HOME OFFICE

HOME OFFICE

Prático e sustentável

ANTES DE TUDO

Como se adaptar a este novo jeito de trabalhar para prosperar em tempos desafiantes

Primeiro, aceite. Vivemos um novo momento, e para prosperar nessa nova fase, precisamos primeiro aceitar, respeitar e integrar tudo isso na nossa vida.

Não adianta relutar, temos que nos adaptar. Não perca tempo, dinheiro e energia, relutando. Pegue o limão, faça uma limonada e tome na taça de cristal.

Coloque para você que esta nova fase é um prêmio que você recebeu. Foque em tudo de positivo, só olhe para o lado bom, só veja tudo que vai ganhar, foco somente no positivo e na solução.

COMBINADOS

Faça combinados de sucesso com todos os envolvidos: família, clientes, funcionários e parceiros. Converse claramente sobre o momento, as necessidades, os detalhes logísticos de tudo e, principalmente, sobre a importância da transparência, da autorresponsabilidade e da leveza para lidar com tudo que vier.

Os que tem crianças menores em casa, precisam ter tempo para os pequenos, tentar envolvê-los no processo e ajudá-los a superar este momento de forma consciente, realista, mas sem grandes traumas. Eles não podem ser vistos como problema e, sim, como uma das partes mais importantes da nossa vida, que merecem atenção e cuidado.

Sugiro neste caso, buscar ajuda de profissionais que estão disponibilizando, gratuitamente, muitas dicas online em suas redes sociais.

Gosto muito do trabalho da Daniela Freixo de Faria do  Conversa com Criança: https://www.instagram.com/daniella_freixo_de_faria/.

PREPARE-SE

Por que você deve se arrumar para trabalhar em casa?  As roupas influenciam diretamente no nosso comportamento e, o nosso comportamento, influencia diretamente no nosso faturamento.

Pense como o seu corpo e sua mente agem, automaticamente, quando você está vestido com um traje formal, quando está mais casual e quando está totalmente despojado e informal.

A sua mudança de comportamento é natural e involuntária. É uma resposta automática da sua postura.  Influencia até no nível de segurança que você sente sobre a sua capacidade produtiva.

Se em um momento de crise, você passar na frente do espelho e, ao olhar, não conseguir ver a imagem de uma pessoa que apresenta positividade, força e capacidade, isso te enfraquece e te faz acreditar que a coisa está muito feia, que você não vai dar conta.  E o contrário também acontece, se passar na frente do espelho e ficar feliz ao ver aquela imagem que está sendo refletida de você mesmo, vai pensar assim: para de fraquejar é só uma fase, vai passar. Você é capaz de passar por tudo isso, vai lá e arrasa.

Por isso, vista-se para triunfar. Não estou dizendo que deve se vestir como se veste para trabalhar fora de casa, mas deve ter o cuidado de se vestir de uma forma que te impulsione e te empodere.

Além do mais, ao se vestir para trabalhar, o seu corpo vai receber um comando diferente que sabe que não está em casa em um momento de lazer e que agora é hora de trabalhar e fazer acontecer.

Como estamos em casa e enfrentando tempos desafiantes, o comum é querer fazer do trabalho uma fuga, e trabalhar muito para não encarar a realidade.

Não faça isso, se dê pausas e momentos de prazer, com você e com os seus. Desfrute de tudo que a vida trouxer. Faça valer cada minuto e lembre- se de uma frase que tem circulado por aí, que já fazia muito sentido antes e agora mais ainda: “cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais”.

Vejo que neste momento, muitas pessoas estão querendo mostrar que estão em movimento, que estão agindo. Talvez seja sim tempo de agir, de fazer acontecer, mas também é tempo de cuidar ainda melhor de você, não tenha medo de ter momentos de pausa. Aí eu compartilho com você outra frase que amo, da Brené Brown: “É preciso CORAGEM para dizer sim para DESCANSAR e BRINCAR em uma cultura onde a EXAUSTÃO é vista como símbolo de status”.

Alimente-se bem, durma bem e hidrate-se muito.

