O poder da imagem pessoal para o sucesso dos profissionais da beleza

O poder da imagem pessoal para o sucesso dos profissionais da beleza

O mercado da beleza é um segmento em ampla expansão, com evolução tecnológica em produtos e tratamentos sofisticados. Segundo dados da Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria da beleza movimenta por ano, bilhões de dólares em todo o mundo. No Brasil, a receita dessa indústria faturou em 2014, contando apenas produtos de higiene, cosméticos e perfumaria, 101,7 bilhões de reais. (font: https://www.abihpec.org.br/2015/04/setor-de-higiene-e-beleza-cresce-11-em-2014/) Segundo o consultor de Negócios de Beleza, Milton Aquino, estes números poderiam até dobrar se houvesse uma maior profissionalização do setor principalmente na área de serviços. Pois, os trabalhos, em uma grande parte dos estabelecimentos, é feito de forma amadora e sem preocupação em zelar pela sua imagem.

Este problema não é privilégio somente das pequenas empresas, as chamadas “de garagem’. Grandes empresas também enfrentam o mesmo desafio, pois se preocupam em manter uma imagem empresarial que transmita mais credibilidade e confiança. Mas, às vezes, o grande entrave está na cultura dos funcionários dos espaços de beleza que são muito resistentes e não conseguem perceber a importância do Gerenciamento da sua Marca pessoal para o sucesso de todos.

Não é difícil entrar em um espaço de beleza, onde se vende beleza e só deveríamos encontrar belezas e, nos deparar com profissionais com cabelos descuidados, sem maquiagem, depilação por fazer, unhas com esmalte descascando, dentre outros… e a situação agrava quando voltamos o nosso olhar para o comportamento destes profissionais como um todo, em que nos deparamos com fofocas, intrigas, invejas e muito mais.

Como já disse acima, isso encontramos em todos os níveis de estabelecimentos e é sempre o grande martírio dos empresários e gestores do ramo, já que complica e muito no que diz respeito a expansão de novos clientes e diminuição da rotatividade de clientes que é altíssima no meio.

Sim, fato! E por que isto acontece? Na grande maioria, os profissionais da área são ainda pessoas simples que no seu dia a dia não tem o hábito de perceber e gerenciar a sua imagem pessoal. Focam os seus investimentos de tempo e dinheiro somente em treinamentos para adquirir conhecimentos técnicos e quase nunca percebem que a técnica sozinha não vai dar a solidez e o sucesso que eles merecem. Pois seus valores culturais e hábitos são em sua maioria muito distintos das suas clientes. Com o crescente movimento do dia a dia, os profissionais não param para resolver esse grande problema e continuam perdendo clientes sem perceber, tendo que fazer mais esforços e investimentos para conseguir novos clientes. Hoje, o cliente de um espaço de beleza é muito exigente e não aceita mais ter somente um bom serviço técnico. Eles desejam estar em um espaço que os proporcione diversas experiências incluindo bom atendimento, pessoas bem vestidas e educadas.

Identificou esse problema na sua empresa?

Então, conscientize seus profissionais de que o maior diferencial que eles podem ter é transmitir o mesmo profissionalismo técnico que entregam ao seu cliente, através da sua Imagem Pessoal. Proporcione ao seu cliente um ambiente com profissionais elegantes, educadas, gentis e que transmitam muita confiança e credibilidade.

Como em sua maioria estamos referindo a pessoas de origem mais simples e muito extrovertidas e informais, temos que sensibilizá-las de uma maneira mais extrovertida e levemente informal, com um certo toque teatral, onde será apresentado um quadro crítico da situação como um todo, para que elas possam enxergar como realmente as situações são percebidas pelos clientes (pois, elas não tem esta percepção). E a partir daí identifiquem onde podem melhorar para que, além de atrair novos clientes, fidelizem os seus clientes atuais, podendo até mesmo resgatar alguns clientes perdidos. Tudo é feito de forma leve, empoderadora e motivadora. E sempre levando em conta o ganho pessoal da profissional para que ela se empenhe mais no processo de mudança. Como em todas as palestras e treinamentos realizados por Silvana Lages tudo será apresentado ao colaborador da sua empresa do ponto de vista de ganho pessoal, pois dessa forma ela se empenhará mais nos processos de mudanças já que percebeu que ela será a maior beneficiada e que poderá levar consigo estes benefícios por onde for. A maioria dos seres humanos tem a tendência de se manter na sua zona de conforto ao invés de enfrentar “as dores” inerentes de um processo de evolução. Mudanças são sempre necessárias e proveitosas, mas, ao mesmo tempo trabalhosas e, percebendo o ganho pessoal ela será muito mais comprometida com o processo.

Sinta na pele e no bolso os resultados imediatos desta mudança pois, as clientes estão cada dia mais exigentes e não estão se permitindo mais ter apenas “boas” profissionais, porque de boas profissionais o mercado está cheio. Ao se sentir mais feliz, segura, bonita e valorizada pela sua cliente, a profissional da beleza vai ter mais motivação para continuar o processo de gerenciamento da sua imagem que é algo constante.

ALGUNS TÓPICOS ABORDADOS NA PALESTRA

  • O que é Imagem Pessoal?

  • A importância da Imagem Pessoal para o sucesso profissional;

  • As mensagens que são enviadas por meio da Imagem Pessoal;

  • Pesquisas e estudos sobre o quanto é importante a construção de uma imagem adequada;

  • A evolução do mercado da beleza (como era antes e como é hoje);

  • As estimativas de crescimento dos negócios da beleza;

  • A relação entre imagem do Profissional da Beleza versus credibilidade dada pelo cliente;

  • As necessidades e preferências do cliente masculino;

  • O tempo do cliente enquanto cuida da própria imagem;

  • O que o cliente odeia na Imagem e postura do Profissional de Beleza dos salões, institutos e clínicas de estética e beleza;

  • O elogio ao cliente associado à falsidade é um ponto negativo para a sua Imagem Pessoal;

  • Como deve ser o ambiente para receber o seu cliente;

  • Atitudes de impacto positivo a serem tomadas em relação ao cliente;

  • Quais as atitudes de impacto negativo devem ser evitadas para não denegrir a sua Imagem Pessoal.

  • Ser elegante é….

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Saber a importância da Imagem Pessoal para o Profissional da Beleza;

  • Aperfeiçoar a sua Imagem para poder cuidar da Imagem do Outro;

  • Tornar-se um Profissional da Beleza mais assertivo;

  • Transmitir e aumentar o nível credibilidade perante seu cliente;

  • Tonar-se uma profissional mais elegante em postura e trajes;

  • Aprender a ser cortês sem falsidade;

  • Aprender a entender a responsabilidade da sua função.

  • Reter mais clientes e aumentar os seus rendimentos