Chega de postagens de viagem ostentação

As pessoas não estão tendo a percepção da gravidade do que é a ostentação nas redes sociais. Eu sempre falo disso e hoje mais especificamente eu gostaria de falar sobre ostentação em viagens, é uma canseira.

Eu viajei agora há pouco, acabei de retornar. Fiquei 20 dias fora fazendo um curso e depois aproveitei para passear um pouquinho. E as pessoas me perguntam:  “Silvana, você estava viajando? Mas você não postou nada.” E respondo, “não postei. Porque as postagens nas redes sociais não tem que ser para ficar se exibindo.” Uma rede social é como uma roda de amizades. Por acaso você chega numa roda de amigos e fica a todo momento comentando que viajou, que está fazendo a mala, que tomou café que fez isso e aquilo? Não, porque você acaba se tornando cansativo e chato como aquela pessoa que só quer contar vantagem. Às vezes as pessoas até sorriem de forma simpática, mas na verdade não estão suportando aquela situação.

Nas redes sociais a forma que as pessoas têm de falar “ahan, legal, lá vem você de novo”, é só curtir a postagem. Isso não significa que ela realmente gostou, pode até significar o contrário. Você fica superficial e cansativo. Então dentro das rodas de amizade como também no nosso ciclo normal de vida temos que contar coisas que vão gerar valor, enriquecer não só sua vida como a vida do outro.

Selecionei aqui 30 fotos da minha última viagem. Fotos de momentos que achei legal para mim. Agora imagine se a cada momento eu ficasse postando tudo nas redes sociais.

Algumas pessoas chegam a postar até mais de 5 fotos por dia, informando cada lugar que foi, fazendo check-in a todo momento sem ao menos colocar legenda. Isso acaba cansando, a timeline fica bombardeada por fotos daquela pessoa e tudo que ela está fazendo. Eu também fui a lugares legais, tirei fotos legais, fui a restaurantes, tirei foto do café, sim! Eu também fiz tudo que todo mundo faz lá fora. No entanto dou prioridade a viver o momento em si do que registrar o momento sem vivê-lo tão intensamente.

Imagine…

Começa com a típica foto da mala e do passaporte para mostrar que a viagem é para exterior. Depois faz check-in no aeroporto, tira foto da passagem para mostrar o destino, tira foto do avião, da chegada no hotel, e assim vai, postando tudo dessa forma.

fotos

E ao final, você vendo todas essas fotos minhas aqui sem legenda, dando pra perceber que estou me exibindo, qual a sensação? O que você pensa? O que você tirou de proveito disso? Você só pensou o seguinte: “Ela está lá viajando e querendo esnobar”.

Sejamos sinceros, sua intenção pode não ser se exibir, mas a consequência final não acaba sendo essa?

Então se você gosta de postar, poste 1 vez na volta da viagem ou se você ainda não consegue , poste 2 vezes. Uma no meio e outra na volta. Selecione 3, 4 fotos melhores e coloque uma legenda, coloque algo naquela foto do tipo: Oi gente, tudo bem? Fiz uma viagem incrível e lembrei de todos vocês, eu não sei se vocês já tiveram a oportunidade de vir aqui nessa cidade, e eu separei essas fotos para compartilhar com vocês que estiveram lá comigo em pensamento o tempo inteiro e que imagino que irão gostar de  viver esses momentos comigo… ou seja, coloque um texto legal, com um certo conteúdo. Pronto, você colocou as fotos, falou da sua viagem, mas de uma forma leve e simpática e sem ser cansativo, 2 vezes no máximo.

