Linkedin para fortalecer a sua imagem pessoal na internet

Por Silvana Lages

Linkedin-imagem-pessoalO LinkedIn é atualmente a maior rede social voltada para o público profissional. Lá, recrutadores de empresas de todos os portes e segmentos podem encontrar mais de 200 milhões de perfis de profissionais. Só no Brasil, são 15 milhões de usuários.

Você faz parte desse grupo? Se ainda não, aconselho a entrar nessa rede que é ótima para promover seu currículo e fazer networking online. No artigo de hoje vou mostrar como utilizar essa ferramenta para fortalecer sua imagem pessoal na web.

Perfil profissional

Fiz questão de frisar a palavra profissional porque é isso que deve guiar você em todas as ações dentro do LinkedIn. Ela é uma rede voltada para assuntos profissionais! Ali, não é o lugar para colocar fotos do cachorro ou compartilhar sua música favorita. É realmente como se fosse o seu currículo na internet.

Você pode ainda pensar em sua imagem pessoal como uma marca que você quer divulgar, e o seu perfil no Linkedin seria a página em que você vai mostrar e vender essa marca. Coloque suas experiências profissionais, suas habilidades e cite projetos que já participou. Convença as pessoas de que você é uma marca confiável e competente.

Foto do perfil

A foto do perfil é um item muito importante. Não coloque logomarcas ou outros tipos de símbolos. É essencial que seja uma foto sua, pois isso vai passar mais credibilidade e dar um tom mais “humano” ao seu currículo. Mas, claro, tem que ser uma foto que não cause constrangimento – nada de colocar aquela foto que você tirou na praia, ou aquela em que você está segurando um copo de cerveja. Além disso, escolha uma imagem de alta qualidade, em que o seu rosto apareça claramente, de modo que as pessoas possam reconhecê-lo.

Participe de grupos

Eu posso falar por experiência própria: participar de grupos é ótimo para a troca de conhecimento. Sempre compartilho meus artigos nos grupos e recebo muitos feedbacks interessantes. Escolha grupos que estejam alinhados à sua área de atuação e procure compartilhar por lá notícias e informações sobre seu mercado, comente nos tópicos de outros usuários que achar interessante. Mostre que você é um profissional com conhecimento e aberto a novas ideias.

Além de participar dos grupos, compartilhe também informações no seu perfil. Seus seguidores receberão o conteúdo em suas páginas e poderão interagir com você por ali.

Cuidado com as mensagens

O LinkedIn disponibiliza uma forma de você se comunicar diretamente com um contato seu por meio de mensagens – que são como e-mails dentro da rede. Use com sabedoria essa ferramenta. Não envie mensagens em massa – isso não é diferente de SPAM, e SPAM é sempre muito chato. Direcione a mensagem de modo que o receptor tenha certeza de que você está falando exatamente com ele.

Faça recomendações

Essa é uma ferramenta do LinkedIn para gerar credibilidade em seu perfil. Você pode pedir que seus contatos o recomendem em determinado cargo ou habilidade. Porém, cuidado ao fazer isso. Tenha certeza de que a pessoa para quem você for pedir realmente irá lhe dar um feedback positivo. Uma maneira elegante de fazer isso é, primeiro, você recomendar a outra pessoa e, depois, enviar uma mensagem dizendo que a recomendou naquele cargo ou habilidade e, que se ela quiser, você se sentirá honrado em ser recomendado por ela em algum item também.

Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado

Lembra do meu artigo falando sobre as pessoas que só se preocupam com a imagem na hora de procurar emprego?Pois é, no LinkedIn isso também acontece. A pessoa abandona o perfil por um tempão e, quando tem que colocar-se no mercado de trabalho, resolve dar uma “recauchutada” no seu perfil. Mesmo empregado, mantenha seu LinkedIn atualizado constantemente. Nesse caso, não é só sobre sua imagem, é a imagem da empresa que você está representando também.

Interagir sempre e manter um networking constante pode ajudar você em uma oportunidade futura ou mesmo contribuir para fechar um grande negócio. Mas, para isso, você precisa ser um perfil atuante. Sabe aquela frase “quem é visto não é lembrado”? No LinkedIn também é assim.

Cuide da forma como você apresenta sua imagem no mundo profissional.

Seja ao vivo ou online, isso pode fazer uma grande diferença para sua carreira.

Silvana Lages

As redes sociais são canais importantíssimos também para os negócios. Gostaria de oferecer uma palestra para sua equipe para que ela aprenda a aproveitar essas ferramentas para disseminar não só a própria imagem, como também difundir a marca de sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como Silvana Lages pode ajudar: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.