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  • Dicas de decoração de mesas para o Natal

    Dicas de decoração de mesas para o Natal

    Por Silvana Lages

    Natal é tempo de comemorar e festejar junto com as pessoas que amamos. Seja sua família grande ou pequena, é impossível não ser tocado pelo espírito natalino que deixa todos mais alegres, fraternos e unidos.

    Sabendo disso e imaginando que logo mais sua casa será tomada por festas e celebrações, resolvi escrever este artigo com o objetivo de ajudá-lo a montar uma mesa que proporcione alegria, leveza e beleza no seu Natal.

    Não vou ensinar tecnicamente como montar uma mesa. Essa não é a ideia! Mais importante do que isso é você se inspirar em sugestões interessantes, escolher um estilo que se adequa ao perfil da sua festa e investir tempo e carinho para preparar um ambiente agradável para todos.

    Vamos lá?

    Acessórios na medida certa

    Cuidado com o excesso de enfeites. Não há um limite de acessórios a serem utilizados, mas é preciso cuidar para que os itens de decoração não atrapalhem as pessoas na mesa, de modo que todos possam se olhar e conversar entre si sem ter que desviar de alguma coisa.

    Inove

    Não necessariamente você precisa seguir as cores tradicionais do Natal – vermelho, branco, verde e dourado. Você pode optar por utilizar uma só cor, ou mesmo fazer uma mesa toda colorida – vai do seu estilo e da disponibilidade de materiais. Apenas preocupe-se em manter uma harmonia entre as cores.

    Criatividade e economia

    Se você não tem dinheiro para investir em artigos de decoração, a criatividade pode fazer a diferença. Por exemplo: uma latinha ou vidro de leite de coco que iriam para o lixo, podem virar belos vasinhos para sua mesa. Pegue uma flor no jardim e dê um toque todo especial – e sem gastar nada.

    Decore dentro de suas possibilidades. O importante mesmo é investir seu amor e seu afeto na decoração. Com um pouquinho de carinho, todos conseguem transformar uma mesa simples, linda de se ver e agradável para reunir quem amamos.

    Gostou dessas dicas? Para ajudá-lo ainda mais nesse momento especial separei algumas imagens com muitas dicas sobre como montar a mesa e também indicações de materiais que podem ser aproveitados na decoração.

    Seja qual for o seu estilo – moderno, sofisticado, alternativo ou criativo – nas fotos abaixo você irá encontrar a inspiração que precisa – da mais simples à mais luxuosa. Lembre-se: de castiçais de prata a um mimo feito com garrafa pet, o que vale é o seu carinho na hora de decorar.

    mesa de Natal - vermelha

    mesa de Natal - colorida

     

    gelo decorado

    mesa de Natal - como organizar

     

    criatividade-no-Natal- criatividade-no-Natal

    Natal

    Feliz Natal!

    Silvana Lages

    *As fotos utilizadas foram adquiridas por meio de pesquisa on-line, retiradas de diversos site e blogs de decoração e etiqueta.

  • Como usar o Linkedin para fortalecer a sua imagem pessoal na internet

    Como usar o Linkedin para fortalecer a sua imagem pessoal na internet

    Por Silvana Lages

    Linkedin-imagem-pessoalO LinkedIn é atualmente a maior rede social voltada para o público profissional. Lá, recrutadores de empresas de todos os portes e segmentos podem encontrar mais de 200 milhões de perfis de profissionais. Só no Brasil, são 15 milhões de usuários.

    Você faz parte desse grupo? Se ainda não, aconselho a entrar nessa rede que é ótima para promover seu currículo e fazer networking online. No artigo de hoje vou mostrar como utilizar essa ferramenta para fortalecer sua imagem pessoal na web.

    Perfil profissional

    Fiz questão de frisar a palavra profissional porque é isso que deve guiar você em todas as ações dentro do LinkedIn. Ela é uma rede voltada para assuntos profissionais! Ali, não é o lugar para colocar fotos do cachorro ou compartilhar sua música favorita. É realmente como se fosse o seu currículo na internet.

    Você pode ainda pensar em sua imagem pessoal como uma marca que você quer divulgar, e o seu perfil no Linkedin seria a página em que você vai mostrar e vender essa marca. Coloque suas experiências profissionais, suas habilidades e cite projetos que já participou. Convença as pessoas de que você é uma marca confiável e competente.