Tem também outra forma, por exemplo, se eu fosse postar mais sobre essa minha viagem, o que eu ia postar?
1

2

4

Gente, estou fazendo minha primeira viagem do ano, concretizando e realizando meus novos decretos. Posso confessar pra vocês, mesmo sendo consultora de imagem sempre errava na mala, levava muito mais roupas do que deveria, pagando até taxa extra por excesso de bagagem. Hoje não mais, estou muito feliz fechando minha bagagem com somente uma pequena mala de 23kg e uma mochila para 20 dias no exterior, inclusive país com inverno, que ocupa ainda mais espaço na mala. Dessa vez optei por mochila para me dar mais liberdade para andar, com menos peso, menos preocupação para desfrutar melhor o lugar. Este ano eu quero focar mais nos meus objetivos por isso esse é meu livro de viagem. Estou indo agora e quero levar todos vocês comigo porque tudo que eu crescer e enriquecer lá eu vou voltar pra enriquecer a vida de vocês e depois eu conto mais, um beijo grande.

Viram gente, como é diferente? Vocês não iam ficar muito mais felizes em ler um diário de viagem dessa forma? Desta forma o meu diário de viagem é feito para gerar valor para minha audiência e não para ficar fazendo a minha auto-revista caras.

 

Um caso, como exemplo…Certa vez um conhecido meu fez sua primeira viagem para o exterior, e hoje, já não é tanta vantagem mais dizer que se viajou pra fora do Brasil, porque graças a Deus muitas pessoas têm condição disso o que antigamente era algo mais restrito realmente.

Começou a viagem, ele começou a saga, fez check-in no aeroporto, no Panamá, em Miami, em 4 restaurantes. Aí alguém já cansou do outro lado e postou assim: “Ei, existem coisas mais interessantes para fazer em Miami do que ficar fazendo só check-in”.  A pessoa que comentou isso está certa? Não, foi indelicado. Deveria ter só pensado, mas chegou num momento tão grande de saturação que a pessoa acabou explodindo. Depois de 10 dias de viagem, de tanto fazer check-in, a pessoa colocou foto de um pôr do sol. Muito bonito, deveria ter colocado uma legenda gerando valor, mas não colocou . Aí alguém postou “Ah, até que enfim, uma postagem interessante da sua viagem”.

Gente, estão vendo? Do outro lado você está postando achando que está contando vantagem, mas as pessoas estão cansadas, não estão gostando disso. Então, comecem a entrar na vida do outro gerando valor, levando uma coisa positiva.

Quando você quiser postar sobre uma viagem, poste, mas primeira coisa, poste 2 vezes no máximo e sempre com um texto gerando valor para o outro.

Primeiro eu fiz a típica seleção de fotos ostentação que as pessoas normalmente iriam postar. Agora eu vou fazer uma seleção de fotos para vocês gerando valor. E para cada seleção de fotos eu vou fazer uma legenda gerando valor para vocês. Vejam como é mais gostoso e me contem o que vocês gostaram mais. O momento em que eu só apresento me ostentando ou o segundo momento gerando valor.

Confiram algumas fotos com legendas especiais pra vocês pensarem o que achariam.

A

Legenda: Oi gente, tudo bem? Gostaria de compartilhar com vocês sobre a viagem que estou aqui fazendo no sul do Chile. Uma viagem com grandes expectativas para finalizar meu curso de formação em master coach. Um curso profundo que eu já venho fazendo no Brasil na escola de Condor Blanco. Esta é uma viagem que já começou desde que eu conheci essa escola porque ela me desenvolveu muito rápido e de forma intensa em varias áreas da minha vida. E hoje estou aqui com grande expectativa, onde vou ficar 8 dias no alto da montanha de Condor Blanco bebendo da mais pura fonte de sabedoria.  Se na escola do Brasil toda essa sabedoria já foi transformadora, imagine agora ter a oportunidade de estar no alto da montanha ao lado do fundador da nossa escola Suryavan Solar e poder beber dessa fonte. Com certeza será muito mágico e especial. Esses conhecimentos que estou buscando não são pra mim, são para que eu transforme todos em sabedoria e leve pra vocês.

