Que roupa usar em uma entrevista de emprego?

Por Silvana Lages

O título que dá nome a este post é uma das perguntas que mais respondo atualmente. Sempre que começo a falar sobre entrevista de emprego logo vem alguém e pergunta: “tá, e que roupa vestir?”.

Como minha experiência me mostra que esta é uma dúvida muito comum decidi escrever este artigo. E minhas dicas são estas:

*Vista-se de forma sustentável

Geralmente, os profissionais se preocupam tanto com a entrevista de emprego que para ela atentam-se a todos os detalhes – roupa, cabelo, mãos, acessórios, perfume, barba, bigode, etc. Os recrutadores se surpreendem com tudo, contratam estes novos funcionários e, logo na primeira semana, vem a decepção: o colaborador contratado é completamente diferente do candidato entrevistado.

E essa decepção pode ser péssima para sua carreira.

Por isso, o melhor a fazer é ser alguém que você se identifique e consiga manter você desde o momento da entrevista, pois é preciso sustentar a imagem que foi apresentada no recrutamento para construir uma carreira sólida dentro de uma empresa.

*Adapte seu estilo às características da empresa

Sim, você pode ser “você”, mas é preciso respeitar as características da empresa para a qual você quer entrar. Ou seja, se o “dress code” da organização for “social” você não pode vestir o jeans que você adora, mas também não precisa usar roupas que considera “quadradas”. Pode buscar peças que sigam seu estilo sem deixar de ser formal. Com uma pesquisa você vai ver como isso é possível!

*Lembre-se das regras de sempre

Decotes, cores muito vibrantes, peças justas demais não apenas não são boas opções para uma entrevista de emprego como não devem ser usadas no dia a dia profissional. Simplesmente porque não são “profissionais”.

Fora isso, não há certo e errado. Tenha em mente os pilares da imagem pessoal (bom senso, adequação e equilíbrio), leve estas outras três dicas em consideração e cause uma ótima primeira impressão. É o primeiro passo para iniciar bem em um novo emprego.

Sucesso!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post