Tenha à mão, uma lista com sites, blogs, Instagram e nome de pessoas para que, caso você entre em uma frequência ruim, você possa recorrer, se nutrir, voltar a sua vibração e continuar a sua caminhada de forma significativa.

ORGANIZAÇÃO

Neste momento é fundamental colocar a organização como prioridade na sua vida. Em tudo: no ambiente, nos processos. Seja mais detalhista e minucioso.

Etiquete, enumere, separe, divida, deixe tudo mais fácil de visualizar e manusear.

Deixe as coisas à sua vista, cole informações na parede, explore os recursos visuais para que tudo fique mais fácil de ver e fazer.

 Eu fiz um curso muito especial com o Gerônimo Theml na Academia da produtividade e lá aprendi muitas coisas legais. Vou compartilhar as principais que mais utilizo para te ajudar a se organizar também. Muitas delas eu adaptei para o meu jeito.

Tenha tudo listado, não confie na sua “cabeça”, ela vai estar bem cheia. Tenha um lugar para listar tudo que precisa fazer de maneira organizada por dia da semana.

A lista diária deve ser dividida da forma especial que eu mostro em um vídeo onde explico em detalhes como uso, vou deixar este vídeo no meu canal do YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=jfzkvc2FqDA), deixarei lá também o link com a minha planilha, assim você pode baixar e adaptar para a sua realidade.

Use o despertador do celular para te lembrar dos compromissos com hora marcada. Coloque 4 alarmes distribuídos ao longo do dia com a seguinte frase: 

Silvana (coloque seu nome), você está produzindo ou se ocupando?

Assim, caso esteja apenas se ocupando, irá voltar a produzir. E, caso esteja produzindo, vai se dar um elogio e continuar. Isso evita que você chegue ao final do dia, ter trabalhado o dia todo e não ter feito, na verdade, nada.

Antes de dormir, deixe o ambiente organizado e a sua lista de tarefas preparada.

Quanto a sua produtividade, seja realista. Neste momento, alguns dias serão altamente produtivos e, outros dias não fluirão tão bem, faça sempre o melhor que você consegue com o que tem na mão naquele momento. Seja gentil com você e com as pessoas a sua volta, nunca se esqueça, estamos todos no mesmo barco.

Percebeu que vai atrasar alguma entrega de trabalho? Comunique o quanto antes com clareza, verdade e respeito. Respeite o trabalho, esforço e tempo do outro.

Tente prometer só que o que é possível cumprir neste momento, seja realista e verdadeiro com as pessoas.

Os seus valores pessoais sempre terão que ser maiores que a sua motivação financeira. O seu nome é, e sempre será, o seu maior patrimônio.

O TRELLO é uma excelente ferramenta de gestão de projetos, a versão gratuita é ótima. Ele é bem intuitivo, mas caso queira, antes de começar a usar, vá no Youtube e busque alguns tutoriais, assim será ainda mais prático, rápido e assertivo.

A Mlabs é outra ótima ferramenta. Ela vai te ajudar no agendamento dos seus posts nas redes sociais.

Assim, você pode trabalhar em “linha de produção”, fazer trabalhos em série e otimizar bastante o seu tempo.

Fique de olho nos sabotadores do tempo, liste e coloque à vista para que eles não “roubem os seus sonhos”.

Talvez seja hora de sair de alguns grupos. Os grupos estão bombando, é muita distração, tanto de coisas legais, como de muita notícia ruim.  Deixe todos no silencioso e não se deligue do principal.

AMBIENTE

Como se trata de algo que aconteceu sem “muito planejamento”, devemos fazer sempre o melhor que podemos, dentro da realidade atual.

Então, com base nesta linha de pensamento, escolha um cantinho mais reservado, com menor ruído, mais arejado e com a melhor iluminação possível.

Tente deixar o ambiente como uma vibração positiva. Deixe uma frase positiva à vista, para que em momentos desafiantes, você facilmente possa ler e se reenergizar.

