A timidez pode prejudicar sua carreira?

Por Silvana Lages

Timidez - Silvana LagesBochechas vermelhas, mãos tremendo, suor, vontade de se esconder.

Se você é uma pessoa tímida, sabe muito bem do que estou falando. Esses são alguns sinais que aparecem quando a timidez bate e você não sabe como agir, não é mesmo?

Isso já prejudicou você em algum sentido? Hoje, eu vou contar um caso real em que a timidez teve influência direta no desenvolvimento profissional. Mas, claro, sempre há saídas: neste artigo também vou mostrar como a timidez pode ser contornada para que você não seja mal interpretado e não passe uma imagem negativa. Acompanhe!

O caso é o seguinte: uma amiga minha acabou de perder uma promoção de trabalho por culpa de sua timidez. Ela passou em todas as fases da seleção, mas, na última, que era focada em comunicação, ela não se saiu bem.

Já aconteceu algo parecido com você? Como você reagiu?

Bom, tentando entender melhor a situação, a minha amiga foi até seu gerente e perguntou a ele se ele achava que a timidez dela era ruim para o trabalho. Ele afirmou que ela já havia evoluído bastante, mas que ainda precisava melhorar suas respostas, que eram sempre “secas” – ou seja, objetivas e curtas demais.

O medo e a timidez

A timidez está enraizada no medo. É o medo que você tem de alguma coisa que faz você ter vergonha de falar, se expor e querer se esconder a todo custo. Essa minha amiga me confessou que tinha medo de falar com o chefe. Ela tinha tanto medo que chegava até imaginar que ele não gostava dela, apesar de ele nunca ter demonstrado que não gostasse.

Por isso, o fato de ela ter perguntado a ele, cara a cara, sobre o que ele achava de ela ser tímida, já foi um grande passo para sua superação. Quer saber o que minha amiga fez depois disso? Ela, que já faz dança há três anos, agora está se programando para fazer teatro também, para ajudar na sua desinibição perante as outras pessoas.

Como agir

Depois de conhecer a história da minha amiga podemos dizer que a resposta para a pergunta do título é “sim”.

Sim, a timidez pode prejudicar sua Imagem e, como consequência, fazer você perder oportunidades profissionais por não conseguir demonstrar todas as suas reais habilidade.

Para evitar isso, veja as dicas que separei para você superar de vez a timidez:

1. Conheça a fonte da timidez

No caso da minha amiga, a timidez vinha do medo que ela tinha do chefe. E no seu caso, você saberia dizer o que causa sua timidez? O que é preciso que aconteça para que ela manifeste-se de maneira mais intensa? Conhecer a fonte da sua timidez vai contribuir para você saber de que forma agir – seja evitando o que a causa, ou aprendendo a lidar com isso.

2. Não se esconda

Pessoas tímidas geralmente transparecem a timidez em seu vestuário. Vestem-se de maneira a não chamar atenção, querem se camuflar para que ninguém os note. Pois bem, se você é uma pessoa tímida, fique atento ao que você veste. Se esconder não é uma coisa boa para a sua evolução profissional, afinal, se você não for notado, ninguém vai lembrar de você na hora da promoção. Destaque sua imagem como alguém presente, atuante e positivo. Invista em um visual profissional e elegante para marcar presença.

3. Atividades

Procure fazer atividades que incentivem a interação direta com as pessoas e também o relaxamento. No caso da minha amiga, ela escolheu dança e teatro, mas pode ser qualquer tipo de atividade que seja boa nesse sentido para você: yoga, alongamento, aulas de música, musculação, bicicleta… Enfim, encontre uma atividade prazerosa e que, ao mesmo tempo, estimule o contato social. Dessa forma, você vai aprendendo, aos poucos, a gostar do contato com as outras pessoas, associando isso a coisas positivas.

4. Autoestima lá em cima

Outra coisa importante é conhecer e aceitar a si mesmo. Não se menospreze, saiba o seu valor. Entenda seus pontos fortes e foque neles. Não pense que você é inferior a outras pessoas – só assim você vai parar de ter medo de ser humilhado e ficar se escondendo.

5. Preparação contra a timidez

Uma boa saída também é se preparar antecipadamente para aquelas situações em que você sabe que a danada da timidez vai aparecer. É muito mais fácil lidar com aquilo que já conhecemos, não é mesmo? Por isso, procure estar sempre informado sobre tudo que diz respeito à empresa. Assim, você não corre o risco de ficar nervoso por não saber o que falar. Da mesma forma, se você tem vergonha ao fazer apresentações, por exemplo, estude muito bem o tema que vai abordar e ensaie várias vezes para estar preparado para a hora H.

Eu entendo que superar a timidez não é fácil e também não acontece do dia para a noite. Porém, seguindo essas dicas você vai poder contornar muito melhor aquela situação em que você ficaria sem fala e sem ação por conta da timidez.

Ser introspectivo não é uma coisa ruim, faz parte da personalidade de cada um. Porém, entender que algumas situações exigem um esforço maior no sentido de se expor vai fazer você lidar muito melhor com a timidez, garantindo que ela não prejudique sua carreira.

Sucesso!

Silvana Lages

As palestras, cursos e treinamentos de Silvana Lages sobre Imagem Pessoal, Etiqueta, Postura e Comportamento Profissional têm o poder de revolucionar o desempenho dos participantes – inclusive dos que sofrem com timidez. Entre em contato conosco e entenda como: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post