CLUBHOUSE, A REDE SOCIAL MAIS DESEJADA E DISPUTADA DO MOMENTO

Tudo o que você precisa saber para posicionar a sua Marca Pessoal de forma estratégica

O que é este tal de CLUBHOUSE? É um aplicativo? Uma rede social? Uma febre passageira?  Que negócio é este? É bom para mim? Para o meu negócio? Estratégico para a minha Marca Pessoal?

Calma que vou te explicar. Clubhouse é a mais nova rede social, uma rede que pelo visto veio para ficar e para transformar a nossa forma de usar as redes.  Acredito que será uma rede potencial para aqueles que estão cansados de fotos pessoais, estilo de vida, dancinhas, fotos mascaradas, ostentação, piadinhas e conteúdos superficiais.

Ela já existe desde abril de 2020, mas foi nesta semana que deu o boom no Brasil depois das postagens do Elon Musk, juntamente com várias celebridades internacionais e logo em seguida pelos influencers do Marketing Digital do Brasil. Ela é ainda pouco conhecida, entretanto, pois os fundadores foram muito estratégicos no seu lançamento e, para entrar, você precisa ser convidada por alguém e, além disso, neste momento está liberado o uso somente para o sistema operacional IOS. Por meio dessas duas estratégias, eles geraram senso de pertencimento, “exclusividade” e ativaram o gatilho da escassez, por isso está uma “corrida do ouro” para receber um convite. Já tem gente vendendo convite no mercado livre por R$ 200,00.

Calma, essa loucura é desnecessária, daqui a pouco vai estar tranquilo. E diga-se de passagem, que postura lastimável de quem recebe algo de presente e quer vender. É lamentável ver atitudes como esta de tremendos oportunistas com total falta de ética.

Elon Musk, Oprah Winfrey (no alto), Ashton Kutcher e Chris Rock (abaixo) estão entre usuários da ClubhouseFoto: CNN Brasil
(https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/02/06/nova-rede-social-clubhouse-de-conversas-por-voz-faz-sucesso-entre-celebridades)

Pela sua proposta inicial, trata-se de uma rede que veio focar na geração de conteúdo de valor para promover a disseminação de conteúdo de uma forma estratégica e com muita profundidade, pois lá, o seu grande diferencial será o seu conteúdo.

As pessoas irão atrair outras não por terem um rosto bonito, um corpo sarado, uma vida interessante e nem pelo “seu rebolado”. As pessoas vão se interessar por aqueles que tem algo especial para partilhar e que vão te ajudar a ser uma pessoa e um profissional melhor. Inicialmente estou muito feliz, pois andava triste com o caminho que a maioria das redes sociais estavam tomando, cada vez mais superficiais. E, como eu não abro mão de conteúdo autêntico e de valor, andava até meio sumida das redes. Preferi sumir, ficar focada  somente no LinkedIn, que é uma rede que me identifico muito, do que me render às superficialidades.

Então, se você é como eu que não quer investir seu tempo, dinheiro e energia em banalidades,  continue lendo este artigo, pois de acordo com tudo o que vi, parece que esta rede será muito especial.

Logo que entrei no ClubHouse fui em busca de conhecimento, esta é uma prática que tenho, ir em busca de quem sabe para atalhar caminhos e potencializar resultados. Então participei de várias salas de debate sobre as percepções da rede e vou compartilhá-las aqui.

Para aqueles que não gostam da sua voz, chegou a hora de fazer as pazes com ela. É tão comum escutar pessoas dizendo “eu detesto a minha voz, minha voz é horrível”. Sua voz é sua voz, única e especial como você, ame-se, ACEITE-SE e seja grata por ser esta pessoal incrível que você é.

https://www.freepik.com/photos/woman’>Woman photo created by benzoix – www.freepik.com

Lá você poderá mostrar mais a sua real essência, pois você se expressa livremente, uma vez que não há possibilidade de cortes e edições, como diria o Faustão “quem sabe faz ao vivo”. Afinal, chega de textos, fotos e vídeos “fakes” e mil vezes editados e copiados.  A nossa voz é um grande canal de expressão de emoções e emoções não podem ser “fakeadas”.

A rede vem com um forte apelo democrático, pois não permite apenas um dono da vez. As salas, para serem interessantes, precisam ter várias pessoas falando sobre o mesmo tópico com ponto de vista diferentes, isso é muito rico pois amplia nosso olhar.