VIDEO CHAMADA

Neste momento, você provavelmente terá que fazer bastante uso de vídeo chamadas e vídeo conferências, então vamos às principais dicas:

Gosto muito destas duas plataformas, elas atendem bem na versão gratuita e são bem fáceis de usar:

Zoom: https://zoom.us/pt-pt/meetings.html

Whereby: https://whereby.com

Assim que for fazer uso das ferramentas, avise as pessoas da casa que, naquele momento, você vai precisar de ainda mais cooperação de todos.

Pense que a pessoa do outro lado irá ver o seu ambiente, cuide da imagem e contexto do local.

Preferencialmente use fone de ouvido, ele ajuda na qualidade do áudio para as duas partes e dá mais privacidade.

Tenha tudo que precisar à mão, esteja pronto antes de começar a reunião.

Quando estiver em reunião com mais de uma pessoa, deixe apenas o seu microfone ligado quando for falar, para que o barulho externo não atrapalhe a reunião.

Tente fazer as reuniões com câmera ligada, ver pessoas gera mais sinergia, sintonia e calor humano. Caso não possa ligar a câmera naquele momento, seja gentil, peça desculpas e explique a razão.

AUTOSUFICIÊNCIA

Neste momento, todos estão se REINVENTANDO, reaprendendo a como lidar com este novo momento, ou seja, todos estão no mesmo barco, mega ocupados. Tente resolver você mesmo os seus desafios, peça ajuda quando não tiver jeito, não banque o egoísta folgado.

Eu sempre recorro aos tutoriais do YouTube e ao Google, lá sempre encontro solução para muitos dos meus desafios.

NÃO É HORA DE BANCAR O SUPER-HERÓI E NEM A SUPER-HEROÍNA

Respeite a sua essência, o seu modo de funcionamento e os seus limites. Cada um é cada um, não fique se comparando, faça sempre o seu melhor e fique em paz. Em breve, tudo vai entrar nos eixos, saúde, paz e equilíbrio serão muito melhor que alguns cifrões na conta. Agora é o momento de fazer de tudo para sobreviver e, não, para enriquecer.

Ricos serão os saudáveis e equilibrados, é hora de cortar os supérfluos e focar a nossa vida no que, de fato, é essencial.

Calma. Todos a nossa volta estão nervosos e trabalhando sob pressão, não queira fazer exigências descabidas para o momento.

DEIXE FLUIR NATURALMENTE

Todas essas dicas, porém, não irão funcionar se você não tiver AUTORRESPONSABILIDADE.

Você é o centro de tudo.

Seja fiel a sua rotina, faça autogerenciamento, revise os acordos familiares sempre, motive os seus familiares a te ajudarem, mostre a importância da colaboração deles para o sucesso de todos.

Tudo é novo, faça testes, analise o resultado. Se não der certo, mude.

Acredite em você, tudo vai passar, você é capaz de muito mais do que imagina.

Lembre-se de que não usamos nem 10% da nossa capacidade, ou seja, você tem 90% para explorar. Eu tenho certeza que essa experiência será muito mais especial se fluir naturalmente, sem oposição ao fluxo natural das coisas.

Deixe fluir, aproveite a viagem, mantenha-se firme, focado e positivo.

Toda situação, no início, parece ser muito desafiante, mais complicada do que de fato é.

Lembra do seu primeiro dia de trabalho? 

Lembra de como muitas coisas que pareciam ser um bicho de 7 cabeças, depois se tornaram coisas normais na sua vida?

Pois, é sempre assim… em breve tudo vai estar fluindo incrivelmente e você vai tirar de letra, vai dar show. 

Eu sinto isso, pois você é uma pessoa muito qualificada, dedicada e comprometida.

NÃO PARE DE SONHAR

Os sonhos são um combustível incrível para nossa vida, continue sonhando e se conectando com eles.

Faça um painel dos sonhos, materialize tudo que está em seu coração, faça um cartaz bem legal e pregue de forma que fiquem bem visível, para que você sempre se lembre de tudo que ainda vai realizar.

Não tenha medo, o medo paralisa e te faz entrar na zona do pânico. Isso só vai piorar a situação. Tenha respeito pelo momento e por todos, o sentimento do respeito vai te guiar para as melhores escolhas e ações.

