Não deixe as pessoas no vácuo, isto denigre a sua Marca Pessoal

A vida está cada vez mais corrida. A cada dia que passa, precisamos aprender novas habilidades e melhorar nossa capacidade de realizar múltiplas tarefas simultaneamente.

Enquanto estamos em casa, pensamos no que temos que fazer no trabalho. Quando estamos no trabalho, lembramos das responsabilidades domésticas. Quando estamos almoçando, aproveitamos para resolver as pendências que ficaram para trás. Quando vamos dormir, já organizamos as preocupações e os problemas a serem resolvidos no dia seguinte…

Ufa! É tanta tarefa que cansa só de escrever.

O mundo está, de fato, exigindo muito de nós! E isso não é de todo ruim: todo mundo tem uma extrema capacidade de se adaptar e, em questão de tempo, começamos a lidar direitinho com todas as nossas obrigações e conseguimos crescer pessoal e profissionalmente nesse processo. Ou seja: tem muita parte ruim, complicada e desafiante, mas também tem seu lado bom, como tudo na vida.  Mas aqui vamos focar mais na parte boa.

O problema é que tem muita gente que, na correria do dia a dia, acaba tirando a prioridade de alguns pontos que são extremamente importantes para a reputação e para o negócio de qualquer pessoa. As relações que acontecem dentro do Whatsapp são ótimos exemplos.

Você com certeza usa o aplicativo e sabe bem o quanto a ferramenta é útil e veio para facilitar nossa vida. Hoje, longas reuniões que demandariam um local de encontro + tempo de deslocamento + trânsito e outros detalhes pode ser facilmente resolvida pelo Whatsapp.

O aplicativo virou ferramenta unânime de comunicação e nos permite comunicar com qualquer pessoa do mundo na hora que quisermos. Através do whatsapp, podemos nos comunicar com nossos clientes e damos abertura para que eles façam o mesmo. E não estamos acessíveis apenas a quem já conhecemos – outras pessoas que se interessem por nosso trabalho também podem entrar em contato conosco.

A consequência disso você já sabe: um turbilhão de novas mensagens constantemente. Ler e responder todas elas demanda tempo, energia e dedicação – mas é muito importante que você faça isso.

Hoje, existem inúmeras ferramentas para automatizar respostas no Whatsapp e usá-las pode até parecer uma ideia interessante – você vai facilitar sua vida e poupar bastante tempo, mas não ficará marcada na vida de outra pessoa.

Uma Marca Pessoal de valor não automatiza suas relações interpessoais. Quando mandamos mensagens automáticas ou respondemos conversas com textos prontos, nós ficamos ausentes no nosso ciclo social. As pessoas que fazem isso constantemente são, inclusive, vistas como inconvenientes – e são ignoradas com frequência.

Por isso, tire um tempo do seu dia para fazer a gestão do seu Whatsapp. Leia as mensagens com calma, responda com carinho e seriedade, não ignore ninguém e não envie mensagens desagradáveis.

Se você participa de muitos grupos, não seja a pessoa que fica enviando correntes, fotos de bom dia, áudios longos, fofocas e opiniões políticas. Isso é extremamente incômodo e você pode acabar virando a pessoa importuna com quem é chato conversar – e isso é tudo que você não precisa na sua Marca Pessoal.

Seja uma pessoa com quem a conversa aconteça de forma leve e prazerosa. Agregue valor à vida das pessoas com quem você convive, entregue conteúdos valiosos e mostre que você se importa com elas. Se não puder responder instantaneamente, não há o menor problema – a vida de todo mundo é corrida. O importante é que você não ignore.

Talvez você esteja pensando que isso tudo é muito simples para mim, que eu já administro muito bem… Mas não!  Todos os dias, também tenho que manter o alerta e me esforçar ao máximo para dar conta de responder a todos, sem deixar as pessoas no vácuo, tentando responder sempre de forma personalizada.

Isso requer tempo e paciência, mas quando os assuntos são os meus clientes, sempre me desdobro para dar o meu melhor. E acho que estou conseguindo! Me empenho muito e tenho poucos retornos negativos.

Todos os dias, me observo e vejo se estou de fato usando a ferramenta da melhor forma. A cada dia, um novo aprendizado. Estou longe de estar perfeita no meu uso no whatsapp, mas sigo dando o meu melhor.

Então a mensagem final é essa: esteja verdadeiramente presente e siga aprimorando sempre. Não seja uma pessoa que faz apenas contato, faça conexões!

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post