5 dicas para fazer um bom networking

Por Silvana Lages

5-dicas-para-fazer-um-bom-networking-Se “quem tem boca vai a Roma”, quem tem bons contatos vai a qualquer lugar. E para ter bons contatos é preciso passar uma imagem coerente a seus objetivos e ter ótima comunicação.

Alguns têm esse talento natural, conversam de forma espontânea e criam uma ótima impressão por onde passam. Mas nem todo mundo é assim…

Se você é daquelas pessoas que sempre ficam perdidas nas rodinhas de conversa e nunca sabe direito como agir, estas dicas vão ajudá-lo a fazer networking de forma efetiva e, assim, ter sucesso com seus contatos. Acompanhe.

1. Busque a atenção de um, não de todo mundo – Fazer networking não é se autopromover para cada pessoa que você encontrar. Pense em seus objetivos e identifique quem seria a pessoa ideal para contribuir de alguma forma para você nesse momento, e dê atenção a ela. Porém, você não pode pensar somente em você: analise o que você tem a oferecer ao seu interlocutor também, e não somente no que ele vai te ajudar. Essa é a melhor forma de fazer networking.

2. Ofereça ajuda – Não se subestime. Mesmo que esteja na presença de profissionais mais experientes, você poderá ser útil para eles. Sempre que tiver oportunidade de contribuir de alguma forma, faça. Seja humilde e ofereça-se para ajudar no que você puder. Pode ser uma ligação para um conhecido seu na área em que a outra pessoa atua, ou mesmo o envio de um artigo para alguém importante para a outra pessoa. Essa é uma forma de se fazer presente e ser lembrado.

3. Importe-se com que os outros pensam – Ter uma atitude autocentrada e afirmar que não vai mudar porque “eu sou assim”, ou “esse é meu jeito” não vai ajudar você a conquistar a simpatia das pessoas. Para fazer networking você precisa se preocupar com a imagem que está passando. Isso não quer dizer que você precisa mudar sua essência, sua personalidade. Porém, algumas pequenas mudanças talvez precisem ser feitas. Para isso, preste atenção em si mesmo e pergunte a amigos mais próximos que fatores como costumes verbais ou hábitos e gestos você tem habitualmente e podem não ser tão profissionais. Estralar os dedos a todo momento e vícios de linguagem como o “tipo assim” ou “tipo” intercalado a cada frase, por exemplo, são coisas que podem incomodar outras pessoas e atrapalhar seu networking.

4. Demonstre sua apreciação – Você não precisa ser um bajulador para ser simpático. Ninguém gosta daquele puxa-saco que elogia de maneira artificial, mas todos gostam das pessoas que demonstram ser sinceramente gratas pelo seu tempo, conselho, indicação ou crítica construtiva. Você vai ganhar pontos, por exemplo, ao se preocupar em escrever um e-mail gentil de agradecimento, mostrando de maneira educada de que forma a ajuda de alguém lhe foi útil. Ser atencioso e agradecido é uma forma elegante de ficar marcado.

5. Ouça com real interesse – Essa última dica é o conselho de ouro no networking. Não existe melhor maneira de causar uma boa impressão do que ouvindo atentamente. Prestando efetivamente atenção no que o outro está dizendo você poderá entender o que ele está colocando e, se não, fazer perguntas coerente e inteligentes.

Não importa se a outra pessoa é alguém que acabou de conhecer ou um contato antigo seu. Ouvir atentamente é demonstrar respeito pelo próximo. Da mesma forma, você precisa esperar o seu momento certo de falar. Tente não interromper e demonstre que realmente se importa com o que a outra pessoa está falando.

Seguindo essas dicas você não vai apenas fazer mais contatos, vai fazer os contatos certos, causará boa impressão e ficará marcado positivamente na memória das pessoas.

Bom networking e ótimos negócios.

Silvana Lages.

Quer que os colaboradores da sua empresa saibam mais sobre Imagem Pessoal e, assim, estejam melhor preparados para lidar com clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo uns com os outros? Entre em contato conosco pelo telefone (31) 9136-7973 e saiba como Silvana Lages pode ajudar.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Uma resposta para "5 dicas para fazer um bom networking"
  • 26 de novembro de 2013
    Ana Lucia Menezes

    Adorei as dicas. São bem úteis mesmo. Valeu!

    (responder)
Deixe um comentário

Comentar post