Gestão Estratégica de Marca pessoal na prática

A marca pessoal não é um conceito pronto que você encontra em qualquer lugar, pronto para ser implementado na sua vida. Também não é algo que basta contratar um profissional e, como num passe de mágica, ele te entrega pronto e você já começa a ter sucesso na área que deseja.

A marca pessoal é muito mais que isso, é um processo de coerências e o primeiro passo para entendê-la é saber que não se trata somente de um artifício usado para se destacar em um mercado – é um estilo de vida.

A marca pessoal tem que transcender o seu cargo e um dos erros mais comuns das pessoas é trabalhar em uma determinada empresa e dizer que “está atuando como profissional de tal área”. Você não pode “estar somente atuando como vendedor”, por exemplo, você tem que ser um vendedor, em todos os momentos e situações da sua vida pessoal e profissional.

Nesse momento, você se pergunta: “Nossa!!! Tenho que ser profissional o tempo todo?” Sim, isto tem que estar dentro de você – a competência tem que te pertencer, ainda mais que estamos vivendo uma era que cada dia mais os negócios tem sido feito fora do ambiente de trabalho. Novas oportunidades são encontradas em lugares onde menos esperamos, novos potenciais podem surgir em uma mesa de bar… Isso sem levar e conta as redes sociais, que são um mundo a parte e em breve falaremos mais a respeito.

Imagine comigo: você vai a um happy hour com amigos e lá estão mais outras pessoas. Você está passando por um divórcio e está em busca de um bom advogado, pois sabe que terá algumas dificuldades por conta de complicações na relação. Na mesa do bar, você é apresentado a algumas pessoas. Todas estão bebendo demais, falando somente asneiras, não demonstrando uma boa postura e, muito menos, uma boa educação.

Em um determinado momento, seu amigo menciona que você está se divorciando e está precisando de um bom advogado. Um dos integrantes da mesa se levanta e se apresenta como sendo uma referência em vara de família – e ele está completamente bêbado, sem a menor condição de manter uma conversa digna e fazer uma boa apresentação a você.

No seu caso, o problema é pequeno: afinal, o que não falta são bons advogados por aí – existem tantos que fica até cansativo escolher. Ele, por outro lado, perdeu a chance de fechar um bom contrato, uma ação de grande valor financeiro e, mais do que isso, perdeu a chance de te impressionar com o seu trabalho e receber boas indicações. Ele, por mais que seja um bom profissional, não se mostrou ser uma pessoa séria e qualificada.

E tenho outro motivo para te convencer a ser um profissional por tempo integral: pense se a empresa onde você trabalha fecha, se você é demitido ou se você quer se demitir… Se você se destacar em todo o tempo, você vai continuar sendo um profissional respeitado, continuar tendo a sua credibilidade, valor pessoal e, consequentemente, continuará sendo desejado e valorizado pelo mercado.

Outro ponto importante é o fato de você precisar ser uma pessoa integral. Pessoas dissociadas não têm nenhuma credibilidade no ramo profissional, nem nos relacionamentos pessoais. É claro que cada ambiente requer um comportamento diferente, mas os seus princípios , valores e posicionamento devem ser os mesmos onde quer que você esteja.

Siga o que você acha que é certo, que seja coerente com seus princípios, valores, sonho de vida, que vai te fazer feliz e invista nisto. Mantenha seu foco, porque é isso que irá criar a sua marca pessoal genuína e singular, sua consistência, coerência, sua naturalidade, sua estabilidade, seu algo a mais – e são estas premissas que irão fazer as pessoas confiarem em você e te darem a credibilidade e o valor que você merece.
Você e eu sabemos que você é uma pessoa talentosa, brilhante e tem potencial para alcançar o que bem entender. Mas não basta só nós dois sabermos disso. O mundo também precisa saber!

Pense nisto e conte comigo como sua parceira.Vou te apoiar em todos os seus desafios da sua gestão estratégica de marca pessoal. Se gostou, curta, compartilhe e venha conversar comigo! Garanto que, juntos, encontraremos o seu diferencial e construiremos a ponte para o seu sucesso profissional e pessoal.

Espero por você,
Silvana Lages

One Response to "Gestão Estratégica de Marca pessoal na prática"
  • 12 de setembro de 2015
    Ana Cristina

    Que conteúdo valioso e único.Uma ferramenta fantástica, para expandir o entendimento de ser e como ser.Amei!

Leave a Reply to Ana Cristina Clique aqui para cancelar a resposta.

You must be logged in to post a comment.