 

B

Legenda: Gente, como eu disse pra vocês. Eu subi até a montanha de Condor Blanco para dar continuidade a um curso transformador na minha vida. Que eu sabia que aqui em cima eu ia poder beber da mais pura fonte de sabedoria, de leveza para depois descer e poder compartilhar tudo isso com vocês, mas eu não imaginava que seria tanto. Imaginem vocês, eu, uma menina que saiu de um lugar humilde, de uma casa que nem luz tinha, nunca sonhei um dia estar perto de uma pessoa tão especial como eu estive. Logo no meu primeiro dia do curso, nós fomos presenteados com uma palestra do Garchen Rimpoche, um ser iluminado, uma pessoa que vive a paz e dissemina a paz por onde passa. Só para vocês terem uma ideia, dentro de uma hierarquia, ele é a 3ª pessoa abaixo do Dalai Lama. Pense em escutar uma palestra de quase 2 horas perto desse homem. É uma paz, uma fluidez que não tem como explicar. Mas mostro aqui algumas fotos que vocês poderão sentir um pouquinho dessa paz que nós tivemos a oportunidade de usufruir. Além disso, eles estavam comemorando seus 84 anos, e olha que leveza, teve bolo, parabéns e teve brincadeira. Ele pega o bolo e coloca glacê no nariz. Então vejam só, no primeiro dia já tive oportunidade de conhecer Suryavan Solar e ter esse momento mágico com Garchen Rimpoche. Além disso participamos de uma cerimônia linda de despedida dele, momentos abençoados que eu quero compartilhar com vocês para que se sintam contagiados por essa paz aqui de cima.

 

lancamento_livro

Legenda: Gente, como disse pra vocês eu subi na montanha de Condor Blanco para ter momentos mágicos. Eu compartilhei com vocês o presente que foi estar na presença no Garchen Rimpoche e hoje outro presente maravilhoso e histórico que vai ficar na minha vida. A oportunidade de escutar uma belíssima palestra de Suryavan Solar, idealizador da escola de Condor Blanco em que estou me formando e o lançamento do seu livro dourado. Livro com ensinamentos para que possamos ter uma vida valiosa de verdade. Momentos indescritíveis e muito preciosos, sendo que nenhum deles estava no script. Realmente tenho muito o que agradecer. E se você for bom em encontrar o Wally, vai conseguir me ver logo nas primeiras fileiras da palestra. Momentos incríveis que gostaria de compartilhar com vocês.

 

C

Legenda: Queridos, depois de uma semana muito intensa e diferente, com coisas que eu nunca tive oportunidade de viver, de momentos únicos e transformadores que vou levar pro resto da minha vida, estou aqui, pronta, formada com mais uma especialização. Agora em master coach. Além disso, nesse período, fiz novas amizades, reforcei amizades antigas, tive reencontros especiais, principalmente comigo mesma, com a minha essência, com minha base, por isso esse é um momento muito feliz que eu gostaria de compartilhar com vocês. Todo o conhecimento e sabedoria que eu adquiri não são só pra mim, e sim para partilhar com vocês. Afinal de contas, essa é minha missão de vida: empoderar as pessoas, potencializá-las e fazer com que elas consigam acessar o seu melhor. E eu só estou aqui porque vocês estão na minha vida. Então este é um momento de vitória nossa e eu gostaria de compartilhar com vocês e agradecer muito por tudo que vocês representam na minha vida, porque sem vocês nada disso faria sentido. Gratidão, estou pronta para voltar ao Brasil e compartilhar com todos vocês de todos esses momentos incríveis e finais da nossa formação, como foram lindos e especiais.

 

Viram? Eu fiz pra vocês no início as postagens inadequadas, repletas de ego, apenas me exibindo e depois fiz as postagens de como eu postaria gerando valor pra vocês. Espero que vocês tenham usufruído e aprendido. Quero que vocês me contem se vocês também se sentem incomodados com esse tipo de postagem hoje e como você se sentiria com esse outro tipo de postagem que estou fazendo.

