Um presente musical a todas as mulheres

Por Silvana Lages

Mulheres do mundo inteiro estão sendo homenageadas hoje. Mas você sabe por quê? Não? A data que hoje celebra o poder e a força das mulheres trabalhadoras, mães, esposas, amigas, foi sinônimo de um grave crime em 1857…

Nesta mesma data no século XIX, 129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova York, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas. Era a primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres.

Reprimidas com violência pela polícia local, as operárias refugiaram-se nas dependências da fábrica. Os patrões e a polícia aproveitaram-se da fragilidade do grupo, trancaram as portas e atearam fogo.

As tecelãs morreram carbonizadas, mas não foram esquecidas.

Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, Clara Zetkin propôs que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher, homenageando as mulheres que perderam suas vidas lutando pelos seus direitos. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa, e marcaram o início da nova era.

Minha forma de homenageá-la

08032014

Pensando em comemorar esta data com você que me acompanha selecionei algumas músicas e vídeos que têm como objetivo elevar sua autoestima – pois com a ditadura da beleza (sobre a qual comentei em outros artigos – clique aqui para conferir) o direito das mulheres de serem felizes parece estar diminuindo dia após dia…

São músicas que exaltam sua beleza real, que falam sobre como aproveitar melhor a vida… enfim, que são uma injeção de ânimo para você que anda precisando lembrar que sua beleza é única, que você tem capacidade de alcançar seus objetivos e que está na hora de se preocupar com a Ditadura da Felicidade, e não com a Ditadura da Beleza.

Ligue o som, assista aos vídeos e tenha um excelente Dia (e mês) da Mulher!

Mulher Brasileira – Benito de Paula

Rosa – Pixinguinha (interpretada por Caetano Veloso)

Palavra de Mulher – Elba Ramalho

Você é linda – Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ivete Sangalo

É preciso saber viver – Roberto Carlos

Perigosa – interpreatada por Rita Lee

Mulheres – Zeca Pagodinho e Martinho da Vila

Mulher – Emílio Santiago

A mulher que eu amo – Roberto Carlos

Ah, e não esqueça: você é uma poderosa!

Show das Poderosas – Anitta

Sucesso! Felicidade! Amor! Paz!

Feliz Dia da Mulher!

Silvana Lages

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post