Amigo secreto: pequenos cuidados que fazem a diferença

Por Silvana Lages

O amigo secreto é uma tradição natalina que também é realizada nas empresas, com o objetivo de integrar os profissionais. Mas essa brincadeira pode ter um efeito negativo, caso não sejam tomados alguns cuidados especiais. Vamos, então, às dicas sobre o que fazer e o que não fazer em amigos secretos com colegas de trabalho.

amigo-secreto-cuidados-imagem-pessoal-1

Vai ter amigo secreto na sua empresa? Participe!

Sempre que os rumores de um amigo secreto de fim de ano começam a surgir nas empresas é comum que muita gente torça o nariz e diga que não vai participar. Porém, isso não é legal!

Se sua empresa promoveu a brincadeira, participe. Não banque o mal humorado, que não gosta porque acha chato ter que comprar presentes para quem nem conhece direito. É uma brincadeira que não vai fazer mal nenhum a você!

Topou participar? Muito cuidado para não fazer cara de desespero na hora do sorteio quando percebeu que tirou alguém que não gosta, e nem faça brincadeiras do tipo “nossa, tirei a pessoa mais chata da empresa, a mais difícil, o mais sistemático”, porque por mais que seja brincadeira na hora da revelação quem se lembrar do que você falou pode ficar ofendido.

Também não conte para seus amigos quem você tirou. Isso estraga a brincadeira. Muito menos troque de amigo secreto com outra pessoa, isso é péssimo para o ambiente da empresa – já pensou se um dia o seu primeiro amigo secreto descobre que você tirou ele e que preferiu trocar?

Siga o valor estabelecido

Esse é um erro clássico: gastar além da conta no presente e sentir-se decepcionado quando não recebe algo à altura do que investiu. É para evitar situações como essas que, geralmente, é estabelecido um valor padrão a ser gasto nos presentes. Dessa forma, as pessoas não se sentem injustiçadas, nem com a consciência pesada por ter dado algo de menor valor que aquilo que recebeu

E lembre-se, isso vale também se você tirou seu chefe como amigo secreto. Não tente impressionar comprando um presente muito acima do valor – além de não pegar bem, você pode ganhar o título de “puxa-saco”.

Ainda sobre o valor, não fique chateado se ganhar um presente de menor valor do que o que você deu. Amigo secreto não foi feito para mudar a vida de ninguém, e sim para promover a interação e a confraternização de uma forma diferente e gostosa.

Mas se a empresa não quer que ninguém se decepcione com o presente de amigo secreto uma boa opção é pedir que cada membro da equipe liste três sugestões de presentes que gostaria de ganhar. Essas sugestões devem estar dentro do valor estipulado, claro.

Por último, é importante lembrar que por ser uma brincadeira e por haver pessoas de diferentes níveis sociais dentro de uma empresa, é bom que o valor não seja muito elevado, para que do porteiro ao presidente todos possam participar!

Dê presentes personalizados

Você precisa conhecer o mínimo possível o seu amigo secreto para conseguir dar algo que o agrade. Caso não seja muito próximo da pessoa que pegou, essa é a oportunidade perfeita para conversar mais com ela e conhecê-la melhor. Você também pode, discretamente, perguntar sobre seu amigo secreto para pessoas próximas a ele. Ou ainda, quem sabe, dar uma olhadinha em seu perfil nas redes sociais.

O importante é dar um presente que esteja diretamente relacionado a ele. Dessa forma, ele vai sentir-se especial por saber que você se preocupou em procurar algo que ele iria gostar. Essa aproximação pode ser o início de uma grande parceria profissional. Ao contrário, se der um presente genérico – um chocolate para alguém que tem intolerância à lactose, por exemplo – vai ficar evidente que você não se importa nem um pouco com seus colegas de trabalho.

Cuidado com o discurso

Esse é um momento muito delicado. Afinal, você vai descrever a pessoa, e isso exige muita cautela. Todo cuidado é pouco! Procure falar suas impressões positivas – com certeza esse não é o momento de criticar ninguém. Além disso, pode até fazer algumas brincadeiras, desde que tenha certeza que isso não vai ofender seu amigo secreto e as pessoas presentes. Piadas racistas e homofóbicas estão fora de questão – como sempre, claro! Cuidado também com as características físicas que vai citar: falar se a pessoa é magra ou gorda, por exemplo, não é legal, pois pode causar constrangimento. Também não vale a pena exagerar nos elogios, tipo “a mais linda, a mais gata, etc.”. Lembre-se sempre que apesar de ser uma brincadeira, é uma brincadeira dentro da empresa em que você trabalha!

Seja educado ao receber o presente

Existem alguns grupos que optam por fazer listas de presentes, para que as pessoas tenham algumas ideias do que presentear. Porém, com listas ou não, há sempre o risco de você receber algo que não lhe agrade muito.

Nesse momento, nada de cara feia. Mantenha a postura e agradeça o presente, mesmo que não tenha gostado. Se não servir, verifique depois da festa a possibilidade de troca. Ah, e nem pense em comentar com outros colegas a sua insatisfação – isso pode gerar fofoca, o que não é nada bom para o ambiente e, muito menos, para sua imagem.

O que não dar de presente no amigo secreto corporativo?

  • Peças íntimas;
  • Objetos com apelo sexual;
  • Perfume ou itens com aromas fortes;
  • Roupas – principalmente se a pessoa for gordinha (errar no tamanho é terrível!);
  • Comidas (se você não tem certeza se a pessoa tem alergia a algum alimento); Presentes repassados ou com embalagens velhas;
  • Vale-presente (mostra que não se preocupou em encontrar algo);

Na dúvida, livros, porta-retratos, canetas e agendas são sempre boas opções. Procure conhecer bem seu amigo secreto – afinal, o objetivo da brincadeira é aproximar as pessoas. Agir com elegância, mesmo em momentos de descontração, irá destacá-lo como um bom profissional em qualquer tipo de ocasião.

Lembre-se que depois da festa tudo volta ao normal, e dependendo do seu comportamento sua imagem pode ser manchada.

Pense nisso.

Boas festas!

Silvana Lages

Se você gostaria de preparar sua equipe para manter uma imagem profissional em todos os momentos, pode contar com a apoio de minha consultoria por meio de cursos, palestras e treinamentos. Para saber mais, entre em contato: comercial@silvanalages.com.br | (31) 9136-7973

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post