    Foto do perfil

    A foto do perfil é um item muito importante. Não coloque logomarcas ou outros tipos de símbolos. É essencial que seja uma foto sua, pois isso vai passar mais credibilidade e dar um tom mais “humano” ao seu currículo. Mas, claro, tem que ser uma foto que não cause constrangimento – nada de colocar aquela foto que você tirou na praia, ou aquela em que você está segurando um copo de cerveja. Além disso, escolha uma imagem de alta qualidade, em que o seu rosto apareça claramente, de modo que as pessoas possam reconhecê-lo.

    Participe de grupos

    Eu posso falar por experiência própria: participar de grupos é ótimo para a troca de conhecimento. Sempre compartilho meus artigos nos grupos e recebo muitos feedbacks interessantes. Escolha grupos que estejam alinhados à sua área de atuação e procure compartilhar por lá notícias e informações sobre seu mercado, comente nos tópicos de outros usuários que achar interessante. Mostre que você é um profissional com conhecimento e aberto a novas ideias.

    Além de participar dos grupos, compartilhe também informações no seu perfil. Seus seguidores receberão o conteúdo em suas páginas e poderão interagir com você por ali.

    Cuidado com as mensagens

    O LinkedIn disponibiliza uma forma de você se comunicar diretamente com um contato seu por meio de mensagens – que são como e-mails dentro da rede. Use com sabedoria essa ferramenta. Não envie mensagens em massa – isso não é diferente de SPAM, e SPAM é sempre muito chato. Direcione a mensagem de modo que o receptor tenha certeza de que você está falando exatamente com ele.

    Faça recomendações

    Essa é uma ferramenta do LinkedIn para gerar credibilidade em seu perfil. Você pode pedir que seus contatos o recomendem em determinado cargo ou habilidade. Porém, cuidado ao fazer isso. Tenha certeza de que a pessoa para quem você for pedir realmente irá lhe dar um feedback positivo. Uma maneira elegante de fazer isso é, primeiro, você recomendar a outra pessoa e, depois, enviar uma mensagem dizendo que a recomendou naquele cargo ou habilidade e, que se ela quiser, você se sentirá honrado em ser recomendado por ela em algum item também.

    Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado

    Lembra do meu artigo falando sobre as pessoas que só se preocupam com a imagem na hora de procurar emprego?Pois é, no LinkedIn isso também acontece. A pessoa abandona o perfil por um tempão e, quando tem que colocar-se no mercado de trabalho, resolve dar uma “recauchutada” no seu perfil. Mesmo empregado, mantenha seu LinkedIn atualizado constantemente. Nesse caso, não é só sobre sua imagem, é a imagem da empresa que você está representando também.

    Interagir sempre e manter um networking constante pode ajudar você em uma oportunidade futura ou mesmo contribuir para fechar um grande negócio. Mas, para isso, você precisa ser um perfil atuante. Sabe aquela frase “quem é visto não é lembrado”? No LinkedIn também é assim.

    Cuide da forma como você apresenta sua imagem no mundo profissional.

    Seja ao vivo ou online, isso pode fazer uma grande diferença para sua carreira.

    Silvana Lages

    As redes sociais são canais importantíssimos também para os negócios. Gostaria de oferecer uma palestra para sua equipe para que ela aprenda a aproveitar essas ferramentas para disseminar não só a própria imagem, como também difundir a marca de sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como Silvana Lages pode ajudar: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

  • Amigo secreto: pequenos cuidados que fazem a diferença

    Amigo secreto: pequenos cuidados que fazem a diferença

    Por Silvana Lages

    O amigo secreto é uma tradição natalina que também é realizada nas empresas, com o objetivo de integrar os profissionais. Mas essa brincadeira pode ter um efeito negativo, caso não sejam tomados alguns cuidados especiais. Vamos, então, às dicas sobre o que fazer e o que não fazer em amigos secretos com colegas de trabalho.

    amigo-secreto-cuidados-imagem-pessoal-1

    Vai ter amigo secreto na sua empresa? Participe!

    Sempre que os rumores de um amigo secreto de fim de ano começam a surgir nas empresas é comum que muita gente torça o nariz e diga que não vai participar. Porém, isso não é legal!

