Competência social: você tem?

Perguntas diretas realmente nos assustam bastante e tenho certeza que, no momento, você realmente não faz ideia se tem ou não uma competência social. Mas calma! Vou te explicar direitinho.

Vivemos na era da comunicação e saber se relacionar virou um dos requisitos básicos e mais importantes do mercado. Talvez você seja uma pessoa mais tímida e introspectiva – tudo bem, isso acontece e não é um defeito, é uma característica como outra qualquer e que pode e deve ser trabalhada. Porém, você não pode deixar que isso te atrapalhe como profissional, nem mesmo que atrapalhe as suas relações pessoais.

Muitas vezes, os tímidos são vistos e julgados como mal educados, esnobes, grosseiros… As pessoas acham que eles não fazem questão de dar atenção para o outro e, na maioria das vezes, são tachados por “se acharem melhores”. O tímido, por sua vez, não se sente nada bem por isto e tem dificuldades enormes e limitantes.

Não sou especialista em métodos para superar a timidez, mas garanto que tem muita gente boa por aí que pode te ajudar bastante. Porém, do ponto de vista da Gestão Estratégica de Marca Pessoal, que é minha expertise, eu te afirmo você precisa superar estas situações desafiantes.
Os motivos são muitos: a timidez vai provocar ruídos e distorções na sua comunicação e você vai perder a oportunidade de desenvolver a habilidade mais clamada na atualidade, que é a Competência Social.

Se você ainda não se identificou no texto pelo motivo de não ser nada tímido e falar demais, saiba que esta não é uma vantagem que você carrega. Pessoas muito comunicativas precisam tomar um cuidado ainda maior! Eu, felizmente, sou bem tagarela – mas venho me policiando. Precisamos saber falar na hora exata, em um momento oportuno e, ainda mais importante: falar coisas que interessam às outras pessoas.
Ouça mais, aprenda com as pessoas que estão à sua volta e fale coisas importantes, interessantes e que te faça se destacar na massa. Não vá falando tudo o que der na telha, porque isso pode te prejudicar o tanto quanto ser tímido.

Uma pessoa com uma marca pessoal singular é aquela que sabe se impor em diferentes situações do cotidiano, é uma pessoa que sabe expressar suas opiniões, é uma pessoa que sabe defender os seus interesses e construir relacionamentos genuínos, duradores e prósperos. E, principalmente, é uma pessoa que sabe ouvir e entender o desejo e a necessidade das pessoas as sua volta.

A falta de competência social te impede de se destacar no mercado e dessa maneira você dificilmente alcançará um excelente grau de credibilidade, porque o mercado nunca terá a oportunidade de conhecer você integralmente e de saber o quão brilhante você é.
Desafiante, né? Sim, confesso que sim. Mas, te garanto que vale a pena investir tempo, dinheiro e energia no desenvolvimento da sua competência social. Saber se comunicar é um grande potencial competitivo e vai dar uma grande impulsionada na sua carreira, vai te diferenciar da massa e aumentar o seu poder pessoal.

Vamos lá? Vamos começar a mudança agora? Para que breve possa colher estes frutos e ter o reconhecimento que você tanto sonha e merece. Eu tenho certeza que será um sucesso!

Gostou? Conte-me, curte, comente, compartilhe e envie para seus amigos. Quer fazer algum comentário colocação diferente da minha visão, fique a vontade quero muito saber o que você pensa a respeito.

No mais desejo muito sucesso para todos vocês e gratidão por estarem aqui comigo.

Até breve,
Silvana Lages

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post