REGINA DUARTE UMA GRANDE ATRIZ EM SEU PIOR PAPEL

VAMOS FALAR SOBRE A MARCA PESSOAL DA ATRIZ REGINA DUARTE?

Vamos falar de marca pessoal e não de política, por isso nem disse ex-secretária de cultura e, sim, atriz Regina Duarte.

Como sabemos, ela ocupou o cargo de Secretária de Cultura, por um curtíssimo tempo, e hoje foi demitida.

Recentemente, ela deu uma entrevista para a CNN que até hoje está tendo grande repercussão e, com a sua demissão, hoje, ainda será bastante comentada.

Assisti a entrevista, fiquei realmente chocada com tudo que vi e ouvi.

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir a entrevista, sugiro fortemente que assista,  basta clicar aqui

O que eu posso dizer?

Como já mencionei acima, vou me ater a análise da marca pessoal da Regina Duarte e não a elementos políticos.

Até assumir este cargo, quem era Regina Duarte?

Uma grande e renomada atriz.

Veja o que consta no wikipedia

Regina Blois Duarte é uma atriz e diretora de teatro brasileira. Estreou em 1965 na TV Excelsior, onde começou em papeis menores até se tornar protagonista de novelas como Anjo MarcadoLegião dos Esquecidos e O Terceiro Pecado. Em 1969, devido a crise financeira na emissora que levou-a a falência pouco tempo depois, transferiu-se para a Rede Globo e fez dezenas de personagens marcantes, como em Irmãos CoragemSelva de PedraSétimo SentidoRoque SanteiroVale TudoRainha da SucataO Astro (2011) e Malu Mulher, além da trilogia das Helenas em obras de Manoel Carlos – História de AmorPor Amor e Páginas da Vida.

Tinha até o apelido carinhoso de A Namoradinha do Brasil

VEJAM AQUI UMA LISTA SUPER RICA COM TODOS OS IMPORTANTES PAPEIS, PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

Até então, uma respeitada atriz, dona de grandes papéis, títulos e prêmios.  Era uma pessoa mais reservada, não era de se expor muito e andava meio sumida da mídia.

Em março de 2020, ela assumiu o cargo de Secretária da Cultura e, desde então, voltou a ser citada constantemente na mídia, só que desta vez, não foram menções tão honrosas como antes.

A sua posse já foi bem “badalada”, vamos dizer assim. Um discurso, muito “exótico” que mais parecia um roteiro de uma comédia, onde ela afirma que “cultura é feita de palhaçada”, até cita a “importância do pum do palhaço”.

Ela gerou muito incômodo, deixando pessoas perplexas com uma postura totalmente diferente da renomada atriz e diretora que o Brasil conhecia.

Assumiu um cargo que, dentre várias outras responsabilidades, tem o compromisso de representar a sua classe. Classe esta que, desde o primeiro momento, se manifestou dizendo que não se sentia representada.

Como secretária de cultura de um país, a pessoa precisa ter uma imagem que transmita credibilidade, segurança e confiança.

Tudo bem diferente do que vimos até hoje, sempre fez escolhas muito românticas, com ar de descuidado, improviso, excesso de informalidade e, até mesmo, com um certo ar infantilizado, no que diz respeito a sua imagem pessoal, elemento tão importante para uma Marca Pessoal.

Imagens tiradas da internet

Analisando as imagens acima que foram retiradas da internet, podemos dizer o mesmo quanto a linguagem corporal adotada por ela. Essa postura não reforça atributos de confiança e credibilidade, tão importantes e necessários em todas as profissões, sobretudo em cargos de tanta importância como este. Sem mencionar, a visível demonstração de grande descontrole emocional.

(Como disse anteriormente, este é um post de análise de Posicionamento de Marca Pessoal e, não sobre política. Inclusive quero deixar claro, caso surjam comentários desrespeitosos e odiosos de fundo exclusivamente político, como comumente vemos por aí, estes serão desconsiderados e apagados.)

Agora temos manchetes como esta

ARTISTAS BRASILEIROS UNEM-SE CONTRA REGINA DUARTE

512 ARTISTAS ASSINARAM UM MANIFESTO CONTRA A ATUAL SECRETÁRIA DA CULTURA BRASILEIRA, DEPOIS DA POLÊMICA ENTREVISTA QUE A ATRIZ DEU À CNN BRASIL.

https://radiocomercial.iol.pt/noticias/100313/artistas-brasileiros-unem-se-contra-regina-duarte

O meu falecido pai, diria e “E agora Jose”?

Como fica todo o sucesso de uma vida? De uma trajetória de respeito? De valor?

Escolhas mal feitas podem jogar toda uma vida na “lata do lixo”. Regina Duarte corre o sério risco de não ser lembrada por tudo de especial que fez e ficar eternizada na memória do povo Brasileiro de uma forma como desastrosa, isto é muito triste.

Temos que ficar atentos, pois ao longo da nossa vida, aparecem muitos convites e oportunidades, e nós temos que ter sempre maturidade e responsabilidade para saber quais destes convites teremos competência para assumir. Devemos analisar para quais deles temos habilidades e quais, irão, de fato, nos beneficiar.

