Depois do advento do whatsapp dentro das nossas relações corporativas, ele virou ferramenta unânime de comunicação. As pessoas, na maioria das vezes, mandam textos prontos e automáticos, mensagens frias, em massa, que não fazem o menor impacto no coração de quem está do outro lado da tela.
Quem quer usar o aplicativo a todo custo (e que precisa usar, já que essa é nossa realidade) também pode optar por mandar áudios: mensagens personalizadas que mostram o carinho e a preocupação que você teve para responder alguém.
Existem algumas pessoas, entretanto, que são resistentes com as mensagens de voz. Acham inadequada e não gostam nem de mandar, muito menos de receber. Então é bom ficar atento: existem situações que realmente é melhor escrever um texto. Nos grupos, por exemplo, os áudios são um pouco inadequados. Eu, inclusive, tento me controlar ao máximo para não enviar áudios, pois percebo que grande parte das pessoas não gosta.
Mas eu, pessoalmente, quando recebo mensagens privadas, faço questão de responder por áudio! Mando uma mensagem personalizada, mostrando o carinho e a felicidade que tenho para respondê-la. Consigo, assim, tocar um pouco o coração de cada uma das pessoas: é impressionante o quanto elas ficam satisfeitas em receber uma mensagem de voz no lugar de um texto corrido, se sentem mais importantes e valorizadas.
E se você resolver ligar, então?! É satisfação para dar e vender!
O telefone da gente quase não toca mais… Quando toca, são ligações comerciais de empresas de companhia telefônica e cartões de crédito ou grandes urgências. O que muita gente esqueceu é que ele tem um enorme valor nas relações interpessoais: a maioria das pessoas fica extremamente feliz em receber ligações inesperadas que demonstram o quanto elas são importantes.
Semana passada eu mesma tirei um tempo para ligar para meus clientes e potenciais clientes… A reação deles foi a melhor possível! Uma das mulheres, inclusive, estava ainda pesquisando mais sobre meu trabalho e resolveu fechar um contrato comigo quando liguei porque ela se sentiu importante.
Isso é precioso!
Esta alegria se assemelha àquela de receber um cartão de natal pelos correios, escrito a mão – nós quase morremos de alegria e guardamos aquela raridade com muito amor e carinho.
E não pense que você precisa fazer contatos próximos só com quem ainda não é seu cliente. Seus clientes atuais merecem ainda mais respeito e atenção. Então que tal usar o poder da ligação para encantá-los e fidelizá-los?
É claro que a vida atual não nos permite mais, infelizmente, diga-se de passagem ter tempo para ligar para todos os seus clientes mas, por outro lado ela também não impede de esfriar tanto chegando a quase congelar as relações, pequenos gestos como ligações podem atribuir muito valor a sua marca pessoal. Todas as pessoas gostam de se sentir importante e nos dias atuais, receber ligações são grandes provas de atenção e carinho.
Invista seu tempo nisso! Pode ter certeza que você conseguirá impactar toda sua rede de forma mais profunda e eficaz.