A imagem do palestrante de sucesso

Por Silvana Lages 

Tenho ido a muitas palestras e estou assustada com a forma descuidada e displicente com que alguns palestrantes têm tratado sua Imagem Pessoal.

Não deveria assim!

Afinal, em uma palestra, os palestrantes são o centro das atenções, e precisam passar credibilidade, respeito e seriedade. Sabendo que muitos dos meus leitores estudam e se dedicam para um dia palestrarem sobre seus temas de conhecimento, e atendendo a pedidos de muitos que fizeram contato comigo, hoje vou falar sobre os cuidados que esses profissionais devem ter com o que vestem e com a maneira como se comportam.

Vamos lá?

Microphone

Ponto Focal

Em Consultoria de Imagem existe uma técnica chamada ponto focal. É uma forma que temos de chamar a atenção para um determinado ponto trazendo o foco do olhar para ele.

No caso dos palestrantes, o ponto focal precisa ser o rosto. Nesse sentido, tudo de mais atrativo e chamativo deve estar próximo ao seu rosto. Então, cuidado ao escolher os complementos para a sua roupa, pois um cinto mais extravagante ou um sapato muito colorido pode direcionar o olhar da plateia para pontos indesejados.

SONY DSC

Acessórios e complementos para enriquecer e diferenciar o visual são interessantes, mas é preciso tomar cuidado para não dispersar a plateia do que realmente interessa: o seu conteúdo. O seu traje deve ser bem pensado e bem cuidado, mas não pode chamar mais a atenção do que a sua própria palestra!

Dos pés à cabeça

Veja agora três cuidados essenciais que os palestrantes precisam ter com seu visual:

1. Cabelo

Nada pior que uma pessoa descabelada no palco. Ou ainda com a tintura por fazer ou com um corte inadequado – fazendo com que precise a todo momento estar ajustando os fios que caem sobre o rosto.

IMG_8234p

Dica: Tanto homens quanto mulheres precisam cuidar muito bem do cabelo. Procure um profissional competente na área, que faça um corte adequado a seu rosto e a seu tipo físico e que permita que você possa se movimentar durante a palestra sem ter que se preocupar com as madeixas rebeldes.

Recomendo muito a busca por um profissional de Visagismo. Ele poderá fazer uma consultoria e ajustar o seu corte de cabelo não somente ao formato do seu rosto, mas à sua personalidade e às mensagens que deseja transmitir.

2. Roupas

A roupa do palestrante precisa ser atual. Ou seja: nada de roupas velhas, modelos antigos, ultrapassdos, em mal estado de conservação e que não caem bem ao seu corpo. Não pode ser justa demais, nem larga demais. Não podemos fazer a linha “vestido a vácuo” nem “enrolado no lençol”.

Fique atento, também, para evitar roupas muito decotadas ou curtas. As mulheres, por exemplo, devem prestar atenção no tipo de palco, para saber se podem usar saias ou se irão ficar sem jeito para se movimentar. Além disso, se for ficar sentada no palco de frente para a plateia pense duas vezes antes de escolher uma saia.

Os homens devem ficar muito atentos à qualidade da roupa – principalmente do terno e do colarinho da camisa.

Se você é iniciante, capriche ainda mais. Somente profissionais como Roberto Shinyashiki têm autoridade para dispensar o terno e a gravata. Ele já está em um nível que permite usar blusa de malha e blazer sem prejudicar a Imagem. Muito pelo contrário, vestes mais despojadas dão a ele um ar de simplicidade, e fazem com que as pessoas fiquem ainda mais à vontade na sua presença.

No que diz respeito às cores, uma coisa que sempre funciona para mim é usar a cor principal da marca do cliente no meu traje como forma de prestar uma homenagem. É incrível como eles sempre percebem e ficam felizes.

A imagem abaixo ilustra esta ideia.

A imagem do palestrante de sucesso cnseg

 Mas nem sempre isto é possível.  Só use a cor do cliente se ela te favorecer, pois tem cores que nos deixam com a fisionomia abatida, o que não é legal para o palco.

É importante, também, utilizar um traje adequado ao clima. Para isso, pergunte aos organizadores do evento se o ambiente tem ar condicionado, pois às vezes um traje que parece adequado para o clima natural pode prejudicar sua performance no palco.

Aliás, também é importante destacar que por baixo do paletó/blazer é preciso vestir peças em bom estado, para que caso você precise tirar alguma das peças por calor continue elegante e transmitindo credibilidade.

Por último, leve uma roupa reserva para qualquer imprevisto e opte por peças que não amarrotem muito. Sua Imagem agradece!

3. Sapato

Você pode não acreditar, mas o sapato também faz a maior diferença para a transmissão de uma imagem de respeito. Já vi mulheres, por exemplo, usando sapatos de bico fino, com o bico muito gasto e aparente, fazendo o ponto focal virar o sapato velho. E é impressionante: a plateia não consegue tirar os olhos dele!

Ou então homens e mulheres com roupas neutras e sapatos chamativos. O que aconteceu? Durante toda a palestra todos só olhavam para os seus pés. Por isso é preciso cuidar com o ponto focal, como comentei no início do artigo.

TERESINA - PIAUI (15)

Dica: Não use sapatos velhos, mas também não use os totalmente novos, pois eles podem machucar seus pés no meio da palestra (e você pode começar a mancar e nem perceber, ou então sofrer de dor). Tenha sempre sapatos engraxados e limpos. Para as mulheres, a melhor opção é o salto mais grosso: eles dão mais estabilidade e são menos sensuais.

Além disso, é uma boa ideia testar o palco antes da palestra. Assim você sabe se tem algum lugar que deve evitar pisar. Você não vai querer que seu sapato fique preso a alguma fresta do palco ou que tropece em uma irregularidade durante apresentação, não é mesmo?

Como você pode ver, são muitos detalhes que fazem toda a diferença para que seu público leve a sério o que você está dizendo. E olha que só falei de alguns pontos, hein? Se fosse explorar tudo que é importante teríamos assunto para uma leitura de oito horas.

SILVANA_ESTUDIO-59Esse cuidado com a Imagem Pessoal é uma obrigação do palestrante. Isso mostra o respeito, a valorização pelas pessoas que estão ali assistindo, que pagaram para ver e ouvir o que você tem a dizer.

Cuide de sua Imagem de Palestrante de Sucesso e tenha cada vez mais Sucesso!

Silvana Lages

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Deixe um comentário

Comentar post