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Lá dentro não é possível fazer comentários, mandar direct, a fala é ali no momento. O máximo que pode acontecer é, no momento da sua fala, você comunicar para as pessoas que estão te ouvindo que elas podem te enviar um direct pelo Instagram, pois a plataforma permite que você vincule o seu Instagram. Aí é só ir na Bio da pessoa e clicar para falar com ela no particular via Instagram ou Twitter.  A mesma lógica de fazer contato pelas redes vinculadas deve ser usada quando você estiver em uma sala e alguém falar algo que desperte seu interesse de continuar a conversa com aquela pessoa.

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Dentro da sala existe a figura do moderador e do speaker, os moderadores são as pessoas que criaram aquela sala e que são responsáveis pela condução da conversa. São eles também que dão status de moderador para outra pessoa na mesma sala, dão oportunidade para o ouvinte falar quando ele solicitar, podem até mesmo puxar uma pessoa que está só de ouvinte para falar e também podem convidar um ouvinte para dividir o espaço de moderador com ele.

Como tudo ainda é novo, estamos todos aprendendo. Acho importante dividir o protagonismo da moderação com pessoas de sua confiança para evitar problemas futuros, caso por exemplo, sua conexão caia e você corra o risco de deixar uma sala aberta.

Como moderador, você também pode mutar uma pessoa que talvez não esteja com discurso adequado ou talvez porque ela está com ruído de fundo e isso esteja atrapalhando a audição do grupo como um todo.

ETIQUETA E BOAS PRÁTICAS

Pelo visto o ego vai ficar um pouco de fora, pois até então, não tem like, não tem feed, não tem como gravar para ver depois, é algo que acontece ali naquele momento para as pessoas que estão online

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É um espaço onde a naturalidade vai valer muito. Dentro do que eu participei, pude ver que a maioria das pessoas estavam sendo elas mesmas, falando de coração, a energia era boa e deu vontade de ficar mais tempo. Porém, em alguns momentos, alguém chegava “impostando” voz de uma maneira forçada, fazendo um discurso do tipo “me ouçam que eu sou a boa”, isso soava muito mal para aquela pessoa.

É um lugar onde impera o sentimento e o instinto de comunidade, todos devem deixar o ego de fora e entrarem com o objetivo de contribuir de forma profunda e colaborativa.

Um lugar incrível para praticar a escutatória. Escute as pessoas e dê espaço de forma igualitária para que todos possam falar e se expressar.

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Como, até então, para entrar na rede, você precisa ser convidada por alguém, isso é uma grande responsabilidade. Cuide da sua reputação dentro da mesma, primeiramente por você e segundo para honrar quem te deu o voto de confiança e o convite. Quando convidamos alguém, seja enviando os convites ou permitindo que uma pessoa que está na lista de contatos do seu celular possa entrar sem precisar de convite, nós estamos validando o comportamento do outro, caso ele faça algo inadequado aqui dentro, isso irá te prejudicar. Ou seja, aqui aquela boa e velha frase terá valor: “diga com quem tu andas que eu direi quem tu és.”

Espere a sua vez de falar, tem uma fila, mas é de bom tom deixar que o moderador te passe a vez.

Faça perguntas objetivas, sucintas e claras. Há sempre muitas pessoas querendo perguntar, então antes de pedir a vez para falar, já elabore a sua pergunta para não se perder, divagar ou perguntar algo que um moderador acabou de falar.

Quando estiver como moderador, de tempo em tempo atualize o tema da sala para que as pessoas que entraram depois possam se antenar e engajar mais, pois toda hora entra e sai gente das salas. Para sair da sala, à sua esquerda na parte inferior tem uma mãozinha com 2 dedos levantados que está escrito leave quietly, ali você clica para sair à francesa. Quando você estiver como speakers ou moderador você não deve sair desta forma, agradeça e se dispeça. Como está no momento quente do aplicativo, algumas salas ficam ativas por horas e horas, aí você pode sair e voltar.

Agora, para pedir para falar, você clica na mãozinha da sua direita na parte inferior e você entrará um uma fila até ter a sua oportunidade.