    Se sua empresa promoveu a brincadeira, participe. Não banque o mal humorado, que não gosta porque acha chato ter que comprar presentes para quem nem conhece direito. É uma brincadeira que não vai fazer mal nenhum a você!

    Topou participar? Muito cuidado para não fazer cara de desespero na hora do sorteio quando percebeu que tirou alguém que não gosta, e nem faça brincadeiras do tipo “nossa, tirei a pessoa mais chata da empresa, a mais difícil, o mais sistemático”, porque por mais que seja brincadeira na hora da revelação quem se lembrar do que você falou pode ficar ofendido.

    Também não conte para seus amigos quem você tirou. Isso estraga a brincadeira. Muito menos troque de amigo secreto com outra pessoa, isso é péssimo para o ambiente da empresa – já pensou se um dia o seu primeiro amigo secreto descobre que você tirou ele e que preferiu trocar?

    Siga o valor estabelecido

    Esse é um erro clássico: gastar além da conta no presente e sentir-se decepcionado quando não recebe algo à altura do que investiu. É para evitar situações como essas que, geralmente, é estabelecido um valor padrão a ser gasto nos presentes. Dessa forma, as pessoas não se sentem injustiçadas, nem com a consciência pesada por ter dado algo de menor valor que aquilo que recebeu

    E lembre-se, isso vale também se você tirou seu chefe como amigo secreto. Não tente impressionar comprando um presente muito acima do valor – além de não pegar bem, você pode ganhar o título de “puxa-saco”.

    Ainda sobre o valor, não fique chateado se ganhar um presente de menor valor do que o que você deu. Amigo secreto não foi feito para mudar a vida de ninguém, e sim para promover a interação e a confraternização de uma forma diferente e gostosa.

    Mas se a empresa não quer que ninguém se decepcione com o presente de amigo secreto uma boa opção é pedir que cada membro da equipe liste três sugestões de presentes que gostaria de ganhar. Essas sugestões devem estar dentro do valor estipulado, claro.

    Por último, é importante lembrar que por ser uma brincadeira e por haver pessoas de diferentes níveis sociais dentro de uma empresa, é bom que o valor não seja muito elevado, para que do porteiro ao presidente todos possam participar!

    Dê presentes personalizados

    Você precisa conhecer o mínimo possível o seu amigo secreto para conseguir dar algo que o agrade. Caso não seja muito próximo da pessoa que pegou, essa é a oportunidade perfeita para conversar mais com ela e conhecê-la melhor. Você também pode, discretamente, perguntar sobre seu amigo secreto para pessoas próximas a ele. Ou ainda, quem sabe, dar uma olhadinha em seu perfil nas redes sociais.

    O importante é dar um presente que esteja diretamente relacionado a ele. Dessa forma, ele vai sentir-se especial por saber que você se preocupou em procurar algo que ele iria gostar. Essa aproximação pode ser o início de uma grande parceria profissional. Ao contrário, se der um presente genérico – um chocolate para alguém que tem intolerância à lactose, por exemplo – vai ficar evidente que você não se importa nem um pouco com seus colegas de trabalho.

    Cuidado com o discurso

    Esse é um momento muito delicado. Afinal, você vai descrever a pessoa, e isso exige muita cautela. Todo cuidado é pouco! Procure falar suas impressões positivas – com certeza esse não é o momento de criticar ninguém. Além disso, pode até fazer algumas brincadeiras, desde que tenha certeza que isso não vai ofender seu amigo secreto e as pessoas presentes. Piadas racistas e homofóbicas estão fora de questão – como sempre, claro! Cuidado também com as características físicas que vai citar: falar se a pessoa é magra ou gorda, por exemplo, não é legal, pois pode causar constrangimento. Também não vale a pena exagerar nos elogios, tipo “a mais linda, a mais gata, etc.”. Lembre-se sempre que apesar de ser uma brincadeira, é uma brincadeira dentro da empresa em que você trabalha!

    Seja educado ao receber o presente

    Existem alguns grupos que optam por fazer listas de presentes, para que as pessoas tenham algumas ideias do que presentear. Porém, com listas ou não, há sempre o risco de você receber algo que não lhe agrade muito.

