Quando crianças, somos extremamente curiosos: queremos saber o porquê de tudo. Por que o céu é azul? Por que o ano tem 12 meses? Quem inventou relógio? Como que o avião voa? E por aí vai… Depois que crescemos, perdemos um pouco essa mania de perguntar, mas continuamos sempre em busca de significados para as coisas que acontecem conosco e ao nosso redor.
É por isso que, cada vez mais, eu recebo mulheres que procuram o processo de coaching de marca pessoal com um objetivo principal: descobrir o seu propósito de vida.
Elas querem saber qual é a sua missão no mundo, o que podem fazer para se sentirem mais realizadas. Em muitos casos, são mulheres que estão infelizes no seu trabalho atual, mas ainda não sabem qual outro caminho podem seguir para atingir a tão sonhada felicidade e realização pessoal.
Fico extremamente feliz quando recebo essas mulheres! Elas querem ter uma marca pessoal de valor e estão começando pelo caminho certo: querem encontrar propósito naquilo que fazem e descobrir qual é a sua missão no mundo.
É sobre isso que eu vou falar hoje: sobre encontrar o seu propósito de vida e, consequentemente, agregar mais valor a sua marca pessoal.
A primeira coisa que eu adianto é que todo trabalho, independente de ser aquele que você gostaria de estar trabalhando ou não, tem o seu propósito e deve ser valorizado – esse é o primeiro passo para ser mais realizada profissionalmente.
Se você não tem oportunidade de trabalhar e viver daquilo que você ama, não tem problema – ame o que faz atualmente. Encontre valor no que você entrega e não veja o seu emprego como uma mera obrigação que você tem que encarar todos os dias para conseguir pagar as contas.
Vou usar as cabeleireiras como exemplo. Elas têm uma rotina extremamente cansativa, ficam em pé durante o dia inteiro, com os braços erguidos fazendo escovas, cortes, pinturas. Não é fácil, mas a rotina pesada fica muito mais prazerosa quando elas percebem o valor daquilo que entregam: elas são responsáveis por devolver a autoestima das pessoas.
Você é mulher e me entende: quantas vezes você foi ao salão para melhorar a sua semana que estava ruim? Você sai de lá se sentindo mais bonita, empoderada, sem nem lembrar dos seus problemas… E isso só é possível graças ao trabalho das cabeleireiras, que se empenharam em entregar um bom serviço para transformar a sua vida.
Esse o ponto que você precisa focar: como o seu trabalho impacta a vida de outras pessoas? Qual é o propósito de fazer o que você faz? O que você entrega ao mundo? Entenda quem você é, o que você faz e pra quem você faz. Quando tudo isso é esclarecido, descobrir a sua missão vira um processo muito mais simples.
E não venha falar que o seu trabalho não contribui em nada para a sociedade. Todo trabalho tem seu valor, independente da sua complexidade ou do grau de intelectualidade necessário – então se esforce para descobrir, com clareza, o propósito daquilo que você atua.
Não tem como ter uma marca pessoal de valor se você não valoriza aquilo que você faz, aquilo que você entrega. Então trabalhe para encontrar o seu propósito de vida – isso vai te ajudar a focar nas coisas certas, guiando suas ações para aquilo que te dá prazer e satisfação pessoal.
Uma coisa eu garanto: você será muito mais feliz quando isso acontecer e sua marca pessoal terá muito mais valor.
Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre: