Tatuagem e piercing X ambiente de trabalho: como lidar?

Por Silvana Lages

Esta aí uma questão polêmica.

Antigamente tinha-se uma visão muito negativa quanto à tatuagem e ao piercing no ambiente de trabalho. Dá pra dizer que ambos eram proibidos em qualquer ambiente profissional.

Hoje em dia, porém, já não é bem assim. Algumas áreas/empresas têm uma postura mais flexível e tatuados e adeptos dos piercings têm uma liberdade um pouco maior.

Porém, ainda são necessários alguns cuidados nesse sentido. E é sobre isso que vou falar neste artigo. Saiba de que forma você pode adaptar esses adereços ao dia a dia da sua organização e construa uma Imagem Pessoal adequada aos seus objetivos profissionais.

Imagem Pessoal - tatuagem - Silvana Lages

1) Contexto – a maior ou menor aceitação das tatuagens e piercings depende do tipo de trabalho que você executa e da formalidade do ambiente da sua empresa. Se, por exemplo, você atuar em áreas como Comunicação, Moda e Artes, os adereços são mais aceitos. Em áreas como Medicina, Direito e Economia o cuidado precisa ser maior.

2) Público – quem são seus clientes? Como são as pessoas com quem você se relaciona no dia a dia profissional? Sabendo responder essas perguntas você vai saber quando é o momento de mostrar ou de esconder sua tatuagem ou piercing. Se você vai a uma reunião em uma empresa mais conservadora, por exemplo, não custa nada tirar o piercing do nariz, certo?

3) Locais e tamanhos estratégicos – a escolha do local para aplicação do seu piercing ou tatuagem pode ser fundamental para aqueles momentos em que seja necessário escondê-los. Tatuagens que podem ser cobertas por determinados tipos de roupas, por exemplo, são uma boa saída para adequar-se aos ambientes profissionais não tão liberais. Além disso, tenha em mente que quanto maior e mais visível sua tatuagem/piercing, maior o impacto.

4) Entrevista de emprego – falei sobre esse tema ao Portal Catho (clique aqui e confira). O conselho que dei lá, repito aqui: seja honesto. Se você fizer questão de usar o piercing e a tatuagem de forma aparente em seu dia a dia, deixe essa questão bem clara na hora da entrevista. Isso é importante para evitar desentendimentos futuros. Muitas empresas possuem políticas específicas quanto a isso, e é bom esclarecer as coisas antes de ser contratado.

De maneira geral, tudo vai depender da cultura da empresa e do tipo de seu trabalho. Não há nada de errado em querer demonstrar sentimentos, valores e personalidade por meio de tatuagens ou piercings. Só é importante que você tenha plena consciência de como isso irá afetar sua vida profissional.

Silvana Lages - baixaComo disse na entrevista para a Catho, colocar um adereço definitivo, como uma tatuagem, é saber conviver e se adaptar a vida em relação a isso, seja daqui 5 ou 50 anos.

Lembre-se sempre disso, faça escolhas mais acertadas e beneficie-se disso.

Sucesso!

Silvana Lages

Quer orientar sua equipe sobre como se adequar ao ambiente de trabalho? As palestras, treinamentos, cursos e workshops de Silvana Lages ensinam aos profissionais como aperfeiçoar sua Imagem Pessoal. Seja no cuidado com pierciens e tatuagens ou na escolha da melhor roupa, cuidar da Imagem é fundamental para o desenvolvimento profissional. Entre em contato e saiba mais: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

 

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
2 Respostas para "Tatuagem e piercing X ambiente de trabalho: como lidar?"
  • 11 de maio de 2014
    cris

    Silvana, boa noite.
    é correto chamar o funcionario e orienta-lo a não usar piercing? Como fazer isso de forma que não pareça discriminação?

    (responder)
    • 24 de maio de 2016
      metropolitana

      Cris, o mais certo é quando a pessoa entrar na empresa já ser avisada de como a empresa espera que seja a imagem dos seus funcionários, assim ela já fica sabendo antes de entrar se está de acordo com os valores deles… mas dá para chamar sim. No reservado, diz que vc entende que ele gosta, vc pessoalmente não tem nada contra mas que vc acha que aquilo vai atrapalhar o crescimento dele e o que ele acha de tirar o piercing enquanto trabalha? Vai com leveza, jeitinho, carinho e respeito que dá certo
      VEJA AQUI PORQUE NÃO TE RESPONDI ANTES https://www.youtube.com/watch?v=Kes73BH3veE

      (responder)
Deixe um comentário

Comentar post