    Nesse momento, nada de cara feia. Mantenha a postura e agradeça o presente, mesmo que não tenha gostado. Se não servir, verifique depois da festa a possibilidade de troca. Ah, e nem pense em comentar com outros colegas a sua insatisfação – isso pode gerar fofoca, o que não é nada bom para o ambiente e, muito menos, para sua imagem.

    O que não dar de presente no amigo secreto corporativo?

    • Peças íntimas;
    • Objetos com apelo sexual;
    • Perfume ou itens com aromas fortes;
    • Roupas – principalmente se a pessoa for gordinha (errar no tamanho é terrível!);
    • Comidas (se você não tem certeza se a pessoa tem alergia a algum alimento); Presentes repassados ou com embalagens velhas;
    • Vale-presente (mostra que não se preocupou em encontrar algo);

    Na dúvida, livros, porta-retratos, canetas e agendas são sempre boas opções. Procure conhecer bem seu amigo secreto – afinal, o objetivo da brincadeira é aproximar as pessoas. Agir com elegância, mesmo em momentos de descontração, irá destacá-lo como um bom profissional em qualquer tipo de ocasião.

    Lembre-se que depois da festa tudo volta ao normal, e dependendo do seu comportamento sua imagem pode ser manchada.

    Pense nisso.

    Boas festas!

    Silvana Lages

    Se você gostaria de preparar sua equipe para manter uma imagem profissional em todos os momentos, pode contar com a apoio de minha consultoria por meio de cursos, palestras e treinamentos. Para saber mais, entre em contato: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

  • Imagem Pessoal e fortalecimento da autoestima

    Imagem Pessoal e fortalecimento da autoestima

    Por Silvana Lages

    Recentemente, li uma reportagem na revista Você SA que falava sobre a influência da beleza e do vestuário adequado na contratação de profissionais de grandes empresas.

    A reportagem destacava o fato de que recrutadores valorizam esses dois aspectos porque pessoas que se preocupam com eles são mais autoconfiantes, cuidam mais de si. E, sendo mais autoconfiantes, os profissionais produzem mais e melhor.

    E é sobre isso que falo no vídeo desta semana. Assista, reflita e valorize cada vez mais os cuidados com sua Imagem Pessoal. Eles farão toda a diferença na sua carreira.

    Sucesso!

  • Imagem pessoal: você se preocupa com ela só na hora de procurar emprego?

    Imagem pessoal: você se preocupa com ela só na hora de procurar emprego?

    Por Silvana Lages

    imagem pessoal - Silvana Lages

    Infelizmente, no meio corporativo o que você vê na imagem acima acontece com bastante frequência…

    A preocupação com a Imagem Pessoal aumenta na hora de procurar uma colocação no mercado. Mas, com o tempo, depois de já estarem empregados, alguns profissionais acabam descuidando de sua imagem por acharem que estão com o emprego garantido. Não é bem assim que funciona: uma boa imagem pessoal ajuda não só a conseguir um bom emprego, como também contribui para uma carreira de sucesso.

    Primeira e segunda impressão

    Já falei aqui no blog sobre como é importante causar uma boa primeira impressão. E isso vale também na hora de procurar um trabalho, já que você precisa mostrar todas as suas capacidades e habilidades em uma entrevista (também tenho outro artigo com dicas para você causar boa impressão na entrevista de emprego.)

    Mas, o que acontece depois? De nada adianta causar uma ótima primeira impressão se essa imagem não se conservar ao longo do tempo. Se você mostrou-se bem cuidado, bem vestido, simpático e educado, foi nessa imagem que seu recrutador apostou na hora de sua contratação. Se começar a ficar mal-humorado, desleixado e desinteressado, a empresa vai se sentir enganada por você.

    Para entender melhor como isso funciona, podemos fazer a seguinte analogia:

    O emprego é como um casamento

    Imagine um relacionamento em que, na fase da conquista, o homem é gentil, romântico, se veste bem e dá flores; e a mulher é atenciosa, sempre bem cuidada e muito carinhosa. Eles gostam tanto um do outro que resolvem se casar. Aí, depois de um tempo, as coisas começam a mudar: ele já não é gentil, nem romântico com ela, e muito menos se preocupa com a aparência. Ela, por outro lado, continua a se cuidar, e esperava que ele fizesse o mesmo. Porém, como ponto positivo, ele cuida muito bem do jardim e paga as contas em dia. E aí, será que isso vai ser suficiente para que sua esposa continue com ele?

