“Haters gonna hate” e o seu direito de ser feliz

 Por Silvana Lages

Você já ouviu a expressão do título deste artigo? Traduzindo para o português seria algo como “inimigos irão odiar”.

Essa é uma gíria que tem origem nos guetos americanos e que se espalhou na internet como uma forma de dizer que não importa o que você faça ou fale, aqueles chatos/invejosos/implicantes sempre vão encontrar um jeito de criticar/xingar/zombar.

E é sobre isso que vou falar neste artigo.

Será que dá para agradar todo mundo? Ou melhor, será que devemos basear nossas ações querendo agradar a todos?

Claro seguir regras é importante em diversas situações, mas deixar de ser você para ser alguém completamente diferente e “montado” não trará os resultados que você almeja. Manter a sua individualidade é essencial para isso.

Os haters e as pessoas públicas

Abro esse debate apresentando casos públicos de ação de haters. Recentemente, esta reportagem do jornal O Globo revelou que artistas brasileiros são alvos de críticas completamente desnecessárias em redes sociais como Instagram e Twitter. Olha só alguns dos comentários:

“Sorte do Cauã Reymond foi que ele ficou bonito/gostoso, porque se continuasse feio como na época de Malhação tava perdido”.

“O dia está tão chato que coloquei uns vídeos do Bruno Mazzeo para rolar, para eu lembrar que sempre existe algo pior que uma segunda-feira”.

“Preta Gil e Ivete Sangalo de azul e cheias de brilho. Ninguém avisou a elas que gorda e muito brilho não combinam?”

“Odeio Thalita Rebouças. Ela é muito feliz”.

Imagine você ter seu espaço invadido por pessoas que nunca o viram pessoalmente e que simplesmente acham que têm o direito de atacá-lo com palavras agressivas. Terrível, não é mesmo?

Muitos desses artistas respondem a esses comentários. Outros, simplesmente deletam suas contas nesses canais e seguem suas vidas sem poder exercer um dos direitos mais importantes da vida: o da liberdade de expressão!

Todos temos direito a manter nossa autenticidade. A Ditadura da Beleza, que tanto combato por aqui, tem acabado até mesmo com esse direito que temos desde que nascemos…

Mesmo quando nos preocupamos com nossa Imagem Pessoal, querendo mostrar o que há de melhor em nós, adequando nossas roupas e comportamentos aos objetivos que queremos alcançar, não podemos jamais deixar de ser quem somos.

Snapshop

Nossa individualidade, nosso estilo, nosso jeito, é o que nos faz únicos e especiais. É possível, sim, trabalhar sua Imagem Pessoal para o desenvolvimento profissional e, mesmo assim, manter sua autenticidade.

O importante é alinhar seu perfil pessoal aos seus desejos e ambições profissionais, por exemplo: se você deseja ter um estilo mais alternativo, precisa buscar uma vida mais alternativa, uma profissão que permite esse tipo de estilo, pois se entrar em um mercado profissional formal não conseguirá manter esse perfil.

E respondendo à pergunta do início do texto: não, não é possível agradar a todos, e nem devemos ter essa pretensão. Foque em seus objetivos para selecionar o que e quem realmente importa para você.

Não tem jeito, haters gonna hate, sempre haverá alguém para criticar. Mas se você se dedicou ao desenvolvimento de sua Imagem Pessoal pode ficar tranquilo, pois sabe que fez o seu melhor.

Seja você mesmo no seu caminho para o sucesso, e deixe os “haters” para trás!

E, pra finalizar, um exemplo de que nem tudo está perdido e que o mundo não é feito de pessoas que só enxergam coisas ruins. Um projeto da marca Dove utilizou a “selfie” como uma ferramenta para que adolescente e suas mães encontrassem sua Beleza única e real. Confira o vídeo e inspire-se!

Silvana Lages

Muitas vezes os “haters” são encontrados de forma subjetiva. Pode ser uma matéria em uma revista dizendo que você não tem o corpo ideal, um comercial de televisão apontando um padrão fora de seu alcance. Pensando nisso, desenvolvi a palestra “Ditadura da Beleza x Ditadura da Felicidade: o que realmente importa para o sucesso das mulheres”, em que mostro como as mulheres podem alcançar o sucesso por meio do desenvolvimento de sua Imagem Pessoal baseado em sua Beleza Real. Entre em contato e saiba mais. contato@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

capaface3

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post