5 dicas para você causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego

 

Por Silvana Lages

entrevista-de-empregoAo longo dos últimos meses, venho escrevendo artigos reunindo boas dicas para você colocar em prática no ambiente profissional e, assim, ganhar pontos no que diz respeito à imagem e conquistar resultados cada vez melhores.

Porém, em um bate-papo com uma leitora, percebi que nunca tinha falado sobre uma importante etapa profissional, que exige cuidados relacionados à imagem e que é anterior ao trabalho propriamente dito: a entrevista de emprego.

Sim, porque é só depois de se sair muito bem nela que você vai poder colocar em prática todas as outras dicas, não é mesmo?

Sabendo disso, reúno agora 5 dicas para você causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego e aumentar suas chances de ser contratado. Acompanhe!

1- Chegue na hora marcada

Nunca atrase. Programe-se para chegar 15 minutos antes do horário marcado. Atrasar para uma entrevista de emprego é a pior maneira de começar seu relacionamento com seu possível empregador. Um atraso pode significar a perda de uma vaga. Tenha isso em mente!

2- Estude a empresa para a qual você está se candidatando a uma vaga

Por outro lado, mostrar ao seu entrevistador que você se preparou para a entrevista pesquisando sobre a empresa é uma ótima maneira de iniciar bem a construção de sua imagem para uma nova etapa profissional. E você não precisa ser indiscreto, falando tudo logo de cara. Você pode relacionar uma experiência anterior ao que viu que a empresa oferece, mostrando que entende deste mercado e que está interessado na empresa. Para isso, pesquise o ramo de atuação da empresa, visite o site, converse com quem a conhece, e assim por diante.

3- Deixe seus problemas passados de lado

É bem provável que na sua última experiência profissional você tenha enfrentado alguns problemas – tanto de relacionamento com seu chefe ou até mesmo de sintonia com a empresa. Porém, desabafar com o entrevistador sobre esses problemas é péssimo para a sua imagem. Claro que você vai ter que falar sobre seu emprego anterior, mas opte por falar sobre o que aprendeu lá, e não sobre o que sofreu. Ah, e os problemas pessoais também não devem ser mencionados aqui, ok?

4- Dê o seu melhor

Preocupe-se com o que você tem a dizer e também com a forma como irá dizer. Pesquisas revelam que a expressão corporal e facial é responsável por 55% das informações que emitimos durante a comunicação e que o tom de voz é responsável por 38%. Ou seja, é fundamental para o seu sucesso em uma entrevista que você esteja atento à postura, energia e tom de voz. Isso tudo mostra que você tem interesse e está motivado a trabalhar, não apenas precisa de um emprego para pagar suas contas. Troque ideias com seu entrevistador, pergunte, interaja, mantenha contato visual, mostre que você quer muito a vaga. Essa atitude causará uma boa impressão e você ganhará pontos em termos de imagem com isso.

5- Saiba o que você quer e acredite em você

Uma das perguntas mais comuns hoje em dia em entrevistas de emprego é esta: “o que você se imagina fazendo daqui 5 anos?”. O importante ao responder a este questionamento é ser sincero. Para isso, você precisa se conhecer muito bem, saber o que você quer e acreditar nestes objetivos. Uma resposta sincera e confiante fará a diferença na sua imagem.

Pense nestas dicas todas, não deixe de conferir as outras dicas que já publiquei até aqui e faça ótimas entrevistas de emprego. Você vai ser sempre um sucesso – e sua imagem vai refletir isso!

Nos próximos dias irei responder a uma das mais frequentes perguntas que costumo ouvir: qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego. Fique de olho aqui no blog para saber a resposta.

Sucesso!

Silvana Lages

2 Responses to "5 dicas para você causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego"
  • 13 de setembro de 2013
    MONICA NICACIO

    Olá,

    pode me ajudar?

    Me fizeram esta pergunta.

    o que vc esta buscando no mercado?

    qual é a resposta certa a dá?

    Obrigada,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.