    Pode ser que você seja como a pessoa da foto – com barba por fazer, descabelado, com roupas amassadas – e, ainda assim, um bom profissional. Mas, será que isso é suficiente?

    O marido e a esposa do exemplo que citei podem até continuar assim por um tempo, mas a mulher vai ficar cada vez mais decepcionada e frustrada pelo fato de que ele tenha mudado tanto. Já não é aquele pelo qual ela se apaixonou.

    E assim é no seu trabalho também.

    O dia a dia em uma empresa é construído não só pelas tarefas do trabalho de cada um, mas, também, pelo convívio e a interação entre os profissionais. O ambiente como um todo conta para que as pessoas sintam-se bem e, como consequência, trabalhem bem.

    E ninguém gosta de ter que conviver com alguém que não se cuida e não se importa com a imagem que ele está passando para as outras pessoas, não é mesmo?

    Outro fator conta muito: o seu crescimento profissional

    Continuando a analogia: não basta estar casado, é preciso que haja um relacionamento feliz e que seja bom para o amadurecimento dos dois como casal.

    Então, se você não quer apenas estar empregado, mas sim construir uma carreira de sucesso e crescer junto com sua empresa, fique atento a sua imagem pessoal para que ela reflita toda sua capacidade de evolução.

    Pense nisso, continue lendo meus artigos e refletindo sobre isso e comece 2014 com a certeza de que embalagem e conteúdo são importantes para o seu sucesso – não apenas um, nem apenas outro.

    Silvana Lages

    Ficou interessado no assunto? Gostaria de entender melhor como a Imagem Pessoal pode contribuir para que você desenvolva uma carreira de sucesso? Entre em contato conosco e saiba como a consultoria, os cursos, treinamentos e palestras da Silvana Lages podem lhe ajudar: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

     

  • Imagem pessoal: 6 cuidados que você precisa ter em festas corporativas de final de ano

    Imagem pessoal: 6 cuidados que você precisa ter em festas corporativas de final de ano

    Por Silvana Lages

    Nessa época do ano é comum que muitas empresas promovam festas para comemorar os bons resultados dos últimos meses e motivar os colaboradores para o próximo ciclo que se aproxima. Em ocasiões como essas, muitos profissionais acabam confundindo o momento com descontração e cometem algumas gafes que podem prejudicar sua imagem pessoal. Neste artigo, dou algumas dicas para você manter a linha nas festas corporativas de final de ano e encerrar 2013 já preparado para arrebentar em 2014. Veja quais cuidados você precisa ter.

    *Dei uma entrevista para o portal da revista Época NEGÓCIOS falando sobre este assunto. Vale a pena ler. Para isso, basta clicar aqui.*

    como se comportar nas festas de fim de ano da empresa

    1. Bebida

    Se estiverem oferecendo bebidas na festa, você deve usar o bom senso para decidir se aceita ou não. Caso você queira beber socialmente, não há problema algum, desde que não exagere. Saiba os seus limites. Se você não é acostumado a beber, não tente acompanhar os outros apenas para socializar. O resultado pode ser desastroso.

    Além disso, coloque a bebida em copos e não ande segurando o copo em uma mão e a garrafa na outra. Não se esqueça de deixar a mão direita livre e e seca para poder cumprimentar a todas as pessoas. Digo isso pois tem gente que a passa a festa toda com a comida em uma mão e a bebida na outra e com isso perde a oportunidade de se relacionar com outros convidados, o que é péssimo, uma vez que esse tipo de evento tem justamente a ideia de promover essa interação.

    Por último, se você bebe e seu colega não, não o force a beber. Isso é ser inconveniente!

    2. Roupa

    Vá de acordo com a ocasião. Se o evento for em um local mais requintado, vá com uma roupa de festa mais elegante. Já se for em um ambiente menos formal, aposte em trajes mais despojados. Porém, independente do estilo, lembre-se que ainda é um ambiente corporativo. Nada de roupas com muito brilho (tanto mulheres quanto homens!), decote, muito curtas ou com cores extravagantes – as dicas deste artigo valem para esta ocasião também.

