Muito provavelmente você que está lendo este artigo o encontrou no Facebook ou no Linkedin. Acertei?
Pois é, basta esta informação para percebermos como as redes sociais fazem parte das nossas vidas.
Hoje, sabemos da vida de nossos amigos e familiares por esses canais, e até mesmo nos desenvolvemos profissionalmente por meio deles.
Por conta disso é cada vez mais importante que estejamos atentos ao que postamos, ao que curtimos, ao que compartilhamos em nossos perfis.
Afinal, às vezes uma postagem despretensiosa pode causar um grande estrago…
Redes sociais x Vida profissional
Uma recente pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half apontou que 44% das empresas brasileiras desclassificam candidatos a uma vaga de emprego devido à má utilização das redes sociais.
Isso mesmo, de (quase) nada adianta lembrar-se das dicas deste artigo que orienta a causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego se o seu Facebook ou seu Linkedin jogam contra você.
Sabendo disso, resolvi escrever este artigo pensando em ajudá-lo a fazer com que as redes sociais contem pontos a favor da sua imagem pessoal, e não contra. E reuni algumas dicas que farão a diferença. Acompanhe.
1) Saiba dosar a quantidade de posts que você faz por dia
Ninguém gosta de ver sua “timeline” composta apenas por posts de uma pessoa, muito menos recrutadores de empresas. Isso passa a impressão que essa pessoa passa o dia inteiro naquele mundo virtual, e não dedicando tempo a crescer profissionalmente. E as empresas querem pessoas interessadas por seu próprio desenvolvimento profissional, e não pessoas que só querem um emprego para ter o que receber no fim do mês.
Claro que você não precisa deixar de postar. O importante é ter bom senso, escolher bem os temas a serem postados (não preciso nem falar que pornografia, violência e drogas são assuntos nunca bem vistos no ambiente profissional, né?) e não virar um “poluidor” de redes sociais dos amigos, colegas, clientes, etc.
2) Não use suas redes sociais como terapeutas
Desabafar, falar mal do chefe/do cliente, reclamar do salário… nada disso é legal para sua imagem pessoal quando o assunto é o uso profissional das redes sociais. Se um recrutador se deparar com esse tipo de comentário no seu perfil, ele com certeza vai colocá-lo no fim da lista de profissionais a contratar. Afinal, você entraria na empresa com selo reclamão na testa, e ninguém quer esse tipo de profissional na equipe, pois eles prejudicam o ambiente e até mesmo os resultados do time.
3) Uma imagem fala mais do que mil palavras
Já ouviu este ditado, não é mesmo? Pois apesar de clichê, ele é absolutamente real. Ou seja, aquela foto da festa do último fim de semana que mostra que você passou dos limites no volume de álcool consumido deveria ficar apenas no seu computador; aquela outra do pessoal curtindo a praia, todo mundo de biquíni, sunga, também ficaria melhor se fosse dividida apenas entre vocês, e assim por diante.
Pode até parecer algo simples, mas são pequenos cuidados que lá farão a diferença na sua carreira. Pode ter certeza disso.
4) Não saia curtindo todas as páginas que lhe parecerem legais
Hoje aquela página “Odeio segundas-feiras” pode parecer legal para você. Amanhã, ela vai mostrar ao seu recrutador, chefe, cliente que do que você não gosta, na verdade, é de trabalhar. E você estará prejudicando sua imagem ao passar essa impressão. Por isso, pense muito bem antes de clicar no “seguir”, “curtir”. Estes cliques têm um poder maior do que você pode imaginar.
5) Use suas redes sociais para compartilhar conhecimento
As pessoas gostam de saber como está a vida do amigo, do parente, do vizinho, do colega, mas também gostam (e querem) ter acesso à informação de qualidade por meio das redes sociais. E se você for esse compartilhador de conhecimento seus contatos profissionais valorizarão essa sua característica.
Nesse sentido, participar de grupos da sua área é uma excelente maneira não apenas de compartilhar, mas de receber conhecimento. E também de aumentar sua rede de relacionamentos. Aposte nisso!
Claro que estas não são as únicas dicas para cuidar da sua imagem pessoal nas redes sociais, mas segui-las já é um bom começo. Pense nisso, pare de cometer gafes e cuide também de quem você é na internet. Sua carreira agradece!
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2 Responses to "5 dicas para cuidar da sua imagem pessoal nas redes sociais"
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…Gostei muito de ler seus comentários…me ajudou bastante..
Gostei das dicas postadas pela Silvana.
Sempre é bom “relembrá-las” e assim tomar mais cuidado ao postar, curtir ou compartilhar informações virtuais.
Embora tenha ouvido muito: o que importa é a habilidade interpessoal e capacidade de trabalhar sob pressão, não interessando para a empresa sua vida particular (essa fala acontece bastante!). Penso que mais cedo do que se pensa essas características afetarão sim a vida profissional, visto que os clientes, por mais abertos que dizem ser, ainda permanecem os resquícios de ética, moral e bons costumes.
Afinal você contrataria um consultor com características de fanfarrão?
Apenas reflitamos.