Você já ouviu falar em Inteligência Emocional? Recentemente participei de uma reportagem do Portal da Competência (leia clicando aqui) que abordava sobre esse tema e a importância de treinamentos profissionais voltados a essa área.
Resolvi trazer este assunto para cá porque ele afeta sua vida em todos os sentidos e, como tal, reflete em sua Imagem Pessoal e influencia no seu sucesso (positiva ou negativamente). Entenda como saber lidar com sentimentos e sensações pode fazer de você uma pessoa mais equilibrada e um profissional melhor…
O que é Inteligência Emocional
Esse termo é um conceito da psicologia que refere-se à capacidade de reconhecer, entender e controlar os sentimentos (seus e dos outros). Para entender melhor o que isso significa, basta lembrar de situações em que seu estado emocional afetou diretamente seu desempenho.
Exemplos: uma apresentação ao público em que você ficou muito nervoso; um cliente teimoso que lhe deixou com raiva; um grande desafio ou uma grande responsabilidade que fez você sentir-se inseguro ou com medo. Viu só, ninguém está imune de ser afetado profissionalmente pelas emoções.
Treinamentos emocionais
Sabendo o que é a tal da Inteligência Emocional fica evidente que é fundamental que as empresas invistam em treinamentos nessa área para os seus colaboradores.
Pense bem: os sentimentos estão diretamente associados aos nosso relacionamentos. Como profissionais, estamos nos relacionando diariamente com diversos tipos de pessoas e ambientes. Seja com o atendimento ao cliente, ou mesmo no convívio diário com os colegas de trabalho, os sentimentos estão sempre presentes, influenciando a forma como conduzimos essas relações e desempenhamos nossas funções.
É como disse no artigo do Portal da Competência, conhecimento técnico e formação acadêmica hoje em dia é requisito básico. O que está faltando são profissionais educados no ambiente de trabalho, que se vestem adequadamente, que se relacionam bem e que divulgam a imagem da empresa de forma positiva.
De nada adianta ter vários diplomas de conhecimentos técnicos e não estar preparado para lidar com as emoções – que podem, inclusive, bloquear todos esses conhecimentos.
Emoções e Imagem Pessoal
E se as emoções induzem nossos comportamentos, é claro que elas também influenciam em nossa Imagem Pessoal. Pense no(a) melhor colega de trabalho ou no(a) melhor líder que você já teve. Como era essa pessoa “emocionalmente falando”? Você a via brigando com outros em público? Perdendo a paciência com os clientes? Descontando suas frustrações em outros colaboradores? Ou então atrapalhado em algum evento? É provável que não.
Pessoas de sucesso são aquelas que conhecem seus sentimentos e sabem lidar com eles independente do ambiente – além de também entender os sentimentos dos outros, para poder saber como agir em determinadas situações críticas.
E você, como tem lidado com suas emoções?
Reflita sobre isso, pense no que você precisa melhorar e que forma é possível conseguir isso e aprimore cada vez mais sua Imagem Pessoal. Isso com certeza fará toda diferença na sua carreira.
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