Gosto muito da fala da Ivete Sangalo, quando ela explicou o motivo de ela não falar sobre política. Veja neste vídeo.

A fala é, como sempre, muito coerente e responsável, pois, só podemos levantar bandeiras que conseguimos sustentar. Não aceite nada que não vá de encontro com suas habilidades, paixões, verdades e competências.

Esta reflexão é muito necessária e importante, pois estamos vivendo um momento delicado no mundo, onde pessoas estão tendo que se reinventar completamente da noite para o dia porque estão ganhando menos, perdendo seus empregos e empresas estão falindo.

Sou muito otimista, mas, diante do atual momento, a crise faz e fará parte do nosso cenário, lamentavelmente. Por esta razão, eu convido todos vocês a refletirem bastante sobre as escolhas que terão que fazer daqui para frente, nunca deixem o dinheiro, o ego ou a vaidade falarem mais alto.

Percam poder, reduzam salários, abaixem o padrão de vida, mas não percam seu nome, não se afastem dos seus valores, não descuidem da sua reputação. Nada nesta vida vale mais que o nosso nome e a nossa reputação. Afinal de contas, se pararmos para pensar, é somente isso que realmente possuímos, todo o resto podemos perder… podemos perder pessoas, bens, dinheiro, saúde, o “poder”, a “importância” … a única coisa que ficará com você até o final é o seu nome e a sua reputação.

Não sabemos o que pode acontecer conosco daqui para frente, espero que todos nós possamos continuar evoluindo e crescendo, mas, se Deus nos livre, acontecer algo muito ruim, se fosse preciso, eu voltaria a vender brigadeiro e sanduiche natural, como fazia no tempo da faculdade para complementar minha renda, sem problema algum. Toda e qualquer profissão é muito especial, digna e importante. A única coisa que não aceitaria, era assumir o cargo de uma profissão que eu não pudesse sustentar e gerasse grande abalo na minha reputação e manchasse meu nome.

Por mais difícil que seja a situação, escolha sempre ficar ao lado daquilo que te traga paz, seja realista e faça as melhores escolhas para sua vida, não olhando somente o hoje e, sim, a sua vida como um todo.

Ainda acredito na seriedade de Regina Duarte, são anos de credibilidade, de boa reputação. Se ela fosse uma “pessoa do mal” já teria sido desmascarada há muitos anos.

Mas, infelizmente, ela não fez uma boa escolha, trocou tudo de valioso que tinha por nada, ou pior, por muita coisa ruim e desnecessária. Este sem sombra de dúvida foi o pior papel interpretado por ela, uma atriz tão brilhante.

Hoje chega ao fim a participação da Regina Duarte neste seu pior papel.

E agora que foi demitida deste “PAPEL EM UMA CURTÍSSIMA E DESASTROSA TEMPORADA”? Será que ainda terá condições de voltar para os palcos e telas da vida? Ainda será convidada para importantes papéis como foi em toda a sua vida? Ainda terá os mesmos amigos? Como será a relação com os colegas de trabalho? Ainda será cotada para teatro? Publicidade?  Este papel trouxe algum benefício para ela?

Cuide bem de você, você é tudo que você tem.

Gostaria de conhecer a sua visão sobre os impactos gerados na Marca Pessoal dela, como você percebe tudo isso? (Lembre-se sempre de que não estamos falando de política)

6 Responses to "REGINA DUARTE UMA GRANDE ATRIZ EM SEU PIOR PAPEL"
  • 20 de maio de 2020
    Eneida

    Regina jogou sua carreira tão consolidada no lixo! acabou!!

    (reply)
    • 3 de julho de 2020
      Silvana Lages

      Realmente a trajetória dela agora será mais desafiante. Mas, pode ser que as concorrentes da Globo queiram comprar “a briga”. Torço por ela.

      (reply)
  • 22 de maio de 2020
    HELY LAGES

    Silvana,
    Sua mensagem contém verdades inquestionáveis. Manter nossa melhor imagem e preservar pessoas da consequência de ações equivocadas ou inconsistentes, é um dever que carregamos conosco. Justificativa de que ‘vale a pena tentar e se não der certo, não deu’, precisa ser acompanhada de análise responsável dos estragos que uma ação atitude inconsistente, nem sempre possível de reparo, pode resultar para terceiros>
    Seu alerta é importante. A matéria é consistente, bem orientada e respeitosa. Gostei muito. Parabéns.

    (reply)
    • 3 de julho de 2020
      Silvana Lages

      Que bom ! Fico muito feliz em ouvir isto do senhor. Gratidão

      (reply)
  • 3 de julho de 2020
    Fernanda

    Silvana, amei ler sobre este ocorrido. Muito falou-se mas as liçoes que tiramos para nós mesmos estao muito bem descritas aqui.
    Que presente!
    bj

    (reply)
    • 3 de julho de 2020
      Silvana Lages

      Que legal! Com certeza para ela foi uma pena e para nós uma grande lição. Abraços

      (reply)
Leave a Reply

Post Comment