Era uma vez, em uma cidade encantada, uma escola que ensinava princesas a serem prendadas, bonitas e educadas. Parece conto de fadas, mas isso acontece na vida real. Existe no Brasil uma instituição chamada “Escola de Princesas”. Hoje, quero mostrar tudo que há por trás desse conceito…
Na Escola de Princesas, as meninas aprendem sobre moral e ética, boas maneiras, postura e comportamento à mesa, limpeza, culinária, lavanderia e prendas domésticas, cuidados de higiene e beleza, comportamento nas redes sociais e até orientação sexual. Se você viu o conteúdo e está visualizando adolescentes como alunas, saiba que não é bem assim; 80% das alunas têm entre seis e oito anos.
Criando um mundo encantado?
Não quero que entendam mal, não há nada de errado em querer passar ensinamentos à sua filha. Mas isso precisa ser feito dentro da realidade dela. Nós, mulheres, já nascemos em um mundo todo cor-de-rosa. Somos cercadas de contos de fadas que nos fazem idealizar um mundo que não é real.
Se, para reforçar isso, a menina aprende a se vestir e se comportar como uma princesa, ela vai se achar como tal – mesmo não vivendo em um castelo e não sendo da realeza. Como resultado, ela pode acabar se sentindo superior às outras coleguinhas, tratando-as como “plebeias”.
Até quando esse encantamento vai durar na vida real? Muita gente, por exemplo, vira adulta e encontra dificuldades nos relacionamentos porque ainda carrega a síndrome do Príncipe Encantado que vai aparecer em um cavalo branco…
Regras e liberdade
Além disso, todo esse conceito de “Escola de Princesas” está cercado de regras que “engessam” as crianças.
Já falei aqui no blog no artigo Etiqueta e Crianças que não devemos expor nosso filhos muito cedo às regras de etiqueta. A criança precisa ser criança: brincar, pular e se sujar. Se ela ficar preocupada com a postura de princesa e com sua roupa encantada, não vai conseguir se divertir: que é a melhor coisa de ser criança.
Precisamos, sim, dar educação as crianças ensinar regras de etiqueta, mas de uma forma sutil, sem querer que elas se transformem em pequenas Damas e Príncipes. Estes ensinamentos são importantes e quanto mais cedo vierem melhor a criança vai assimilar; mas não podemos deixar que elas deixem de ser criança e curtir a fundo todas as possibilidades.
E tem mais, as crianças aprendem brincando e se divertindo, se privarmos elas disso, estamos prejudicando seu desenvolvimento intelectual.
Impondo um padrão
Outra coisa prejudicial nessa história é o fato de que, nessa Escola de Princesas, as alunas irão aprender desde cedo qual é o conceito de beleza ideal. É aquela beleza que encontramos nos contos de fada: cabelos loiros, lisos, peles perfeitas, unhas impecáveis… não há defeitos nas histórias encantadas. Mas na vida, quando o visual delas não corresponder ao dos contos de fada, como elas irão lidar com isso?
O mundo cor-de-rosa
Agora, trago um importante questionamento feito por uma criança em uma loja de brinquedos e que tem tudo a ver com as questões que estamos trazendo sobre a “Escola de Princesas”.
Veja:
Então, você sabe responder por que as meninas só podem comprar brinquedos rosas e os meninos podem comprar de todas as cores e coisas muito mais divertidas? Você reparou que na Escola de Princesas não há ensinamentos sobre, por exemplo, “Criatividade” e “Inovação”?
A princípio eu até achei legal a ideia da escola, mas depois fui refletindo e percebi que realmente eu estava enganada.
As crianças – sejam meninos ou meninas – precisam ser crianças e ser estimuladas desde cedo a fazer coisas divertidas, criativas, inovadoras. Para tudo isso, é preciso liberdade. As regras são, sim, importantes, mas a liberdade de escolher o que quer ser também é essencial. E as opções das meninas podem ir além do mundo rosa.
Não diga às crianças que elas deve ser princesas ou fadas ou qualquer outra coisa. Deixe elas serem crianças e descobrirem o melhor caminho para elas.
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