Imagem não é frescura, é chave para o sucesso!

Fala-se muito sobre o trabalho da mulher dentro das organizações, sobre a capacidade que elas têm de se virar em 30 para dar conta de trabalho, família, casa, amigas, saúde (etc.) e, é claro, sobre o que a “mulher de hoje” precisa saber/fazer para se destacar nas suas áreas de atuação.

Dentro desses debates, um tema que surge com cada vez mais força é o papel da imagem que a mulher constrói e que a auxilia no seu desenvolvimento pessoal e profissional, até porque, como gosto de dizer, imagem não é frescura, é chave para o sucesso!

Assim, antes de mais nada, é preciso entender o que é imagem…

Diferenças entre imagem e moda

A moda tem crescido muito nos últimos tempos. Diariamente, a mulher é bombardeada de informações sobre o que usar, o que não usar, como usar. Porém, isso tudo é muito perecível. Ao invés de falar em moda, é preciso falar em imagem, que é o que perdura. É preciso despertar na mulher a consciência de que a roupa e a maquiagem que ela escolhe transmitem uma mensagem.

O problema em pensar em moda, e não em imagem, é que essa visão míope faz com que muitas vezes as profissionais errem na mão na hora da escolha do traje profissional, levando em consideração “o que está na moda”, e não o que é adequado ao seu próprio estilo, ao momento, ao ambiente e assim por diante.

Como a mulher deve trabalhar a sua imagem no ambiente de trabalho

Com isso em mente, desenvolvi um plano de ação que pode ajudar as mulheres a iniciarem uma virada no que diz respeito à imagem que desejam estabelecer:

1) Entenda a realidade do seu mercado – analise colegas de trabalho, líderes e clientes. A percepção do que é mais comum ajuda a formar a imagem ideal para si. A partir disso, busque criar a sua própria identidade, a sua imagem;
2) Saiba que nem sempre o que funciona para uma pessoa, funciona para todas – analise o seu corpo e busque fontes confiáveis para entender o que funciona pra você;
3) Não deixe que a moda use você. Use você a moda! – nem tudo o que está na moda se encaixa no seu perfil nem no perfil da sua profissão. Desenvolva seu senso crítico e preocupe-se com a sua IMAGEM, não com a moda;
4) Planeje a sua imagem! – com base nas mensagens que deseja transmitir (que devem ser coerentes com seus objetivos profissionais), defina o padrão de imagem que deseja buscar e trace metas para chegar até esse padrão. O resultado você verá na prática!

Tenha isso em mente e busque seu sucesso apoiado nestes pilares.

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