Na próxima semana, vou compartilhar com vocês uma sequência de vídeos que eu gravei lá em cima na montanha para vocês. Inclusive alguns não estão com boa qualidade mas eu vou postar assim  mesmo. São momentos em que estava sozinha e que eu precisei fazer um self. Mas a essência do momento é tao legal que a qualidade da gravação fica até pequena diante da grandeza dos momentos. Dentro em breve virão vários posts para poder enriquecer a vida de vocês.

Um beijo grande, fiquem com Deus. E que 2016 seja realmente o ano divisor de águas na vida de todos nós.

Gostou? Curte, comente, compartilhe.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
9 Respostas para "Chega de postagens de viagem ostentação"
  • 15 de fevereiro de 2016
    Waina Miranda

    Sil, concordo com você sobre a exibição, mas acho mais apropriado suas fotos com “legendas” para um grupo, porque textos longos como você fez, em geral, no perfil do face as pessoas não leem (eu li..rs.). Somente aquelas que nos são mais íntimas e queridas vão dispensar um tempo para ler, a maioria quer mesmo é ver as fotos lindas do local… tempo hj é uma coisa que as pessoas não tem mais.

    Bjs

    (responder)
  • 15 de fevereiro de 2016
    Natasha

    Silvana,
    Fiquei muito feliz lendo seu post. Bom demais vê-la se aprimorando e solidificando ainda mais sua carreira.
    Desejo sucesso sempre.
    Um beijo!
    Natasha

    (responder)
    • 24 de maio de 2016
      metropolitana

      OI NATASHA QUE BOM VER VOCÊ AQUI, VC É INESQUECÍVEL! GENTE, ELA FOI A PESSOA QUE ME FEZ TER CORAGEM DE FAZER UM BLOG, ESTE BLOG SÓ EXISTE PORQUE ELA ME ENCORAJOU… GRATIDÃO ETERNA VEJA AQUI PORQUE NÃO TE RESPONDI ANTES https://www.youtube.com/watch?v=Kes73BH3veE

      (responder)
  • 15 de fevereiro de 2016
    Alessandra

    Olá Silvana, bem vinda de volta!

    Concordo planamente com seu artigo. Acredito que a carência e a necessidade de se mostrar para sentir-se superior ou até para se sentirem parte de algo que “todo mundo faz” tem feito com que as pessoas exagerem na dose e acabem se transformando em pessoas desinteressantes.

    Eu mesma já não uso meu Facebook há quase dois anos por ter adquirido uma preguiça profunda do uso que as pessoas fazem dessa rede social. O que considero uma pena, pois o “Face” é uma ferramenta incrível quando bem utilizada.

    Ostentações, lamúrias, desrespeito às opiniões alheias, lavação de roupa suja…ahhhhh…que chato e que triste!

    Vamos fomentar o que é bom e o que pode levar aprendizado e fazer a diferença na vida do maior número possível de pessoas. Vamos parar de alimentar o que não nos agrega valor e “matemos de fome” o que é negativo, o que é sensacionalista, o que é mentira, o que é manipulador, o que espragueja e não resolve. Somente a AÇÃO resolve.Espero que possamos agir cada vez melhor!

    Abraços minha querida e parabéns pelo seu trabalho.

    (responder)
    • 24 de maio de 2016
      metropolitana

      OI ALESSANDRA É ISTO AI… USANDO A FERRAMENTA DE FORMA CORRETA VAMOS ISNPIRAR OUTRAS PESSOAS A USAREM ASSIM TAMBÉM, E COM O TEMPO TUDO VAI SE ENCAIXANDO E AS PESSOAS VÃO APREDENENDO A USAR GRATIDÃO] VEJA AQUI PORQUE NÃO TE RESPONDI ANTES https://www.youtube.com/watch?v=Kes73BH3veE

      (responder)
  • 5 de março de 2016
    monica

    Adorei, td muito enriquecedor

    (responder)
Deixe um comentário

Comentar post