Muito cuidado com o microfone, cuide sempre para que ele esteja fechado quando não estiver no seu momento de fala, pois ele é sensível e tem hora que sem querer tocamos, ele abre e acabamos incomodando aos demais da sala ou deixando vazar algum som ou ruído de fundo. É um cuidado que deve seguir a mesma lógica do cuidado que já temos no Zoom.

Uma coisa muito feia que tem acontecido é a pessoa estar na sala como moderador ou speaker e quando é solicitado para dar a sua opinião percebe-se que ela não está lá, que a foto está só figurando-a. Por ser uma ferramenta que não tem o vídeo, muita gente entra, já vi até gente “famosa” cometendo esta gafe terrível, atitudes como esta geram muitos impactos negativos para a sua Marca Pessoal.

Sem falar que em mais ou menos 2 semanas de boom, já temos relatos de artistas famosos que estavam no banheiro, dando descarga e assim por diante.

A rede social é uma estrutura que te permite mobilidade, mas daí achar que é picadeiro de circo e bancar o “palhaço” já é demais.

Não banque o fissurado que quer ficar 24 horas lá para ganhar uma super visibilidade em pouquíssimo tempo, foque em marcar uma presença de qualidade. Qualidade em todos os aspectos: de conteúdo, atenção, energia da voz e profundidade de contribuição. Lá o foco não é quantidade e sim qualidade.

Como a adesão ainda está vinculada a convites, tenho visto muito gente bancando o pedinte, nem trabalha mais só para ficar pedindo convite. Essas atitudes imprimem uma imensidão de coisas negativas à sua Marca Pessoal, muito cuidado, tenha uma atitude madura diante destes momentos, não deixe o FOMO te picar. FOMO é a uma sigla da expressão em inglês “fear of missing out“, que traduzida para o Português significa “medo de ficar de fora”. 

ESTRATÉGIAS

Quando fizer o seu perfil, tente usar o mesmo nome de usuário que você usa nas outras redes, isso facilita para as outras pessoas te encontrarem e te identificarem. A mesma regra vale para o foto de perfil, use a mesma em todas as redes, como não tem feed e dentro das salas  aparece só o seu primeiro nome, a sua foto de perfil vai ser a forma mais estratégica para você se tornar mais “encontrável”.

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O espaço da BIO no ClubHouse aceita mais texto que no Instagram, ou seja, aproveite para colocar um texto estratégico e mais rico. Quando digo estratégico não é BIO que fala só de você, o que faz e sabe, é mostrar onde você pode levar as pessoas, o que você pode gerar de valor na vida delas. Eu sempre digo e repito aqui: o seu valor não está em quem você é, sabe, faz, tem ou viveu e, sim, em como você usa tudo isso para deixar a vida das pessoas a sua volta melhor.

As 3 primeiras linhas da sua BIO precisam ser bem assertivas para que o seu perfil se torne mais atrativo.

Ah!  Tem como ativar notificações de pessoas que você segue para acompanhar o que elas estão compartilhando por lá, então aproveite e no final do texto da sua BIO convide as pessoas para ativarem o sininho para que elas sejam notificadas e fiquem por dentro de tudo de especial que você vai postar para o crescimento pessoal e ou profissional delas. Lembre-se, a razão nunca é seguir você simplesmente e, sim, porque você tem algo precioso para agregar na vida dela.

Quanto mais conteúdo de valor você partilhar, mais valor você irá gerar para sua Marca Pessoal. Partilhe sem medo o máximo de conteúdo bom que você puder.

Tente imprimir emoção na voz para ser mais atrativo, varie a entonação, seja leve, mas não force a barra e não abra mão de ser autêntico, educado e respeitoso.

Toda rede social tem um algorítimo que nos ajuda ou atrapalha e, pelo histórico de outras redes sociais, sabemos que no início o algorítimo é muito mais legal e generoso, então quem chega cedo bebe água limpa.

O segredo é fazer o jogo dele e lá é fácil de fazer esse jogo sem ir contra a sua essência e nem abalar a sua reputação pois, o que ele quer? Que você traga pessoas legais, interaja, gere conteúdo moderando salas, contribuindo com seu contéudo em salas que foram abertas por outras pessoas e consumindo a chuva de conteúdo que está disponível lá.

