Um dos principais problemas da Ditadura da Beleza é que ela não nos permite sermos nós mesmos.
Por culpa dela, vivemos em busca de um padrão de “beleza ideal” que nos é imposto, e não somos capazes de enxergar a beleza real que já está em nós. As revistas e as fotos de moda é que acabam sendo nossos espelhos e, por não nos reconhecermos ali, muitas vezes ficamos frustrados, tristes, deprimidos…
Tudo isso acaba refletindo não só em nós mesmos, como também nas crianças a nossa volta. A mensagem que estamos passando é de que precisamos sempre imitar alguém. O belo está sempre no próximo e nunca em nós mesmos.
Para comprovar isso é só olhar algumas fotos de crianças que não estão vestidas e agindo como crianças: elas são miniaturas de adultos.
Roupas de adulto, acessórios de adulto, atitudes e poses de adulto. Muitas vezes, até sensualizando, mesmo sem nem entender por quê…
Não há nada de errado em querermos colocar roupas bonitas em nossos filhos, mas precisamos entender que eles são crianças e precisam vestir-se como tal. Assim como nós, adultos, precisamos nos vestir de acordo com nossa idade – sem deixar de lado nossa identidade e estilo próprios.
Muitos pais acabam reforçando todo o discurso de beleza padrão imposto pela indústria da moda e pela mídia, levando as meninas logo cedo ao salão para se submeterem a técnicas como alisamento de cabelo.
Qual a mensagem que você está passando para a criança? De que para ser bonita precisa ter cabelo liso, para ser bonita precisa vestir roupas iguais as da mamãe, que são iguais as da revista.
Nesse processo, a criança acaba se tornando uma adulta que não consegue enxergar sua verdadeira beleza. Ela odeia seu cabelo porque não é liso como o da propaganda de shampoo, odeia seu corpo, porque não tem a barriga de tanquinho da modelo da capa de revista, odeia ela mesma porque não consegue alcançar as expectativas da beleza padrão, expectativas essas que foram impostas desde cedo à ela.
Nós, adultos, somos espelhos para as crianças. Para que se tornem adultos que amam a si mesmos, que cuidam de si próprios com carinho, sabendo que são únicos e especiais, é preciso que vejam isso desde cedo em sua família.
Uma foto de uma criança com roupas de adulto, fazendo biquinhos e poses sensuais pode até parecer “fofa” a princípio. Mas por trás de imagens como essa há todo um contexto de não aceitação de si próprio, que vem dos adultos à sua volta.
A criança tem que gostar de ser criança, de brincar, de pular, de se sujar. Assim como você precisa aceitar você como você é, e aprender a destacar o que há de melhor, de único em você.
—
Cada idade tem sua beleza, cada um é bonito a seu jeito. O importante é saber o que é o melhor para você – independente de estar na moda ou não. Meu trabalho é desenvolver a Imagem Pessoal de acordo com o estilo próprio e os objetivos de cada um. Todos podemos melhorar nossa Imagem, sem necessariamente deixarmos de ser nós mesmos. Para saber mais sobre meu trabalho de treinamento, cursos e workshops nessa área, entre em contato: (31) 9136-7973 | contato@silvanalages.com.br.
Clique aqui e conheça também minha palestra “Ditadura da Beleza x Ditadura da Felicidade: o que realmente importa para o sucesso”.