Imagem Pessoal e Postura Profissional x Vendas: qual a relação?

Por Silvana Lages

Diversos fatores podem prejudicar os resultados de uma equipe de vendas. Dentre eles podemos destacar:

  • Diminuição no número de visitas a prospects;
  • Diminuição no número de contatos com atuais clientes – que podem voltar a comprar em um pequeno intervalo de tempo caso estejam sempre cientes da sua empresa;
  • Despreparo no atendimento.

Com conhecimento de mercado e experiência em vendas estes fatores são facilmente notados por líderes de equipe. Porém, existem ainda outros fatores que podem prejudicar (e muito) os resultados de vendedores e que não são tão facilmente observados por quem os comanda.

Neste segundo grupo estão imagem pessoal e postura profissional inadequadas.

Por onde começar

vendas

É verdade que os clientes buscam produtos/serviços de qualidade, atendimento diferenciado e bons preços. Mas eles também querem se relacionar com empresas de credibilidade, sentir confiança em quem negociam, querem profissionais que levem o profissionalismo a sério. E isso só se consegue quando as preocupações com conhecimentos, habilidades e atitudes vêm aliadas à preocupação com imagem pessoal e postura profissional adequadas.

E não são apenas os vendedores que precisam aprimorar sua imagem e postura. Para que os resultados em vendas melhorem é preciso que toda a equipe atente-se a elas. Uma organização que tem objetivos bem definidos, sabe como quer ser vista por seus clientes e parceiros e deseja chegar cada vez mais longe valoriza cada integrante do time e trabalha para que juntos construam uma imagem sólida e tenham uma postura adequada.

No entanto, mudar uma imagem já estabelecida e fazer com que os profissionais da equipe entendam a importância de aprimorar sua postura para que a empresa como um todo transmita credibilidade e confiança pode não ser tarefa das mais fáceis. Exige esforço individual e coletivo e, mais que isso, exige planejamento.

O papel dos líderes

Dentro deste contexto, a Imagem e Postura dos líderes deve ser extremamente bem planejada e adequada, pois eles são os “Maestros destas Orquestra”, são a referência da equipe, o espelho dos colaboradores.

Esses líderes precisam ter em mente que hoje em dia existe pouca diferença entre produtos e serviços e que o grande diferencial competitivo está na Imagem, Postura e Comportamento adequados, e quem faz este trabalho de Gerenciamento de Imagem e transmite para sua equipe com certeza sai na frente nesta corrida por uma estabilidade neste mercado tão duro e difícil.

Assim, para começar este processo de mudanças é necessário:

  1. Que os reais objetivos da organização sejam compreendidos por todos que fazem parte dela;
  2. Que seja definida a imagem que a empresa deseja transmitir e a postura adequada para que essa imagem seja estabelecida de forma consistente;
  3. Que um plano de ação para que a concretização destes objetivos aconteça seja elaborado;
  4. Que sejam definidos prazos para que as mudanças aconteçam;
  5. Que líderes e colaboradores se unam para avaliar cada passo da mudança e pensar em possíveis mudanças de rumo.

Inicie agora mesmo essa mudança na sua empresa. Pode ter certeza que as vendas irão aumentar.

Se achar que precisa de ajuda para tornar isso possível conheça meu Workshop “Venda mais com imagem e postura adequadas”, ele com certeza irá ajudar sua empresa a crescer de forma sólida e sustentável.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post