    Se o evento for em um sítio com piscina, por exemplo, nem pense em ir de biquini ou roupa muito sensual. Melhor é optar por uma bermuda larguinha. Já para os homens, a melhor dica é: só tire a camisa se a piscina for realmente liberada. Se não, opte por mantê-la.

    3. Conversa

    O ambiente descontraído pode acabar “soltando a língua” de algumas pessoas. Muito cuidado para não falar o que não deve. E se você escutar alguém falando mal da empresa ou de colegas de trabalho, não incentive o papo. Desvie o assunto e tente ser o mais agradável possível. Fofoca nunca é bom – muito menos em festas.

    Outra coisa desagradável em festas de confraternização é tocar nos assuntos de trabalho – como o relatório tal, o pedido do cliente X… Este não é momento para isso, é sim um dia de confraternização. Também não é a hora de se aproximar do chefe e pedir um aumento. Também não dá para se queixar da festa, por mais que você não esteja gostando. Respeite a organização!

    4. Socialização

    Nada de ficar sozinho em um canto. O objetivo de eventos como estes é justamente realizar a integração entre os profissionais. Se você é tímido, tente se esforçar para participar de alguma conversa, pelo menos ouvindo o que os outros têm a dizer. Escutar também é uma maneira gentil de socializar.

    Uma boa dica é, também, não ficar apenas na sua rodinha do dia a dia. Tente mudar de grupo, conversar com outras pessoas, conhecer profissionais de diferentes áreas, etc. Se na festa familiares estiverem presentes, cuidado com brincadeiras do tipo “é esta a patroa? É ela quem manda em casa? Ela que não deixa que você jogue futebol com a galera?”, ou “esta é a Patrícia?” – mesmo sabendo que a esposa se chama Juliana, querendo apenas causar uma intriguinha. Jamais brinque com os maridos das colegas, dizendo coisas como “esse é o careca sortudo que casou com você? Casou com a mais gata, hein, cara?”, ou, pior, “a mais gostosa da empresa”. Isso pode não apenas prejudicar sua Imagem Pessoal como, também, o clima da festa.

    Nesse sentido, também não se deve ignorar completamente os convidados de seus colegas. Pergunte sobre eles, interaja de maneira profissional e faça com que a festa seja interessante para todos.

    5. Comida

    Primeira dica: coma em casa antes de sair, para não chegar morto de fome e querer devorar tudo que vem pela frente. Também não pega bem deixar comida no prato, por isso preste atenção ao cardápio para não pegar aquilo que não gosta. Levar comida para casa, então, não tá com nada! Além disso, sirva-se de pequenas porções. Esses detalhes mostram que você é educado, além de valorizar o investimento aplicado na alimentação da ocasião.

    6. Dança

    É provável que haja música neste tipo de evento, para aumentar o clima de descontração. Talvez tenha até uma pista de dança para incentivar os convidados a interagirem. Não há nada de ruim nisso. Porém, o bom senso neste momento também é fundamental! Novamente, lembre-se que ali estão pessoas com as quais você convive diariamente no trabalho. Você não vai querer ser lembrado o resto do ano como aquele que dançou “na boquinha da garrafa” ou que, literalmente, dançou até cair.

    Dicas finais

    De maneira geral, lembre-se a todo momento que, apesar do clima de descontração, é a sua imagem profissional que está em jogo. Mantenha uma postura adequada para aproveitar a festa com elegância e simpatia, transmitindo a imagem de um profissional impecável e flexível, que adapta-se a diferentes tipos de ambientes.

    Além disso, siga meus conselhos finais:

    • Não leve convidados além do permitido;
    • Chegue no horário e vá embora no horário – não seja o último a sair;
    • Ofereça ajuda na organização se você achar que aconteceu alguma coisa e um colega está sobrecarregado;
    • Não saia levando tudo o que vir pela frente achando que é lembrancinha; às vezes algumas coisas são alugadas e esse seu pensamento pode gerar um custo para a empresa;
    • Vá com um sapato que permita que você aguente até o fim da festa e não tenha que ir embora descalço – e nem tenha que tirar para dançar;
    • Não queira bancar o simpático, o feliz; não grite.
    Encerre 2013 com um pé no sucesso de 2014!

