Recicle seus relacionamentos!

Você com certeza já ouviu aquele velho ditado: “antes só do que mal acompanhado”. Mas agora me responde com sinceridade: você segue ele à risca? Acha que está certo ou acredita que é apenas mais um ditado do século anterior que não tem o menor fundamento?

Bom, se você concorda com a última hipótese, tenho uma notícia para te dar: o ditado traz uma afirmativa real e você deve, sim, pensar muito bem com quem você se relaciona. Uma marca pessoal de valor não é construída sozinha – você precisa de gente boa ao seu lado, de relações de qualidade que te impulsionam e fazem você se desenvolver cada vez mais.

É uma coisa um pouco óbvia: se você convive apenas com pessoas que te colocam para baixo, que não te motivem a realizar seus sonhos e que não têm sede de crescimento e desenvolvimento pessoal, você ficará muito mais desmotivado para realizar qualquer que seja a atividade.

Mas o contrário também é válido: se você está cercado de gente incrível que está sempre compartilhando conhecimento e agregando valor para a sua vida pessoal e profissional, as suas chances de sucesso serão muito maiores. Afinal, vocês compartilham os mesmos desejos e objetivos e só tendem a crescer juntos.

É bom lembrar de um detalhe. Uma rede de bons relacionamentos é baseada na troca de conhecimento e experiências. Todas as pessoas que estão presentes ali precisam agregar valor umas às outras. É uma via de mão dupla.

Se no seu meio de convívio você é a única pessoa que entrega valor, você rapidamente terá vontade de sair dali e encontrar uma nova rede de relacionamentos. A situação contrária também acontece: se você apenas consome a informação de outras pessoas e não oferece nada em troca, rapidamente vão desistir da sua presença naquele local.

Por isso, é importante que você busque estar em espaços onde a troca aconteça em níveis equilibrados e que essas relações sejam sempre baseadas em interesses mútuos. Caso contrário, vira uma relação interesseira – e é dela que você deve correr.

O problema é que muitas pessoas têm apego a sua rede de convívio e acabam insistindo em relações que já não promovem mais uma boa troca de valor. Então aqui vai um conselho: recicle seus relações.

A vida nos leva por diversos caminhos, temos oportunidades de fazer múltiplas escolhas e cada passo que damos é capaz de nos levar para outra direção que nos promove visões de mundo completamente diferentes.

É difícil fazer com que todas as pessoas com quem convivemos andem na mesma direção que estamos andando. Entre tantos caminhos possíveis, cada um tem o poder de escolher qual seguir. Mas isso não significa que vocês devem permanecer sempre próximos, mesmo com tantas diferenças de percurso.

Precisamos ter coragem de reciclar, de mudar nosso meio e de desapegar de relações que nos fazem mal. Nós temos o poder de escolher estar com pessoas que tenham objetivos similares ou complementares aos nossos. Isso significa desfazer algumas relações já existentes? Bom, algumas vezes é necessário. Mas você também pode mostrar para a outra pessoa que suas visões e necessidades são diferentes agora e vocês podem encontrar uma nova forma de se relacionar.

Caso isso não seja possível, tenha coragem para desapegar e reciclar a sua rede de contatos. É muito importante que nossas relações andem lado a lado com nossa evolução pessoal e profissional, então não permaneça ao lado de quem te impede de evoluir!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post