Você sabe o que é Marketing Pessoal?

Por Silvana Lages

Imagine que você quer vender um produto. Para isso, precisa construir uma marca para ele, certo? Essa marca deve fazer com que as pessoas enxerguem as qualidades e os benefícios do item que está à venda. Dependendo da forma como você divulgar a marca, as pessoas não irão só comprá-lo, como também ficarão encantadas por ele.

Agora, para entender o que é Marketing Pessoal, imagine que esse produto é você. É isso mesmo! Talvez você ainda não tenha se dado conta disso, mas todos os dias estamos vendendo a nossa Imagem Pessoal para as pessoas com quem nos relacionamos.

Assim como o produto tem uma marca, você também tem: sua marca é sua Imagem Pessoal.

Como funciona o Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

O marketing comercial ajuda as marcas de produtos, serviços e empresas a mostrarem seus valores. Já a finalidade do Marketing Pessoal é fazer com que sua imagem (sua marca) transmita uma mensagem de acordo com suas capacidades e aspirações profissionais.

Mas, para que as pessoas “comprem” sua Imagem Pessoal de sucesso, é preciso que você a desenvolva corretamente. Assim como no marketing de produtos, há um planejamento de ações, você também pode desenvolver um plano para aperfeiçoar sua Imagem Pessoal.

Aí vão algumas dicas:

  • Defina e entenda seus objetivos

Sabe aqueles itens “Visão”, “Missão” e “Valores” que as empresas possuem? Eles são partes importantes do planejamento estratégico. Então, que tal formular esses itens para você mesmo?

Não precisa ser exatamente com os mesmos nomes, o importante é que você defina, primeiramente, onde quer chegar. Ou seja, o que você quer alcançar? Mudar de emprego? Conseguir uma promoção? Aumentar seu salário? Ganhar mais desafios?

Depois de entender seus objetivos é importante também que você saiba por que quer chegar lá. Conhecer o que nos motiva a evoluir é importante nesse processo de crescimento.

  • Faça uma autoavaliação

Esse é o momento de olhar bem para sua marca pessoal e entender o que há de melhor e o que há de pior nela. Sei que é difícil fazer essa autoavaliação. Por isso, uma boa alternativa é pedir ajuda de pessoas próximas. Tenha uma conversa franca e aberta com elas e questione sobre como sua Imagem Pessoal é vista externamente. Dessa forma, você vai conseguir ter uma visão ampla sobre o que deve permanecer em sua postura, em seu visual e em seu comportamento e descobrirá o que deve ser aperfeiçoado ou mesmo evitado.

  • Determine suas ações

Muito bem, agora você já sabe qual é seu objetivo, entende por que quer alcançá-lo e tem uma boa noção das coisas boas e ruins de sua Imagem Pessoal.

O próximo passo é definir o que deve ser feito. Comece pela avaliação que fez de sua Imagem Pessoal. Se há algo que deve ser melhorado ou evitado, como você irá trabalhar isso?

Se você, por exemplo, tem dificuldades para conversar e passa a imagem de alguém muito quieto, pode fazer cursos de oratória ou de teatro para desenvolver essa sua inibição. E se um amigo confessou que seus modos quando está comendo são muito feios, faça um cursos de etiqueta à mesa para evitar futuros “micos”. Enfim, defina o que deve ser feito para que sua Imagem Pessoal seja aperfeiçoada ao ponto de todos enxergarem o ótimo profissional que você é!

Nossa Imagem Pessoal está à venda, sim. Mas a moeda de troca não é em dinheiro, e sim em credibilidade e confiança. Invista no Marketing Pessoal para que sua marca seja admirada e respeitada por todos.

Silvana Lages - baixaSucesso!

Silvana Lages

Precisa de ajuda para desenvolver sua Imagem Pessoal e de seus colaboradores? As palestras, cursos e workshops podem ajudar você a encontrar a melhor forma de deixar sua marca por onde passa. Invista em sua Imagem Pessoal e alcance seus objetivos! Para mais informações, entre em contato: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post