    Silvana Lages

    Caso sua empresa deseje aprimorar a festa de fim de ano oferecendo aos colaboradores uma palestra que vai garantir que eles encerrem 2013 já pensando em dar o melhor em 2014 entre em contato conosco pelo telefone (31) 9136-7973 ou pelo e-mail contato@silvanalages.com.br e entenda como Silvana Lages pode ajudar.

  • Não se venda por menos! [Imagem Pessoal]

    Não se venda por menos! [Imagem Pessoal]

    Por Silvana Lages

    Na hora de vender seus serviços ou produtos o valor da sua marca pessoal precisa ser contabilizado.

    E a sua marca pessoal depende de como você cuida da sua Imagem Pessoal, da sua Postura Profissional, Etiqueta… enfim, de vários fatores que vão além do que você sabe e conhece.

    Por isso, está na hora de começar a cuidar melhor também desses aspectos da sua carreira se você deseja alcançar o sucesso e receber por seu trabalho o valor que merece.

    Falo sobre isso em meu novo vídeo. Assista, reflita e mude seu pensamento sobre o que importa para construir uma carreira de sucesso.

    Sucesso!

    Silvana Lages

  • Um presente, muitas intenções: como acertar na escolha de brindes de final de ano

    Um presente, muitas intenções: como acertar na escolha de brindes de final de ano

    Por Silvana Lages

    Basta dezembro chegar para presentes de fim de ano começarem a chegar. Afinal, este período é visto como crucial no relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores com os quais se deseja continuar fazendo negócios nos próximos 12 meses. 

    Porém, escolher o que oferecer a quem você deseja presentear não é tarefa das mais fáceis. Pequenos erros podem prejudicar a imagem da empresa e arruinar relacionamentos.

    Sabendo disso resolvi escrever este artigo apresentando algumas dicas simples, mas muito eficientes, para garantir que você não cometa esses erros. Acompanhe.

    presente-fim-de-ano

    1) Políticas empresariais

    Muitas empresas possuem políticas específicas quanto ao recebimento de presentes. Então, se estiver enviando um presente para seu cliente, fornecedor ou parceiro, primeiramente procure conhecer qual é a política adotada pela empresa na qual eles trabalham para não correr o risco de ter seu presente devolvido. Uma simples ligação para o pessoal de Recursos Humanos ou para o seu contato na empresa resolve essa situação.

    2) Presente não é suborno

    Seja qual for o público (cliente, parceiro ou fornecedor), o fato é que a relação que sua empresa tem com ele é, de fato, comercial. O maior risco que se pode correr ao enviar um presente de final de ano (ou em qualquer época) é que isso seja confundido com uma tentativa de suborno. Algo que condicione o seu favorecimento nas transações futuras. Por isso, ao escolher o que dar, presentes extremamente caros ou dinheiro vivo estão fora de cogitação.

    3) Conheça seu público e conheça sua marca

    O presente precisa ser algo que represente sua empresa de alguma maneira, e que seja útil para quem o receber. Procure sempre escolher itens que estejam de acordo com o segmento ou perfil do público que você quer atingir. Não adiantaria nada, por exemplo, dar um pen-drive a profissionais que não trabalham diretamente com computador.

    4) Timing

    Por mais que essa seja uma época em que é comum enviar presentes, você precisa avaliar se é mesmo o momento certo. Se o cliente, parceiro ou fornecedor estiver preste a fechar um contrato com sua empresa, por exemplo, pode pegar mal o envio de presentes. É possível que as pessoas entendam isso de maneira errada, achando que a organização esteja querendo “comprá-los” com aquele brinde. Por isso, faça uma análise criteriosa de quem precisa e quem não precisa receber seus brindes de fim de ano e não prejudique sua imagem e a da sua empresa.

    5) Não arrisque

    Procure não arriscar com presentes muito diferentes ou não convencionais. Jamais dê brindes que sejam proibidos pela legislação local ou mesmo banidos pelas diretrizes da empresa na qual seu público trabalha. O presente não deve causar nenhum tipo de constrangimento público para aquele que receber. Na dúvida, dê algo voltado ao ambiente profissional, e não pessoal. Nunca podemos dar algo pessoal!

