Não seja apenas um estagiário. Seja um trainee para o sucesso!

Por Silvana Lages

sucessoHá alguns dias, em uma visita a uma empresa para a qual já prestei serviços de consultoria e ministrei treinamentos, tive a oportunidade de conversar com dois jovens estagiários. A diferença de comportamento entre eles chamou tanto minha atenção que fez com que eu desejasse escrever este artigo.

Acontece o seguinte: um deles visivelmente estava “vestido” como estagiário. Não, não estou falando das roupas que ele usava; estou falando das atitudes.

Conversando com este jovem, em pouco tempo ouvi frases como estas: “quando eu for contratado tudo vai mudar”, “ah, eu sou apenas um estudante, ainda tenho muito que aprender”, e assim por diante.

Já o outro, disse animado: “meu chefe e eu nos damos muito bem. Tenho certeza que minha efetivação aqui está próxima, e faço de tudo para mostrar que mereço esta vaga” e, também, “há alguns dias estava conversando com um professor e contei que estou fazendo estágio aqui, relatei algumas atividades, enfim, mostrei que estou super feliz. Ele me disse que sou o tipo de profissional que ele procura para a sua empresa e me garantiu que quando eu quiser tenho um lugar lá. Esse reconhecimento me fez querer batalhar ainda mais para crescer profissionalmente. Dou cada vez mais de mim aqui na empresa”.

As lições dessas conversas

Foi muito fácil para mim perceber que o segundo jovem tem chances de sucesso muito maiores que o primeiro. Sua postura demonstra que ele sabe que o futuro depende do que ele faz no presente, e que por isso vale a pena investir tempo e dinheiro em preparação, dedicação e, principalmente, em atitudes que marcarão para sempre nas pessoas com quem ele se relaciona.

Já o segundo jovem parece achar que tudo o que ele faz como estagiário será apagado de seu histórico profissional quando ele iniciar o que ele considera uma carreira de verdade. E esse é um grande erro, pois o mercado é pequeno e comportamentos inadequados não apenas serão lembrados por quem os viu de perto, mas também por quem fica sabendo “pelos outros”.

O estudante que se preocupa com sua imagem e postura desde cedo sai na frente. O professor vai indicar para uma vaga bacana no futuro, o chefe vai pensar no nome dele quando precisar de alguém para ocupar um cargo importante e tiver certeza que o melhor é promover alguém da equipe… enfim, o futuro só reservará coisas boas a este profissional.

Tudo isso porque este trainee para o sucesso é muito mais do que um estagiário, e sabe que se preocupar com imagem e postura é fundamental para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Afinal, a parte técnica você já pode dominar, mas e o resto?

Pense nisso!

Forte abraço e muito sucesso.

Silvana Lages.

Escrevi este artigo com o objetivo de provocar uma reflexão sobre este assunto. Para quem já entende a importância da imagem e da postura recomendo a leitura de todas as dicas que reuni neste blog. Clique aqui para ler os artigos.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post