Então, tente, dentro do possível, investir a maior quantidade de tempo que você conseguir lá, dê foco para esta rede nos próximos 30 dias para que você alcance uma posição estratégica fazendo as coisas certas. Ficando lá vão acontecer 5 coisas, 4 ótimas e uma ruim. Vou começar pelas 3 boas:

  1. você vai aprender a usar a rede e aprender o seu mecanismo de funcionamento que é muito diferente. Por isso, no início ficamos perdidos, mas com pouco tempo e lendo este super guia você vai atalhar o caminho.
  •  Você vai consumir muito conteúdo legal vindo de pessoas incríveis e terá a  oportunidade de interagir com elas e potencializar o seu network.
  •  Você vai poder ajudar muitas pessoas. Esta, para mim, sem sombra de dúvidas é a razão mais especial, pois tem muita gente lá precisando aprender o que você sabe do jeito que você sabe e como você ensina.
  • Você vai se divertir muito, é muito legal, rico, dinâmico… viciante.
  •   Talvez agora você deva estar se perguntando o que tem de ruim, já que tudo é tão bom?

A parte do viciante, você tem que cuidar para não tirar o foco do que precisa fazer e se perder por lá e, também, não pode ficar como um viciado chato que vai em todas as redes com tom de ostentação. Digo ostentação porque ainda é algo muito premium, pensando a nível nacional, poucas pessoas têm e podem ter acesso à rede no momento. Como mencionei só entra com convite, cada pessoa que entra só pode convidar duas outras e ainda só está disponível para sistema operacional IOS, ou seja, quem tem i-phone. Diga-se de passagem, essa parte de ser acessível somente para IOS, para mim não é uma questão técnica e sim estratégica que deve ter ter interesse financeiro por trás e está tudo bem. Então não se ache a última bolacha porque está neste ciclo poderoso inicial e, sim, seja um pessoa generosa que ajuda outros a terem esta oportunidade e ensine o pouco que você sabe. Ao ler este mega artigo, talvez você tenha a impressão que eu sei tudo, sabe nada inocente, não sei nada… estou aprendento, mas respeitando a minha essência que é partilhar tudo que sei.

Então, coloque o Clubhouse na sua programação, faça um planejamento estratégico e usufrua com sabedoria para que agregue valor a sua Marca Pessoal e não o contrário.

Usufrua de salas grandes, mas não foque somente nelas. Tem salas menores super especiais e que podem te dar uma oportunidade ainda maior de falar, perguntar e ter a sua dúvida atendida de uma forma mais rápida e completa.

Existem salas de temas técnicos, mais específicos, assuntos direcionados e também outras de assuntos aleatórios que podem ser legais. Busque também por salas com temas complementares ao seu tema, isso te amplia os horizontes e enriquece o seu repertório. Estar ao lado de pessoas que pensam diferente de você é algo muito precioso para o seu crescimento.

Outra coisa muito especial: a conversa lá não segue uma linha rígida, a sala tem um tema, uma linha central e ele vai se construindo com base nas contribuições do moderador e dos speakers. Com isso, o debate se enriquece demais, uma loucura de “riqueza”. Todo o foco é na cooperação, tudo voltado para que seja melhor para a comunidade e não para poucos.

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Tem algo ainda mais rico: não há espaço para super produção. Lembra que no início das lives no Instagram elas eram simples, autênticas e colocavam todos com condições muito “similares” ? Mas à medida em que as coisas foram acontecendo, começaram a surgir Lives com mega produções? Milhões em patrocínio, quase que um espetáculo Hollywoodiano, agora lá não terá espaço para isso, é você a peça central, você é a sua força de contribuição, e não somente uma força “ figurativa”.

Vi também muitas salas com o nome de teste, reunindo várias pessoas com o único objetivo de apredender usando, testando para depois estrear, isso é lindo, mostra cuidado, verdade e transparência.

Uma coisa muito importante: vou até escrever em letras garrafais: LÁ NÃO É LUGAR PARA VENDER. Então o que vou fazer lá? Crescer, contribuir e potencializar a sua rede de relacionamento e lembre-se: vendas são consequências de bons relacionamentos.

REPUTAÇÃO

Como já mencionei, a sua reputação entra muito em jogo, o senso é de comunidade, colaboração e cooperação, então você precisa cuidar dos interesses da maioria.

