Imagem Pessoal: o exemplo que vem do líder

Por Silvana Lages

Há alguns dias, publiquei aqui um artigo em que apresentava motivos para você deixar o futebol de lado quando o assunto é sua carreira, lembra?

Como eu imaginava, algumas pessoas comentaram em grupos do Linkedin que não apenas o esporte mais amado do Brasil pode causar problemas profissionais, mas também questões como religião e política.

É verdade! Assim como disse naquele artigo que nem todo mundo torce para o mesmo time que você, digo aqui que nem todo mundo tem as mesmas crenças religiosas que você e o partido que você apoia também não é unanimidade.

Tendo isso em mente, meu objetivo hoje é abordar outro assunto: o papel do líder nesses debates extra-profissionais que surgem no ambiente de trabalho e que muitas vezes acabam com a produtividade dos colaboradores, geram discussões desnecessárias e causam mal-estar entre pessoas de uma equipe e até mesmo clientes, fornecedores.

O líder como exemplo

lider-exemplo

Créditos imagem: https://www.facebook.com/CanalGeracaodeValor?fref=ts

A primeira pessoa a deixar seu time, sua religião e suas convicções políticas para o lado de fora da empresa deve ser o líder. Mais do que isso, ele é quem deve orientar os profissionais da sua equipe sobre a importância do simples ato de não deixar com que assuntos tão pessoais interfiram na carreira dos membros da sua equipe.

Tudo começa, claro, logo que o profissional entra na empresa. O líder deve comunicar quais são as regas da organização e deixar claro o que é e o que não é permitido em termos de discussões pessoais no ambiente profissional.

Obviamente, não vivemos em regime de escravidão e proibir que seus colaboradores tenham momentos de descontração entre si seria um absurdo que poderia acarretar até mesmo em perda de produtividade (quem trabalha bem desmotivado, não é mesmo?). Porém, algumas simples orientações como “precisa provocar seu colega porque o time dele perdeu?” ajudam a garantir a paz no ambiente profissional.

Além disso, estar perto da equipe no dia a dia também ajuda a manter os ânimos controlados no que diz respeito à invasão de assuntos pessoais no ambiente de trabalho e ainda ajuda no desenvolvimento profissional não apenas dos membros do time como também do próprio líder – o compartilhamento de conhecimento faz isso, certo?

Mas não é só neste aspecto que o líder deve dar o exemplo. Em todos os quesitos relacionados à imagem pessoal se os profissionais vêm no líder um exemplo a ser seguido as chances de eles mesmos levarem as “regras” à risca são bem maiores.

É líder? Seja exemplo. Você vai adorar os resultados!

Ainda não é? Prepare-se para ser. Seguindo minhas dicas semanais no que diz respeito à imagem você tem um belo caminho traçado.

Sucesso!

Silvana Lages

Tem problemas de imagem pessoal na sua empresa? Silvana Lages pode ajudá-lo de diversas maneiras. Quer entender por quê? Entre em contato pelo telefone (31) 9136-7973. Prepare-se para se surpreender!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post