    De forma geral, é preciso utilizar o bom-senso na escolha dos seus brindes de final de ano. Eles podem ser excelentes formas de melhorar sua relação com clientes, parceiros e fornecedores. Porém, devem estar alinhados à mensagem que sua marca pretende passar.

    Presentes mais clássicos podem sempre ser boas apostas: cestas natalinas, agendas, canetas, champagne (para celebrar a parceria do ano que está acabando), canecas personalizadas, cartões escritos a mão são exemplos disso.

    Escolha seus presentes/brindes com sabedoria e fortifique seu relacionamento com o público e também a imagem de sua marca. Essa é a melhor maneira de encerrar 2013 e começar 2014 com o pé direito!

    Silvana Lages

    Um bom presente para os colaboradores da sua empresa neste fim de ano é uma palestra de Silvana Lages. Quer entender por quê? Entre em contato conosco pelo telefone (31) 9136-7973 ou pelo e-mail contato@silvanalages.com.br que termos prazer em explicar.

  • De temporário a efetivo: o que você precisa fazer para garantir seu emprego

    De temporário a efetivo: o que você precisa fazer para garantir seu emprego

    Por Silvana Lages

    Na semana passada, participei do Jornal Minas e apresentei minhas dicas para quem deseja fazer de um emprego temporário o emprego de 2014. A entrevista, que começa em 9’10”, reúne muita informação interessante para você que sabe que cuidar da sua Imagem Pessoal é importante o tempo todo – não apenas quando o emprego é fixo. Assista, reflita sobre isso e aproveite melhor o que seu emprego temporário tem a oferecer.

    Sucesso!

  • Como as escolhas de vestuário afetam as promoções no trabalho

    Como as escolhas de vestuário afetam as promoções no trabalho

    Por Silvana Lages

    Já comentei diversas vezes aqui no blog sobre a importância da Imagem Pessoal para o seu sucesso profissional. E não canso de repetir que diversos pilares constroem sua imagem, inclusive suas atitudes e a maneira como você se veste.

    Para você que ainda não acredita que uma roupa pode influenciar o andamento da carreira apresento este dado de uma pesquisa feita pela Office Team, empresa de recrutamento norte-americana:

    80% dos executivos consideram que as escolhas de vestuário afetam as chances de ganhar uma promoção.

    Pois é, impressionante. E talvez até confuso. Afinal, gosto para se vestir cada um tem o seu, e pode ser frustrante pensar que uma promoção no trabalho pode não acontecer porque o chefe não gosta da maneira como você se veste.

    como-se-vestir-para-buscar-o-sucesso

    Mas, calma, não é tão complicado assim. Como sempre, os três pilares da construção da Imagem Pessoal de sucesso são bons pontos de partida: adequação, bom senso e equilíbrio devem orientar suas escolhas de vestuários se você busca o sucesso dentro da organização em que trabalha.

    Depois, responder internamente as questões abaixo também pode ajudar:

    • Como quero ser percebido pelas pessoas?
    • Minha imagem (e as roupas que visto) é condizente com o meu cargo, com o que eu faço, com o conteúdo que pretendo transmitir?
    • Minhas atitudes (e minhas roupas) expressam adequadamente o que pretendo comunicar?
    • Minha imagem (meu vestuário) transmite sucesso?

    Por último, analisar e se inspirar em quem já conseguiu bons resultados na sua empresa também pode ajudar. Claro que você não precisa (nem deve) copiar o estilo de um colega apenas para conseguir conquistar o que ele já conquistou, mas levar em consideração os acertos dele para pensar nos seus próprios ajuda, e muito.

    Se você acha que não está sendo levado a sério, ou que as pessoas não estão te dando o devido valor, pode ser por você não estar passando a imagem do excelente profissional que é. Reflita a partir desses questionamentos e faça uma escolha adequada do seu vestuário. Vista-se para o sucesso!

    Silvana Lages

    Se você gostaria de orientar sua equipe quanto à importância da escolha adequada das roupas e da imagem pessoal como um todo promova uma palestra ou treinamento de Silvana Lages em sua empresa. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 9136-7973 e saiba como podemos ajudar no desenvolvimento dos profissionais da sua equipe e nos resultados da empresa.