Vou dar um exemplo: você abre uma sala para falar, por exemplo, sobre Imagem Pessoal, aí você dá espaço de fala para uma convidada e na fala dela ela deixa claro que não acha bonito pessoas gordas usarem certo tipo de roupas. Nesta fala tem certo preconceito e discriminação, você como moderadora, deve cuidar e, se for preciso, retirar a pessoa da sua sala, pois se alguém fizer uma denuncia sobre aquela pessoa, você também será penalizada, já que você quem deixou ela falar para a comunidade.

Você não pode ser um ditador nem ter muito medo, mas precisa ficar atento a postura de todos a sua volta.

Por esta razão, não recomendo que você saia e deixe uma sala aberta sem a sua supervisão. Só faça isso se tiver algum outro moderador junto com você e esta pessoa seja de sua extrema confiança. Pois, caso você saia e, naquela sala, depois da sua saída, tenha algum conteúdo odioso, racista, preconceituoso ou excludente, isso será muito prejudicial para você.

Dentro da rede, você não pode gravar a tela e postar em outras redes. Caso você ative o gravador da sua tela enquanto está acontecendo uma sala, eles vão te notificar dizendo que isso não é permitido e que você poderá ser penalizado, cuidado para não gerar complicações neste sentido para você, o foco é gerar e consumir lá. Tipo restaurante com rodízio em que você pode comer o quanto quiser estando lá, mas não pode levar para casa para comer mais tarde e nem compartilhar com outra pessoa.

Outro ponto importante que já vi são situações polêmicas e discussões um pouco calorosas, fuja de espaços polêmicos e cuidado para não se meter em confusão. Não tenha medo de falar e se colocar, mas cuidado com o que fala, como fala e com quem fala. Lá é tipo uma palestra, quando você estiver falando você está no palco.

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Uma coisa que me chamou a atenção foi que dentro de uma sala eu não sou “SILVANA LAGES”, eu sou Silvana, todos são identificados dentro da sala pela foto e somente pelo primeiro nome, isso baixa o ego de todos, acho isso muito precioso.

CLUBS

Dentro da rede tem os clubs e as rooms. Os clubs são os “grupões” que englobam os temas macros, que vão funcionar como as comunidades do antigo Orkut: eu amo pet, sua marca pessoal é seu diferencial, marketing digital para mulheres.

Para criar um club você precisa clicar neste link https://airtable.com/shrq9KTNSdXKotx9b , fazer uma solicitação e pedir aprovação. Importante ressaltar que, neste momento, eles estão liberando apenas um Club por pessoa e estão demorando muito para fazer esta liberação devido ao alto volume de solicitações. Quando for fazer a solicitação do seu Club, pense em um nome estratégico que esteja relacionado ao seu tema. Por exemplo, se você tem uma loja de comida vegana, você pode criar um club: Amo ser vegana ou Vegana com orgulho ou, ainda, Dicas de receitas veganas.  Eles estão priorizando a liberação de CLUBS para quem já fez 3 salas como moderador. Para fazer uma sala você não precisa ter um CLUB, ao entrar você já pode criar.

Assim, você poderá atrair pessoas que gostam do seu tema. Dei o exemplo do vegana, mas a linha de raciocínio vale para tudo: coach, agência de viagem, lojista, tudo.

Depois de fazer a solicitação, você precisa esperar a aprovação. Então, já pense em um título estratégico, escreva um texto objetivo e planeje em qual dia da semana e horário vai querer usar o club. Essas informações serão solicitadas quando você preencher a ficha de abertura de um club. Você pode e deve colocar o nome do Club em Português, mas quanto às informações, sugiro que traduza para o Inglês, pois será aprovado por pessoas da língua inglesa e isso irá facilitar o trabalho deles e amumentar sua chance de aprovação. Depois de aprovado, você coloca em português. Fato importante: o nome do Club não pode ser alterado, escolha com cuidado, pois, no momento, como disse antes, eles só estão librando um por pessoa, no máximo.

As rooms são as salas de bate-papo, estas podem ser criadas a qualquer momento por qualquer pessoa, é lá que acontecem as reuniões.