Seja luz, busque a luz e espalhe luz. Tudo vai passar e seremos pessoas ainda melhores, estaremos ainda mais iluminados depois de tudo isso.

E nunca se esqueça: O PODER ESTÁ EM VOCÊ, FAÇA ACONTECER.

CRÉDITOS

Este trabalho foi feito com muito amor por Silvana Lages que cuidou da parte da elaboração do conteúdo e Raquel Aguiar que fez as correções de texto.  Fizeram isso como forma de colocar os seus talentos à disposição do mundo neste momento tão delicado. Elas acreditam que “sozinhos somos invisíveis e juntos invencíveis”.

Agora é a sua vez, compartilhe este material. Ele pode ajudar ainda mais pessoas. Vamos juntos reconstruir o nosso mundo, todos somos importantes neste processo.

Quem é quem

Silvana Lages tem como missão de vida, ajudar todos a alcançarem sucesso através da descoberta da sua verdadeira Marca Pessoal.

Ela acredita que, hoje, para se destacar no meio da multidão, o profissional precisa SE REINVENTAR, descobrir a sua verdadeira Marca Pessoal e gerenciá-la de forma estratégica.

A frase que rege a sua vida é “FAÇA ACONTECER. O PODER ESTÁ EM VOCÊ.”

Afinal de contas, nesse novo mundo, VOCÊ é mais importante que seus produtos e serviços. O cliente, primeiro, compra VOCÊ, para depois comprar qualquer coisa que você possa oferecer.

Silvana transmite todo seu conhecimento através de palestras, processos de Coaching e Mentoria de Marca Pessoal.

www.silvanalages.com.br   

RAQUEL AGUIAR

Graduada em Publicidade e Propaganda e em Design Gráfico, Raquel Aguiar atua no mercado há mais de 10 anos.

Com experiência em agências de publicidade, gráficas e marketing de grandes empresas, atende clientes por todo o Brasil.

Dentre os trabalhos realizados estão desde material gráfico, arquivos para web, até desenvolvimento de marca, gestão de redes sociais, produção de conteúdo para Facebook, Instagram, LinkedIn e redação de artigos e textos publicitários.

Procura sempre se atualizar para acompanhar tendências e novidades, uma vez que o mercado publicitário é bastante dinâmico e está em constante evolução.

https://raquelaguiarportfolio.wordpress.com

COMO SE BENEFICIAR AINDA MAIS

Em tempos desafiantes, principalmente, você precisa se destacar para prender a atenção do seu público e ver resultados. Por isso, é tão importante ter uma apresentação de qualidade, um layout criativo, bem elaborado e atrativo. Isso vai te atalhar caminhos, encurtar sua jornada rumo ao sucesso.

Entre em contato com Raquel Aguiar, pelo e-mail raquelaguiar87@yahoo.com.br para saber mais como ela pode ajudá-lo em seus projetos, através da elaboração de materiais com um visual que te diferencie ainda mais.

Estamos praticando a política de preços sociais, neste difícil momento que o mundo está  atravessando, para que possamos ajudar um número ainda maior de pessoas que precisam dar a volta por cima e “não deixar a peteca cair”. 

Visite o site www.SILVANALAGES.com.br e saiba mais sobre os cursos online de Silvana Lages. Cursos super ricos, profundos, com acompanhamento direto, à partir de R$ 5,90 ao mês, R$ 0,20 ao dia. Potencialize a sua Marca Pessoal e dê a volta por cima o mais breve possível.

VENDA-SE

Aprenda a fazer um Pitch de vendas para SE vender mais e melhor

TRANSFORMANDO DESCONHECIDOS EM CLIENTES

Como usar o NETWORKING para alavancar o seu negócio

REINVENTE-SE

Assuma o comando da sua Marca Pessoal com propósito

 Como dizia o Nelson Mandela,

“o maior medo do ser humano, não é o medo do fracasso,

e sim, o medo de brilhar.”

Leave a Reply

Post Comment