Nessa época do ano é comum que muitas empresas promovam festas para comemorar os bons resultados dos últimos meses e motivar os colaboradores para o próximo ciclo que se aproxima. Em ocasiões como essas, muitos profissionais acabam confundindo o momento com descontração e cometem algumas gafes que podem prejudicar sua imagem pessoal. Neste artigo, dou algumas dicas para você manter a linha nas festas corporativas de final de ano e encerrar 2013 já preparado para arrebentar em 2014. Veja quais cuidados você precisa ter.
1. Bebida
Se estiverem oferecendo bebidas na festa, você deve usar o bom senso para decidir se aceita ou não. Caso você queira beber socialmente, não há problema algum, desde que não exagere. Saiba os seus limites. Se você não é acostumado a beber, não tente acompanhar os outros apenas para socializar. O resultado pode ser desastroso.
Além disso, coloque a bebida em copos e não ande segurando o copo em uma mão e a garrafa na outra. Não se esqueça de deixar a mão direita livre e e seca para poder cumprimentar a todas as pessoas. Digo isso pois tem gente que a passa a festa toda com a comida em uma mão e a bebida na outra e com isso perde a oportunidade de se relacionar com outros convidados, o que é péssimo, uma vez que esse tipo de evento tem justamente a ideia de promover essa interação.
Por último, se você bebe e seu colega não, não o force a beber. Isso é ser inconveniente!
2. Roupa
Vá de acordo com a ocasião. Se o evento for em um local mais requintado, vá com uma roupa de festa mais elegante. Já se for em um ambiente menos formal, aposte em trajes mais despojados. Porém, independente do estilo, lembre-se que ainda é um ambiente corporativo. Nada de roupas com muito brilho (tanto mulheres quanto homens!), decote, muito curtas ou com cores extravagantes – as dicas deste artigo valem para esta ocasião também.
Se o evento for em um sítio com piscina, por exemplo, nem pense em ir de biquini ou roupa muito sensual. Melhor é optar por uma bermuda larguinha. Já para os homens, a melhor dica é: só tire a camisa se a piscina for realmente liberada. Se não, opte por mantê-la.
3. Conversa
O ambiente descontraído pode acabar “soltando a língua” de algumas pessoas. Muito cuidado para não falar o que não deve. E se você escutar alguém falando mal da empresa ou de colegas de trabalho, não incentive o papo. Desvie o assunto e tente ser o mais agradável possível. Fofoca nunca é bom – muito menos em festas.
Outra coisa desagradável em festas de confraternização é tocar nos assuntos de trabalho – como o relatório tal, o pedido do cliente X… Este não é momento para isso, é sim um dia de confraternização. Também não é a hora de se aproximar do chefe e pedir um aumento. Também não dá para se queixar da festa, por mais que você não esteja gostando. Respeite a organização!
4. Socialização
Nada de ficar sozinho em um canto. O objetivo de eventos como estes é justamente realizar a integração entre os profissionais. Se você é tímido, tente se esforçar para participar de alguma conversa, pelo menos ouvindo o que os outros têm a dizer. Escutar também é uma maneira gentil de socializar.
Uma boa dica é, também, não ficar apenas na sua rodinha do dia a dia. Tente mudar de grupo, conversar com outras pessoas, conhecer profissionais de diferentes áreas, etc. Se na festa familiares estiverem presentes, cuidado com brincadeiras do tipo “é esta a patroa? É ela quem manda em casa? Ela que não deixa que você jogue futebol com a galera?”, ou “esta é a Patrícia?” – mesmo sabendo que a esposa se chama Juliana, querendo apenas causar uma intriguinha. Jamais brinque com os maridos das colegas, dizendo coisas como “esse é o careca sortudo que casou com você? Casou com a mais gata, hein, cara?”, ou, pior, “a mais gostosa da empresa”. Isso pode não apenas prejudicar sua Imagem Pessoal como, também, o clima da festa.
Nesse sentido, também não se deve ignorar completamente os convidados de seus colegas. Pergunte sobre eles, interaja de maneira profissional e faça com que a festa seja interessante para todos.
5. Comida
Primeira dica: coma em casa antes de sair, para não chegar morto de fome e querer devorar tudo que vem pela frente. Também não pega bem deixar comida no prato, por isso preste atenção ao cardápio para não pegar aquilo que não gosta. Levar comida para casa, então, não tá com nada! Além disso, sirva-se de pequenas porções. Esses detalhes mostram que você é educado, além de valorizar o investimento aplicado na alimentação da ocasião.
6. Dança
É provável que haja música neste tipo de evento, para aumentar o clima de descontração. Talvez tenha até uma pista de dança para incentivar os convidados a interagirem. Não há nada de ruim nisso. Porém, o bom senso neste momento também é fundamental! Novamente, lembre-se que ali estão pessoas com as quais você convive diariamente no trabalho. Você não vai querer ser lembrado o resto do ano como aquele que dançou “na boquinha da garrafa” ou que, literalmente, dançou até cair.
Dicas finais
De maneira geral, lembre-se a todo momento que, apesar do clima de descontração, é a sua imagem profissional que está em jogo. Mantenha uma postura adequada para aproveitar a festa com elegância e simpatia, transmitindo a imagem de um profissional impecável e flexível, que adapta-se a diferentes tipos de ambientes.
Além disso, siga meus conselhos finais:
- Não leve convidados além do permitido;
- Chegue no horário e vá embora no horário – não seja o último a sair;
- Ofereça ajuda na organização se você achar que aconteceu alguma coisa e um colega está sobrecarregado;
- Não saia levando tudo o que vir pela frente achando que é lembrancinha; às vezes algumas coisas são alugadas e esse seu pensamento pode gerar um custo para a empresa;
- Vá com um sapato que permita que você aguente até o fim da festa e não tenha que ir embora descalço – e nem tenha que tirar para dançar;
- Não queira bancar o simpático, o feliz; não grite.
Encerre 2013 com um pé no sucesso de 2014!
Silvana Lages
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