Na hora de criar uma room (sala de bate-papo) seja estratégico no nome dela, não queira falar do seu produto ou serviço e, sim, em como o seu produto pode ajudar a vida do outro a ficar melhor. Exemplo: uma psicóloga que trabalha a saúde mental não deve criar uma sala com este tema:

  • SAÚDE MENTAL. Este tema fica curto e não me diz nada
  • COMO TER SAÚDE MENTAL. Ainda não está bom, já me diz algo, mas nada muito interessante.
  • COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ TENDO UM ABALO NA SUA SAÚDE MENTAL. Aí já me diz mais e me gera mais interesse.
  • COMO NÃO DEIXAR A SUA SAÚDE METAL ROUBAR OS SEUS SONHOS – Uau!! Está mais forte
  • E nem todos os temas precisam necessariamente ter a palavra “saúde mental”, você pode usar temas fortes que fazem parte do guarda-chuva da saúde mental, como:  MEDITAÇÃO, FONTE PRIMORDIAL PARA UMA VIDA PRÓSPERA.

Acima dei exemplos rápidos para que possa adaptar ao seu caso e ter mais poder de atração.  Lembrando sempre que o mais importante não é o QUE você faz e, sim, POR QUE e depois COMO você faz.

Chame pessoas, agrupe, ajude, o foco aqui não é ego e nem monólogo, é o crescimento em comunidade, algo bi-direcional de múltiplas visões.  A rede, pelo o que entendi, é um espaço de ideias. Quando se fala em ideias, quanto mais e mais diversificadas, melhor, então abra sua agenda e já comece a fazer a sua lista de parceiros para que juntos você possam criar algo muito especial e, assim, poderem gerar uma explosão de ideias.

FUTURO

Futuro: ela veio para tomar o lugar desta ou daquela rede? Ao meu ver, não!  Para mim uma nova rede vem para ocupar um espaço que estava vazio, veio para atender a certas  necessidades de muitos usuários que ainda não estavam sendo atendidas. São movimentos naturais de inovação no mercado dos novos tempos, onde o comportamento do consumidor dita as regras e estabelece novas tendências.  Tem espaço para muitos canais de comunicação, quantas vezes foi levantada a bandeira de que com o tempo o rádio acabaria, não acabou e acredito que não vai acabar. O que aconteceu foi que ele teve que se renovar, atualizar as tendências e desejos do novo público.

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Tudo ainda é muito novo, ainda há falhas, o aprimoramento e as regras vão acontecendo e mudando pelo meio do caminho, é caminhando que se faz um caminho estratégico.

DICAS FINAIS

Teste, valide, observe, seja curiosa e humilde, por mais que alguém saiba um pouco mais sobre esta rede, estamos todos na condição de desbravadores e aprendizes. Ninguém lá é um sabe tudo, isso é muito legal porque gera uma postura de mais humildade nas pessoas.

E será que vai ser bom para meu negócio?  Creio que sim, para a maioria dos negócios, mas se com o andar da carruagem você achar que não está valendo a pena, é só sair. O segredo é não ter apego a nenhuma rede social e, sim, ser muito comprometida a espalhar conteúdo de valor por onde você for com muito amor. O que eu senti até agora é que esta rede nasceu para ser uma super corrente do bem. Pense que participar de algo novo, que está em construção, te dá a oportunidade de sair na frente e construir algo grandioso, de crescer rapidamente em um espaço que ainda não está saturado, é como sair do “oceano vermelho para navegar no oceano azul” e, nas atuais circunstâncias, e com o caminho que os negócios andam, ou “você é ponto com ou ponto fora”.

Vá com calma, primeiro aprenda antes de sair fazendo mil coisas para não ser punido por algo, muita calma nesta hora ou melhor muita ALMA nesta hora.

 Ah!  Já ia me esquecendo lá no Clubhouse eu estou como @silvanalages, me segue lá, vamos bater altos papos legais para que eu possa te ajudar a fazer a sua Marca Pessoal trabalhar para você.

Agora me diga, faz sentido para você? Posso pedir uma gentileza?  Vamos espalhar conteúdo de valor? Compartilhe este artigo com o maior número de pessoas, pois todos ainda estão muito perdidos e eu tenho certeza que este material vai ajudar muitas pessoas, se você tiver alguma dica extra vou amar receber a sua contribuição.

Silvana Lages – Coach de Marca Pessoal – Ajudo mulheres empreendedoras e autônomas a se tornarem mais requisitadas, desejadas e valorizadas pelo seu mercado, através da gestão estratégica da sua Marca Pessoal.

(31) 9 9136-7973  www.silvanalages.com.br

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